Sarampo pode causar perda auditiva, aponta especialista

Sarampo-1

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, altamente contagiosa que afeta principalmente as crianças e pode causar complicações como perda auditiva. Segundo o Center for Disease Control and Prevention (CDC) dos Estados Unidos cerca de 30% de todos os indivíduos afetados por sarampo, sofrem frequentemente de infecções auditivas e/ou de pneumonia e as consequências podem ser, em alguns casos, perda auditiva permanente.

“Os problemas auditivos advindos do sarampo ocorrem devido a encefalite, enfermidade que causa inchaço no cérebro, com isso os nervos ficam prejudicados causando a surdez”, explica a fonoaudióloga Guilhermina Gomes.

Diante disso a médica afirma ainda que ao ser diagnostico com sarampo o paciente ou o responsável devem procurar um especialista para realizar o acompanhamento necessário e realizar todas as etapas do tratamento a fim de diminuir as chances de sequelas.

O Sarampo
O sarampo é transmitido pela fala, tosse e espirro, e extremamente contagiosa e pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. As complicações do sarampo podem deixar sequelas, tais como: diminuição da capacidade mental, cegueira, surdez e retardo do crescimento. O agravamento da doença pode levar à morte de crianças e adultos.

Em 2016, o Brasil recebeu da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) o certificado de eliminação da circulação do vírus do sarampo. Atualmente, o país enfrenta dois surtos de sarampo, em Roraima e Amazonas. Além disso, alguns casos isolados e relacionados à importação foram identificados em São Paulo, Rio Grande do Sul, Rondônia e Rio de Janeiro.

A vacinação é a única maneira de prevenir a doença. O esquema vacinal vigente é de duas doses de vacina com componente sarampo para pessoas de 12 meses até 29 anos de idade, sendo uma dose da vacina tríplice viral aos 12 meses de idade e uma dose da vacina tetra viral aos 15 meses de idade, até 29 anos o indivíduo deverá ter duas doses. Uma dose da vacina tríplice viral também está indicada para pessoas de 30 a 49 anos de idade.



Outras Notícias


Entenda as principais mudanças da MP da Liberdade Econômica

Assunção de Nossa Senhora

Campanha vai coletar pilhas e baterias de celular usadas

Homens inférteis também podem ter filhos. Saiba como!

Polícia Militar apreende drogas, recupera motocicleta e detém homem com mandado de prisão em Cachoeiro

Ministério confirma 1.226 casos de sarampo no Brasil

Manifestantes se concentram em frente ao teatro da Ufes para ato público contra cortes na educação

Inteligência Artificial vai ajudar Governo a combater fraudes no Detran

Prefeitura consegue que Justiça reautorize Festa de Alegre

Incaper receberá um milhão de investimentos em infraestrutura até 2023

Espírito Santo confirma primeiro caso de sarampo em Cariacica

Santos Ponciano e Hipólito

Cachoeiro-ES terá recadastramento biométrico neste mês

Obesidade avança e mata 4 milhões de pessoas no mundo, diz relatório da ONU

Saque do FGTS começa em setembro para poupadores da Caixa; veja calendário

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.