Setembro Dourado alerta para sinais e sintomas do câncer em crianças e adolescentes

Setembro-dourado

Você sabia que, em 2019, cerca de 12.500 novos casos de câncer infanto-juvenil deverão ser registrados no Brasil? É o que aponta a estimativa do Instituto Nacional de Câncer (INCA).

No Espírito Santo, serão 230 novos casos. No país, assim como em países desenvolvidos, o câncer já representa a primeira causa de morte por doença na faixa etária entre 1 e 19 anos.

No Espírito Santo, a Associação Capixaba Contra o Câncer Infantil (Acacci) estimula o debate proporcionado pelo Setembro Dourado como forma de alertar pais e responsáveis para ficarem atentos aos primeiros sinais e sintomas da doença. Na tarde desta sexta-feira (6), a instituição fará a abertura oficial da campanha.

O lançamento será a partir das 14h, na sede da Acacci, em Jardim Camburi, com apresentação do coral do Secri e a presença do personagem Batman, que vai interagir com as crianças.

Cristiano Zanetta é o empresário que passou a dar vida à figura do Batman em hospitais que realizam tratamento de crianças com câncer, levando mensagens de coragem, força e motivação. Ele é reconhecido como Batman do Brasil no mundo.

Segundo o empresário, a evolução e a melhora no quadro dos pequenos pacientes foram comprovadas por psicólogos e médicos das instituições que recebem as visitas. “Trabalho com projeto social do Batman há 13 anos. Tenho o objetivo de trabalhar com pessoas com depressão e pensam em desistir ou já desistiram do tratamento. Compartilho algumas técnicas, como a própria ciência do Batman, que trabalha o medo, a dor e a raiva. Compartilho um propósito de vida com os pacientes e a partir disso, tento mostrar para eles o impulso necessário para atingir seus sonhos e objetivos para vencer a doença”, destacou.

De acordo com a oncologista pediátrica Gláucia Perini Zouain-Figueiredo, os sinais do câncer na infância muitas vezes são imprecisos e os pais devem estar sempre alertas. “Se houver qualquer anormalidade, a criança ou o adolescente deve ser avaliado pelo médico. Vale lembrar que em uma primeira consulta pode não ser levantada a suspeita de câncer, já que se trata de doença pouco frequente, com sinais ou sintomas relacionados a doenças comuns na infância. Caso os sintomas persistam, a criança ou o adolescente deve retornar ao médico. Com o diagnóstico precoce, as chances de cura são maiores que 80%”.

Ela alerta ainda que é importante lembrar que os sinais e sintomas costumam vir associados e são progressivos e o diagnóstico deve ser feito pelo médico. Existem diversas manifestações que se constituem em sinais e sintomas de alerta. Confira abaixo alguns deles e fique atento.

Principais sinais e sintomas:

– Palidez progressiva;

– Sangramentos ou manchas roxas sem relação com traumas;

– Febre prolongada, sem causa definida;

– Vômitos e dores de cabeça persistentes, principalmente pela manhã.

– Alteração da marcha ou da visão ou diminuição da força em pernas ou braços

– Caroços em qualquer lugar do corpo;

– Ínguas que não resolvem;

– Dores no corpo que não passam e atrapalham as atividades das crianças;

– Brilho branco nos olhos quando a criança sai em fotografia com flash.

Acacci

A Associação Capixaba Contra o Câncer Infantil (Acacci) é uma Organização da Sociedade Civil (OSC), criada em 15 de março de 1988 e tem como objetivo oferecer a crianças e adolescentes com câncer condições dignas de assistência e tratamento, prestando diversos serviços oferecem aos assistidos suportes nas dimensões psicossocial, integrativa e complementar.

A Instituição possui o Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social na Área de Saúde (CEBAS) e é também certificada pela ISO 90001, norma que especifica requisitos para o Sistema de Gestão da Qualidade. Em 2018, a Acacci foi premiada com o Troféu Atitude de Ouro, na categoria Voluntariado, do Instituto Ronald Mcdonald (IRM). Saiba mais sobre a Acacci em: https://acacci.org.br/.

Serviço

Abertura da Campanha Setembro Dourado – Acacci

Data: Sexta-feira (6/9)

Horário: A partir das 14h

Local: Acacci

Endereço: Rua Domingos Póvoa Lemos, 297 – Jardim Camburi, Vitória – ES

Confira a programação

14h – Acolhimento/Brincadeiras infanotojuvenil

14h – Batman (interação com o público)

15h – Coral do Secri

15h30 – Lanche

16h – Apresentação da campanha com representantes da ACACCI

16h30 – Encerramento com o laço dourado



Outras Notícias


Setembro Dourado alerta para sinais e sintomas do câncer em crianças e adolescentes

Estudos mostram que oxigênio em excesso matou seres vivos na Terra

Caixa divulga calendário de saques do FGTS

Ministério da Saúde tira dúvidas sobre transmissão do sarampo

MP garante pensão a crianças nascidas com microcefalia ligada ao zika

Corte de bolsas pode afetar núcleos da Ufes que atendem a comunidade

População carcerária cresceu 45% nos últimos cinco anos no Espírito Santo

Prefeito de Itapemirim tem bens bloqueados na Justiça por contratação de bufê

Santa Teresa de Calcutá

Incêndio em área da Suzano se alastra até Terra Indígena

Ufes projeta um déficit mensal de R$ 2,8 milhões em seu orçamento após cortes

Espírito Santo vai realizar ato em defesa da Amazônia nesta sexta (23)

Nossa Senhora Rainha

Entenda as principais mudanças da MP da Liberdade Econômica

Assunção de Nossa Senhora

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.