Receita: CPF de plástico não é mais emitido a partir desta segunda-feira

Cpf280

A Receita Federal passa a não mais emitir o cartão de plástico do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) a partir desta segunda-feira, como medida do projeto de modernização do sistema de emissão do documento. Desde o segundo semestre do último ano, o contribuinte recebia o número do documento nas agências do Banco do Brasil, dos Correios e da Caixa Econômica Federal.

Com a nova tecnologia, o CPF passa a ter emissão instantânea. A modalidade substituiu o cartão magnético, que leva uma semana para chegar à casa do contribuinte. Quem comparecer às agências recebe o número do CPF impresso em papel térmico, aqueles usados em extratos bancários.

Com o número do CPF, a pessoa deve acessar o site da Receita e imprimir o comprovante que atesta a autenticidade do documento. O valor do serviço continua R$ 5,70. O comprovante tem o mesmo valor do cartão magnético para assegurar a validade do CPF, segundo a Receita. De acordo com o Fisco, as instituições financeiras, comerciantes e até órgãos oficiais ainda exigem o cartão como garantia de autenticidade do documento, mas essa exigência é ilegal.

Ainda é estudado a possibilidade da emissão do CPF ser feita diretamente pela internet, descartando a necessidade de ir aos postos conveniados. Contudo, os técnicos da Receita ainda não sabem quando este serviço estará à disposição da população, por questões de segurança, já que o Fisco ainda não desenvolveu um sistema que comprove que quem requisita o documento é o próprio contribuinte.

No site da Receita Federal, apenas a impressão de comprovantes e a verificação da regularidade são os serviços oferecidos relacionados ao CPF. A alteração de dados e emissão de segunda via também estão disponíveis, no entanto, elas são realizadas através do Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC), qu



Publicidade


Outras Notícias


Novas suspeitas de obras superfaturadas em Presidente Kennedy

Santos Rodrigo e Salomão - Sacerdotes mártires

Veículo com marcas de tiros é encontrado abandonado em bairro de Cachoeiro

Soldados do Exército chegam à Cachoeiro e já atuam em pontos estratégicos

Sesa atualiza dados de febre amarela

ProUni: estudantes capixabas ganham mais prazo para apresentar documentos

Fespes vai denunciar Estado Brasileiro a entidades internacionais de direitos humanos pelo caos no ES

Procurador-geral da República vem ao Estado para dar aval à 'reforma da PM'

Governo abre processo contra 703 militares envolvidos em ‘revolta armada’

Famílias de militares seguem irredutíveis na porta dos batalhões

Nossa Senhora de Lourdes

São Miguel Febres - Padroeiro dos pedagogos

Atenção! Excesso de peso na mochila pode prejudicar saúde das crianças

Peritos aceleram liberação de cadáveres para receber mais corpos no DML

ARENA VERÃO 2017 COMEÇA NESTE FINAL DE SEMANA EM MARATAÍZES

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.