Receita: CPF de plástico não é mais emitido a partir desta segunda-feira

Cpf280

A Receita Federal passa a não mais emitir o cartão de plástico do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) a partir desta segunda-feira, como medida do projeto de modernização do sistema de emissão do documento. Desde o segundo semestre do último ano, o contribuinte recebia o número do documento nas agências do Banco do Brasil, dos Correios e da Caixa Econômica Federal.

Com a nova tecnologia, o CPF passa a ter emissão instantânea. A modalidade substituiu o cartão magnético, que leva uma semana para chegar à casa do contribuinte. Quem comparecer às agências recebe o número do CPF impresso em papel térmico, aqueles usados em extratos bancários.

Com o número do CPF, a pessoa deve acessar o site da Receita e imprimir o comprovante que atesta a autenticidade do documento. O valor do serviço continua R$ 5,70. O comprovante tem o mesmo valor do cartão magnético para assegurar a validade do CPF, segundo a Receita. De acordo com o Fisco, as instituições financeiras, comerciantes e até órgãos oficiais ainda exigem o cartão como garantia de autenticidade do documento, mas essa exigência é ilegal.

Ainda é estudado a possibilidade da emissão do CPF ser feita diretamente pela internet, descartando a necessidade de ir aos postos conveniados. Contudo, os técnicos da Receita ainda não sabem quando este serviço estará à disposição da população, por questões de segurança, já que o Fisco ainda não desenvolveu um sistema que comprove que quem requisita o documento é o próprio contribuinte.

No site da Receita Federal, apenas a impressão de comprovantes e a verificação da regularidade são os serviços oferecidos relacionados ao CPF. A alteração de dados e emissão de segunda via também estão disponíveis, no entanto, elas são realizadas através do Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC), qu



Publicidade


Outras Notícias


Cachoeiro se prepara para receber mais uma edição da Stone Fair

Bienal Rubem Braga terá encontro nacional de literatura fantástica

Dia D de vacinação contra gripe em Cachoeiro é no sábado (12)

Inscrições no Enem já começaram

Inscrições para o Enem passam de 200 mil em uma hora e meia

São Pedro de Tarantásia, foi um homem pacificador

Diocese de Cachoeiro adota medidas para evitar contágio de gripes

Santa Casa lança campanha para incentivar mulheres a doar sangue

Estudantes são assaltadas na porta de faculdade em Cachoeiro

Homem é morto durante tentativa de assalto em Cachoeiro

Nasceu; e agora? Psicólogos explicam como lidar com a depressão pós-parto

Atenção, motoristas! IPVA de veículos com finais de placas de 6 a 0 começa a vencer

Prorrogado para 10 de maio prazo para renovar contratos do Fies

Campanha de vacinação em todo o país vai até 01 de junho

Conta de luz: Em maio bandeira tarifária mais cara

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.