Incentivo anti-tabagismo em Cachoeiro

Tabaco

Os participantes do programa municipal de controle do tabagismo de Cachoeiro de Itapemirim terão mais um incentivo para parar de fumar e, também, controlar os gastos com o cigarro. Além de receberem tratamento especializado gratuito para deixar o tabaco, eles vão ganhar pequenos cofres feitos com material reaproveitado, onde devem depositar o dinheiro que gastam para sustentar o hábito nada saudável.

A entrega dos cofres será feita nesta terça-feira (27), às 14h30, no auditório do Centro Municipal de Saúde “Bolívar de Abreu”, no bairro Santo Antônio.

A inciativa tem como objetivo mostrar aos fumantes quanto gastam para comprar cigarros e manter um vício que não garante benefício algum. “São quantias significativas que poderiam ser gastas com necessidades essenciais do fumante e de sua família, tais como educação, alimentação, moradia, vestuário e lazer”, explica a coordenadora do programa, Horminda Gonçalves Neta.

O projeto também é uma ação de responsabilidade socioambiental. É que os cofrinhos foram feitos com as caixas dos medicamentos que são fornecidos pelo programa e usados no tratamento dos próprios participantes. O material é confeccionado pelos pacientes do Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (Caps–AD), inaugurado em janeiro.

“Além do reaproveitamento das caixas, temos o envolvimento de pessoas assistidas pelo Caps – AD, que confeccionam os cofrinhos nas oficinas de artesanato de que participam na unidade. Essa atividade faz parte do processo de recuperação dos usuários de álcool e drogas. Contamos também com o apoio de outros parceiros”, destaca Horminda Gonçalves.

Tratamento para fumantes é oferecido em 25 locais
O programa de controle do tabagismo de Cachoeiro é oferecido nas 22 unidades de saúde do município que contam com equipes de Estratégia de Saúde da Família, no Centro de Saúde “Bolívar de Abreu”, no Hospital Evangélico e no Caps – AD. Nesta terça (27), a entrega dos cofrinhos antitabagismo será feita somente aos participantes do Centro de Saúde. A distribuição para as demais unidades será feita ao longo desta semana.

Fonte: Prefeitura Municipal de Cachoeiro



Outras Notícias


Adolescente desaparecida em Castelo

Prefeito de Venda Nova nega irregularidade

Fundo Rural tem R$ 639 mil para investir no desenvolvimento

Atendimento municipal a portadores de deficiência auditiva é referência

Homem é preso e arma e munições são apreendidas na região serrana

Restaurantes apresentam pratos do Giro Gastronômico

Tratamento de infertilidade pelo SUS chega a Cachoeiro

Cachoeiro Stone Fair vai aquecer economia local

Drogas, armas e munições são apreendidas em Cachoeiro

Cursos de qualificação gratuitos têm vagas abertas

Aluno é detido em porta de escola em Venda Nova

Pedra Azul Gourmet vai movimentar Domingos Martins em setembro

Caminhoneiro morre carbonizado em grave acidente

Acidente na BR-101 deixa uma vítima fatal

Jovem é assassinado no bairro Zumbi

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.