Lula recebe visita de Ronaldo no Sírio-Libanês

Lula e ronaldinho

Depois dos cinco meses em que se submeteu ao tratamento contra o tumor na laringe, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu fazer mais sessões de fonoaudiologia para recuperar e, principalmente, potencializar sua voz original. O objetivo é fazer com que a voz fique mais clara, resistente e forte para a agenda eleitoral que o ex-presidente pretende cumprir neste ano. Nesta quinta, após mais uma sessão de fono no Hospital Sírio-Libanês, Lula recebeu por meia hora o ex-jogador Ronaldo Nazário

Lula tem feito sessões de fonoaudiologia desde janeiro, quando deu início às 33 sessões de radioterapia. Devido aos efeitos colaterais tratamento radioterápico, o ex-presidente ficou com a voz rouca, teve inflamação na garganta, desenvolveu mucosite (inflamação na mucosa) e passou a ter dificuldades de deglutição e salivação. A deglutição, segundo sua assessoria, melhorou desde a semana passada, e a expectativa dos médicos é de que em dois ou três meses ele não tenha mais problemas de salivação.

De acordo com a assessoria do Instituto Lula, a voz do ex-presidente ainda não está 100% recuperada. Apesar de estar mais nítida e próxima do que era sua voz antes do tratamento quimio e radioterápico, Lula ainda não consegue manter o tom de voz em diálogos prolongados. Após algum tempo falando, a voz volta a ficar rouca e falha, o que é considerado uma sequela temporária do tratamento.
O ex-presidente nunca havia se submetido aos exercícios de fonoaudiologia antes e gostou da possibilidade de voltar aos palanques com a voz “ainda melhor do que antes”. Como a radioterapia não deixou sequelas nas cordas vocais, o ex-presidente decidiu, em conjunto com as duas fonoaudiólogas do hospital, que manterá por tempo indeterminado as sessões diárias de 30 minutos.

Lula decidiu não viajar no feriado de Páscoa e permanecerá em seu apartamento em São Bernardo do Campo, no ABC paulista. No próximo sábado (7), a família vai comemorar o aniversário da ex-primeira-dama Marisa Letícia, que completará 62 anos.

No dia 14 deste mês, Lula fará sua primeira aparição pública, desde que recebeu a notícia de remissão completa do tumor na laringe, em inauguração de um Centro Educacional Unificado (CEU), em São Bernardo do Campo. Lula atende a um pedido especial do prefeito Luiz Marinho e estará na inauguração junto com estrelas da legenda, incluindo a senadora Marta Suplicy e o ministro da Educação, Aloizio Mercadan



Publicidade


Outras Notícias


PREFEITURA DE CACHOEIRO E SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE AMPLIA EXAMES

Caminhoneiro sofre sequestro-relâmpago e tem caminhão roubado em Cachoeiro

Motorista morre afogado em Itapemirim

Jovem de 15 anos morre após perder o controle de motocicleta na curva de Boa Vista, em Marataízes.

Público não comparece ao Carnaval de Cachoeiro

São Martiniano - O jovem eremita

Caminhão e carro batem de frente e duas pessoas morrem na BR 101 em Atílio Vivácqua

Campanha coleta mais de 40 toneladas de lixo eletrônico em Cachoeiro

Novas suspeitas de obras superfaturadas em Presidente Kennedy

Santos Rodrigo e Salomão - Sacerdotes mártires

Veículo com marcas de tiros é encontrado abandonado em bairro de Cachoeiro

Soldados do Exército chegam à Cachoeiro e já atuam em pontos estratégicos

Sesa atualiza dados de febre amarela

ProUni: estudantes capixabas ganham mais prazo para apresentar documentos

Fespes vai denunciar Estado Brasileiro a entidades internacionais de direitos humanos pelo caos no ES

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.