Internada há 36 anos em UTI lança livro de memórias escrito com a boca

Livro

Faz 36 anos que Eliana Zagui vive deitada num leito de UTI do Instituto de Ortopedia do Hospital das Clínicas de São Paulo. Vítima de paralisia infantil aos dois anos, ela perdeu os movimentos do pescoço para baixo. Respira com ajuda de equipamentos.

Na cama, a menina se formou no ensino médio, aprendeu inglês, italiano, fez curso de história da arte e tornou-se pintora. Tudo isso usando a boca para escrever, pintar e digitar. Hoje, lança (só para convidados) seu primeiro livro: “Pulmão de Aço – uma vida no maior hospital do Brasil” (Belaletra Editora).

Pulmão de aço é o nome de uma máquina, inventada na década de 1920, parecida com um forno. As pessoas com insuficiência respiratória eram colocadas dentro dela, com a cabeça de fora.

Eliana ficou cinco dias lá dentro, mas não funcionou. A pólio havia paralisado completamente o diafragma e a deglutição. Ela teve, então, que ser conectada para sempre a um respirador artificial. Só consegue ficar poucas horas longe do aparelho.

Marisa Cauduro/Folhapress

Eliana Zagui,38, é vítima de paralisia infantil e desde de um ano e meio mora no Hospital das Clinicas
Entre 1955 e o final da década de 70, 5.789 crianças vítimas da pólio foram internadas no HC. Sete delas, atingidas com mais severidade, ficavam lado a lado na UTI. “Nós nos apegávamos um ao outro, como numa grande família. Era a única maneira de suportar aquilo tudo”, lembra Eliana.

Da turminha, só sobreviveram ela e Paulo Machado, 43, que divide o quarto com a amiga e cuja história de vida também aparece no livro. “A Eliana é minha irmã, a minha família. Tem temperamento forte. Quando vejo que ela está brava, coloco os fones de ouvido e fico na minha”, diz.

Eles poderiam viver com suas famílias, com o apoio do hospital. Mas nunca houve interesse por parte delas. Os parentes raramente os visitam. “Não me magoo mais. Já sofri muito e hoje aprendi que cada um é cada um.”

Eliana e Paulo passam a maior parte do tempo na internet. Ela gosta de sites de relacionamentos, de pintura e artesanato. Paulo é aficionado por cinema. Está envolvido na produção de uma animação cuja protagonista é Teca, o apelido carinhoso pelo qual chama Eliana. E, para ela, o amigo é o Teco.

Quando é necessário, ele faz as vezes de irmão mais velho. “Dias atrás, eu me irritei no Face [Facebook] e postei uma mensagem malcriada. O Paulo viu e me chamou a atenção”, conta Eliana, que chegou a ter 3.000 amigos virtuais. “Fiz uma limpa no final do ano e só deixei uns cem. Agora tenho uns 300, mas preciso limpar de novo.”

A saudade dos amigos reais, os quais viu morrer um a um, é o que mais a entristece. “Foram momentos tão bons. Mas não voltam mais.”

No livro, ela relata que flertou com o suicídio. “Avaliava as possibilidades: arrancar a cânula da traqueia com a boca, cortar ou furar o pescoço.” E encerra com humor. “Descobrimos que até para morrer antes da hora precisamos da ajuda de alguém.”

Eliana diz que, volta e meia, essas ideias ainda a visitam, mas que hoje tenta aliviar suas angústias nas sessões semanais de análise.
fonte:folhasp

Mais imagems

Livro2

AGNALDO DA SILVA ANDRADE ( ASA ) - Postado mais de 5 anos atrás
DEUS É TUDO !!! O ALFA & O ÔMEGA!! O seu exemplo de vida nos mostra o quanto somos pequenos quando reclamamos de problemas de falta de dinheiro, trânsito, mal Humor das outras pessoas, falta de paciência com os filhos, irmãos, pai & mãe. Agradeço a DEUS pela suas vidas e por ele ter concedido todos estes anos a vocês para que podessem servir de exemplo para toda a Humanidade que caminha de forma desordenada e egoísta. Em especial agradeço a DEUS por ter me concedido a honra de acompanhar esta reportagem e saber que existem mais pessoas como eu que ainda acredita na força do amor e na capacidade de enfrentar todos os problemas de forma simples e com o coração cheio de luz para poder gritar que o AMOR é a única coisa que realmente vale a pena nesta vida. Eu vejo DEUS agindo através de pessoas como vocês e mudando a vida e o comportamento de diversas pessoas através de suas superações e monstrando que não existe limites para o homem que possui a capacidade de sonhar e a determinação de um dia alcançar!!! Obrigado por escrever este livro, inclusive irei compra-lo para que possa ler e emprestar para outras pessoas que não acreditam em si mesma e em DEUS para que possam superar suas dificuldades e limites através de seu exemplo. Enfim, obrigado por você existir, Abraços a teca & teco que Jesus Cristo Ilumine a suas vidas!!! Beijos & Abraços!! ASA

Hellen Cristina de Oliveira - Postado mais de 5 anos atrás
Exemplo de vida de superação como esse é que nós faz ver como somos ingratos com a nossa realidade de vida , onde temos e podemos tudo !São anjos assim enviados por DEUS , para que possamos ver o quanto somos abençõados ! Ha vcê toda a minha admiração , o meu respeito eo meu muito obrigada !


Publicidade


Outras Notícias


Espírito Santo enfrenta desafio de vencer transmissão vertical do HIV, da hepatite B e da sífilis

Leptospirose é doença grave e transmitida por água contaminada de enchentes

Publicado decreto que autoriza uso do FGTS para compra de próteses

Saiba mais sobre as vacinas contra a gripe disponíveis no Brasil

Santo Apolônio, seu amor a Deus foi concreto

Inscrições para Cachoeirense Ausente de 2018 abrem nesta sexta (23)

Desfile e mostra cultural festejam emancipação de Cachoeiro

“A defesa da água é a defesa da vida”, afirma Papa

São Zacarias, Papa

Mais de cinco mil assinaturas reivindicam asfalto em comunidades de Alegre

São Nicolau de Flue, eremita

Prefeitura de Cachoeiro tenta disciplinar trânsito em cruzamento

Pai é preso suspeito de estuprar a filha de 11 anos em Marataízes

PM encontra pé de maconha dentro de casa em Cachoeiro

Torta Capixaba Orgulho da Nossa Gastronomia

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.