Castelo tem expectativa de 70 mil turistas

Corpus christi

O município de Castelo, localizado ao Sul do Espírito Santo, se prepara para mais uma vez realizar a tradicional festa de Corpus Christi, a ser realizada no dia 07 de junho. Toda população se envolve com a execução da festa, mas cerca de 3.000 voluntários, moradores da cidade, desde crianças até idosos, estão envolvidos diretamente na confecção dos quadros e passadeiras que são verdadeiras obras de arte. Este ano, além da população local, a expectativa é que aproximadamente 70 mil turistas capixabas e de outros Estados participem desta festa, considerada o maior evento religioso do Sul do Estado e o mais belo do Espírito Santo.

O famoso tapete de Corpus Christi passa pelas principais ruas do Centro da cidade. Será 1,5 km de muita beleza e criatividade. A confecção tem início um dia antes (na quarta-feira) à noite e se estende durante a madrugada até a finalização dos trabalhos. São utilizados materiais como pedras, borra de café, palha de arroz, tampinhas de garrafa, cds e materiais recicláveis para dar forma aos tapetes que encantam turistas e moradores da cidade.
Sobre a festa
A festa de Corpus Christi é uma celebração litúrgica da Igreja Católica, que acontece todos os anos na quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade. Seu objetivo é celebrar a presença real e substancial de Cristo nas espécies de Pão e de Vinho consagrados na celebração Eucarística. Neste dia a comunidade sai em procissão pelas ruas com a Hóstia Consagrada. O próprio Jesus disse no Evangelho de João, capítulo VI, que Ele é o Pão vivo que desceu do céu. A expressão Corpus Christi é latina e significa ‘Corpo de Cristo’. A origem desta festa remonta ao século XIII e foi instituída pelo Papa Urbano IV, em 1264.
Em Castelo, a festa surgiu de modo muito singelo com a irmã Zuleide, da Companhia das Filhas da Caridade, que teve a ideia de confeccionar um pequeno tapete em frente à Capela de Nossa Senhora das Graças, na Santa Casa. A partir daí, a festa foi crescendo e adquirindo projeção nacional por causa da beleza dos tapetes e das passadeiras que são artisticamente confeccionados com diversos materiais. É a fé que se torna arte a partir da união das pessoas que querem homenagear Jesus, o Pão da Vida, que passa pelo artístico tapete.
Programação:
Dia 06 de junho (quarta-feira):
17 horas – Missa de Envio dos trabalhos
18 horas – Início da confecção dos tapetes
19 horas – Abertura da Praça de Alimentação e feiras
19h30 – Apresentações culturais na Praça Três Irmãos

Dia 07 de junho (quinta-feira):
07 horas – Missa da Família
09 horas – Missa da Infância e Adolescência Missionária
10h30 – Missa dos Jovens
12 horas – Missa das Comunidades
16 horas – Missa Campal
17h30 – Procissão
18h30 – Encerramento



Outras Notícias


Adolescente desaparecida em Castelo

Prefeito de Venda Nova nega irregularidade

Fundo Rural tem R$ 639 mil para investir no desenvolvimento

Atendimento municipal a portadores de deficiência auditiva é referência

Homem é preso e arma e munições são apreendidas na região serrana

Restaurantes apresentam pratos do Giro Gastronômico

Tratamento de infertilidade pelo SUS chega a Cachoeiro

Cachoeiro Stone Fair vai aquecer economia local

Drogas, armas e munições são apreendidas em Cachoeiro

Cursos de qualificação gratuitos têm vagas abertas

Aluno é detido em porta de escola em Venda Nova

Pedra Azul Gourmet vai movimentar Domingos Martins em setembro

Caminhoneiro morre carbonizado em grave acidente

Acidente na BR-101 deixa uma vítima fatal

Jovem é assassinado no bairro Zumbi

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.