Corpus Christi: união e fé nos preparativos da festa

Corpus_christi_2012-01-topo

Em Castelo, a tradição dos tapetes dura meio século e deve atrair cerca de 80 mil pessoas.

Uma das datas religiosas mais festejadas já começa a movimentar paróquias de
todas as regiões, e no Sul do Espírito Santo não é diferente. As cidades de Castelo, Cachoeiro de Itapemirim e Vargem Alta já começaram os preparativos para o Corpus Christi – que neste ano acontece no próximo dia 7 de junho. Juntos, esses municípios devem atrair mais de 85 mil turistas para missas e procissões.

Castelo sedia uma das maiores festas do gênero no país, realizada há quase meio século. São cerca de 3 mil voluntários participando da confecção de 1,5 quilômetro de tapete. Neste ano, serão 16 quadros com temas variados. Cinco missas serão celebradas no feriado, sendo a última delas, a Missa Campal, transmitida ao vivo pela TV Gazeta Sul para toda a região.

De acordo com a secretária de Turismo e Cultura, Lúcia Helena Ambrosim, a expectativa de público é de 80 mil pessoas. “A nossa festa é a maior não só em público, mas também em volume de passadeiras. Por isso o evento cresce ainda mais a cada ano. Estamos oferecendo o melhor para quem vem conferir de perto”, disse.

Confecção

Os tapetes – feitos de palha de café, de arroz, pedras tingidas, pó de pneus, palitos de picolé, flores, entre outros materiais – tomam todas as ruas do Centro da cidade.

O trânsito começa a ser desviado na véspera, por volta das 18h, quando também começam a confecção dos quadros – um deles pelos visitantes.

Estrutura

Para receber tanta gente, a prefeitura vai disponibilizar 60 banheiros químicos e dois restaurantes, com mais de 200 jogos de mesa. Serão 50 barracas de artesanato e produtos da agroindústria local. “Todos que atuarão no local possuem alvará. E, no dia da procissão, equipes da Vigilância Sanitária continuarão fiscalizando os alimentos”, afirmou a secretária.

A festa religiosa também virou tradição em Domingos Martins, na Região Serrana do Estado. No distrito de Santa Isabel, a confecção dos tapetes será realizada no dia 7 de junho. Já em Paraju e Pedra Azul, as comunidades vão se reunir no dia 10 de junho para montar os tapetes.

Voluntários se mobilizam em comunidades

As 17 comunidades da Paróquia de São João Batista deverão reunir cerca de 200 voluntários para a realização da festa de Corpus Christi em Vargem Alta. A tradição já dura mais de 30 anos no município. O evento, que antes acontecia no distrito de Jaciguá, foi transferido para o de Boa Esperança há três anos.

A confecção dos tapetes começará na véspera do feriado, a partir das 19h30. De acordo com a secretária da paróquia, Michele de Almeida, a festa atrai muitos participantes. “Esse é um momento muito importante, de união de toda a comunidade em prol de manter viva a tradição dos tapetes. Vemos aqui a cooperação e o entusiasmo de todos que participam. É uma confraternização muito bonita”, afirma.

Já em Cachoeiro de Itapemirim, várias comunidades reúnem-se em diversos bairros para festejar a data religiosa, mas a mais tradicional festa acontece no bairro Nova Brasília.

São cerca de 600 metros de tapete, que tomarão um trecho da Linha Vermelha, próximo à entrada do bairro Zumbi. Há 11 anos a Paróquia Sagrados Corações de Jesus e de Maria promove o evento.

A secretária da paróquia, Tânia Maria da Conceição, acredita que o mais importante é poder passar mensagens de fé. “Crianças e adultos trabalham nisso. Cada um ajuda como pode, e cada comunidade prepara o que tem de melhor e retrata a sua realidade”, explica.
Fonte: Gazeta sul

Mais imagems

Tapete corpus christi


Publicidade


Outras Notícias


Novas suspeitas de obras superfaturadas em Presidente Kennedy

Santos Rodrigo e Salomão - Sacerdotes mártires

Veículo com marcas de tiros é encontrado abandonado em bairro de Cachoeiro

Soldados do Exército chegam à Cachoeiro e já atuam em pontos estratégicos

Sesa atualiza dados de febre amarela

ProUni: estudantes capixabas ganham mais prazo para apresentar documentos

Fespes vai denunciar Estado Brasileiro a entidades internacionais de direitos humanos pelo caos no ES

Procurador-geral da República vem ao Estado para dar aval à 'reforma da PM'

Governo abre processo contra 703 militares envolvidos em ‘revolta armada’

Famílias de militares seguem irredutíveis na porta dos batalhões

Nossa Senhora de Lourdes

São Miguel Febres - Padroeiro dos pedagogos

Atenção! Excesso de peso na mochila pode prejudicar saúde das crianças

Peritos aceleram liberação de cadáveres para receber mais corpos no DML

ARENA VERÃO 2017 COMEÇA NESTE FINAL DE SEMANA EM MARATAÍZES

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.