Governo faz nova proposta a técnicos de universidades federais

Greve servidores publicos

O governo decidiu aumentar a proposta de reajuste salarial para os técnicos-administrativos de universidades e institutos federais, em greve há dois meses.

Além do reajuste de 15,8% para a categoria -anunciado semana passada- dividido entre os próximos três anos, o Ministério do Planejamento apresentou nesta quarta-feira novos índices para evolução na carreira e incentivo à qualificação dos servidores da categoria.

Assim, um técnico com graduação que fizer especialização receberá um adicional no contracheque maior do que recebe atualmente. A oferta inicial tinha uma despesa estimada em R$ 1,7 bilhão. A segunda proposta elevou o impacto nos cofres públicos para R$ 2,9 bilhões.

“É a oferta final”, afirmou o secretário de Relações do Trabalho, Sérgio Mendonça. Representantes da categoria não deram uma resposta à oferta, mas não se mostraram totalmente satisfeitos.

“Alguns avanços aconteceram, mas entendemos que o reajuste pode ser melhorado. Isso não atende os anseios da categoria ainda”, disse Gutenberg de Almeida, coordenador-geral do Sinasefe (Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica).

Uma nova reunião está marcada para amanhã. O encontro de hoje durou pouco mais de quatro horas.

Mais cedo, o ministro Aloizio Mercadante (Educação) afirmou que esperava uma boa resposta da categoria. “Nós estamos otimistas. (…) Concluindo o acordo com os técnicos, as universidades deverão preparar o calendário de reposição das aulas”.

Docentes de universidades federais estão em greve há quase três meses. Os professores já receberam uma proposta do governo, mas insatisfeitos com a oferta, decidiram manter a paralisação.

O Ministério do Planejamento firmou acordo com o Proifes (Federação de Sindicatos de Professores de Instituições Federais de Ensino Superior), entidade que aceitou a oferta do governo. “É o acordo que vai para o Congresso Nacional”, reforçou Mercadante sobre o fim das negociações com a categoria.



Publicidade


Outras Notícias


Cachoeiro se prepara para receber mais uma edição da Stone Fair

Bienal Rubem Braga terá encontro nacional de literatura fantástica

Dia D de vacinação contra gripe em Cachoeiro é no sábado (12)

Inscrições no Enem já começaram

Inscrições para o Enem passam de 200 mil em uma hora e meia

São Pedro de Tarantásia, foi um homem pacificador

Diocese de Cachoeiro adota medidas para evitar contágio de gripes

Santa Casa lança campanha para incentivar mulheres a doar sangue

Estudantes são assaltadas na porta de faculdade em Cachoeiro

Homem é morto durante tentativa de assalto em Cachoeiro

Nasceu; e agora? Psicólogos explicam como lidar com a depressão pós-parto

Atenção, motoristas! IPVA de veículos com finais de placas de 6 a 0 começa a vencer

Prorrogado para 10 de maio prazo para renovar contratos do Fies

Campanha de vacinação em todo o país vai até 01 de junho

Conta de luz: Em maio bandeira tarifária mais cara

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.