ES precisa acabar com mais de 100 lixões até agosto de 2014

Lixao

O Espírito Santo precisa acabar com mais de 100 lixões irregulares até agosto do ano que vem, para cumprir a lei federal sancionada há três anos. Estão previstas as construções de três aterros sanitários no Norte, Noroeste e no Sul do estado, mas nenhum deles ainda saiu do papel. Um congresso em Vitória reuniu promotores, procuradores e especialistas em meio ambiente de todo o Brasil para discutir o assunto, nesta quarta-feira (17).
O subsecretário estadual de Desenvolvimento Urbano, Dalton Ramaldes, afirma que a preocupação maior é na região Sul. “Temos condições de atender a legislação de resíduos na região Norte e na região Noroeste, no termo de engenharia. Mas no Sul, estamos um pouco atrasados porque vamos ter que contratar a execução dos projetos. Estamos colocando prazo de oito meses para o projeto executivo e depois mais 12 meses para executar”, afirma.
O presidente da Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público do Meio Ambiente (Abrampa), Sávio Bittencourt, os municípios precisam agilizar uma solução. “Vemos com preocupação porque a movimentação política de solução dessa questão nos municípios nos parece bastante lenta para o prazo que se aproxima. Os municípios que não cumprirem o prazo para criarem maneiras de destinar de forma correta o lixo certamente sofrerão algum tipo de ação por parte do Ministério Público, ação de improbidade administrativa que pode redundar inclusive na suspensão de direitos políticos por um prazo, além de sanções pecuniárias para o gestor que assim o fizer. Como também pode ocorrer, em alguns casos, crime de poluição”, afirma.
Um aterro sanitário em Cariacica, na Grande Vitória, é exemplo de como o lixo deve ser depositado de forma correta. O aterro recebe quase duas mil toneladas de lixo por dia, de 10 municípios do estado. No local, é possível ver que a vegetação já volta a crescer onde o lixo foi depositado.



Publicidade


Outras Notícias


Novas suspeitas de obras superfaturadas em Presidente Kennedy

Santos Rodrigo e Salomão - Sacerdotes mártires

Veículo com marcas de tiros é encontrado abandonado em bairro de Cachoeiro

Soldados do Exército chegam à Cachoeiro e já atuam em pontos estratégicos

Sesa atualiza dados de febre amarela

ProUni: estudantes capixabas ganham mais prazo para apresentar documentos

Fespes vai denunciar Estado Brasileiro a entidades internacionais de direitos humanos pelo caos no ES

Procurador-geral da República vem ao Estado para dar aval à 'reforma da PM'

Governo abre processo contra 703 militares envolvidos em ‘revolta armada’

Famílias de militares seguem irredutíveis na porta dos batalhões

Nossa Senhora de Lourdes

São Miguel Febres - Padroeiro dos pedagogos

Atenção! Excesso de peso na mochila pode prejudicar saúde das crianças

Peritos aceleram liberação de cadáveres para receber mais corpos no DML

ARENA VERÃO 2017 COMEÇA NESTE FINAL DE SEMANA EM MARATAÍZES

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.