ES precisa acabar com mais de 100 lixões até agosto de 2014

Lixao

O Espírito Santo precisa acabar com mais de 100 lixões irregulares até agosto do ano que vem, para cumprir a lei federal sancionada há três anos. Estão previstas as construções de três aterros sanitários no Norte, Noroeste e no Sul do estado, mas nenhum deles ainda saiu do papel. Um congresso em Vitória reuniu promotores, procuradores e especialistas em meio ambiente de todo o Brasil para discutir o assunto, nesta quarta-feira (17).
O subsecretário estadual de Desenvolvimento Urbano, Dalton Ramaldes, afirma que a preocupação maior é na região Sul. “Temos condições de atender a legislação de resíduos na região Norte e na região Noroeste, no termo de engenharia. Mas no Sul, estamos um pouco atrasados porque vamos ter que contratar a execução dos projetos. Estamos colocando prazo de oito meses para o projeto executivo e depois mais 12 meses para executar”, afirma.
O presidente da Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público do Meio Ambiente (Abrampa), Sávio Bittencourt, os municípios precisam agilizar uma solução. “Vemos com preocupação porque a movimentação política de solução dessa questão nos municípios nos parece bastante lenta para o prazo que se aproxima. Os municípios que não cumprirem o prazo para criarem maneiras de destinar de forma correta o lixo certamente sofrerão algum tipo de ação por parte do Ministério Público, ação de improbidade administrativa que pode redundar inclusive na suspensão de direitos políticos por um prazo, além de sanções pecuniárias para o gestor que assim o fizer. Como também pode ocorrer, em alguns casos, crime de poluição”, afirma.
Um aterro sanitário em Cariacica, na Grande Vitória, é exemplo de como o lixo deve ser depositado de forma correta. O aterro recebe quase duas mil toneladas de lixo por dia, de 10 municípios do estado. No local, é possível ver que a vegetação já volta a crescer onde o lixo foi depositado.



Publicidade


Outras Notícias


Cachoeiro se prepara para receber mais uma edição da Stone Fair

Bienal Rubem Braga terá encontro nacional de literatura fantástica

Dia D de vacinação contra gripe em Cachoeiro é no sábado (12)

Inscrições no Enem já começaram

Inscrições para o Enem passam de 200 mil em uma hora e meia

São Pedro de Tarantásia, foi um homem pacificador

Diocese de Cachoeiro adota medidas para evitar contágio de gripes

Santa Casa lança campanha para incentivar mulheres a doar sangue

Estudantes são assaltadas na porta de faculdade em Cachoeiro

Homem é morto durante tentativa de assalto em Cachoeiro

Nasceu; e agora? Psicólogos explicam como lidar com a depressão pós-parto

Atenção, motoristas! IPVA de veículos com finais de placas de 6 a 0 começa a vencer

Prorrogado para 10 de maio prazo para renovar contratos do Fies

Campanha de vacinação em todo o país vai até 01 de junho

Conta de luz: Em maio bandeira tarifária mais cara

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.