Mais escolas ganham hortas em Cachoeiro

Horta

Ainda neste mês, três escolas municipais de Cachoeiro de Itapemirim (ES) começam a receber oficinas para a criação de hortas feitas com materiais recicláveis. Além de um exercício sobre sustentabilidade, a ideia é despertar nos alunos o interesse pelo cultivo e consumo de alimentos saudáveis. O projeto, realizado pela concessionária Foz, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, traz no nome a sua metodologia, “Reciclando e plantando”. Até o final do ano, outras quatro escolas vão ser contempladas.

Na escola Elísio Cortes Imperial, o terreno vago, atrás da escola já foi capinado e limpo para receber a horta, deixando de ser um espaço ocioso para, agora, produzir alimentos. “O objetivo do projeto é promover práticas sustentáveis dentro e fora da escola, uma vez que envolve os pais dos alunos e dessa forma pode ser replicado para a comunidade onde a escola está inserida”, afirma a analista de comunicação da Foz, Micheline Bernabé.

Nos bairros Alto Village e Ilha da Luz, em outras duas escolas municipais, as hortas também começam a ser montadas a partir deste mês. Essas ações fazem parte do programa de educação ambiental da Foz, Cuidar Mais, que vai beneficiar mais 25 escolas com revistas em quadrinhos educativas.

Reciclando e plantando

Com terra adubada, sementes e mudas, pneus e garrafas pet se transformam em canteiros que produzem verduras, hortaliças e legumes. Esses alimentos vão ser inseridos na merenda escolar. “A proposta é estimular hábitos alimentares saudáveis, mostrando como a horta pode contribuir”, conta a consultora técnica da Foz, Dalva Ringuier.

O plantio e o cultivo da horta, que são orientados pela equipe da Foz, passam a fazer parte das atividades diárias dos alunos da educação infantil. Com a ajuda dos professores, eles regam e acompanham o crescimento das mudas. Mas, segundo a consultora da Foz, toda a escola, e também as famílias e a comunidade participam e colaboram, inclusive, sendo estimuladas a fazer suas próprias hortas em casa.



Publicidade


Outras Notícias


Cachoeiro se prepara para receber mais uma edição da Stone Fair

Bienal Rubem Braga terá encontro nacional de literatura fantástica

Dia D de vacinação contra gripe em Cachoeiro é no sábado (12)

Inscrições no Enem já começaram

Inscrições para o Enem passam de 200 mil em uma hora e meia

São Pedro de Tarantásia, foi um homem pacificador

Diocese de Cachoeiro adota medidas para evitar contágio de gripes

Santa Casa lança campanha para incentivar mulheres a doar sangue

Estudantes são assaltadas na porta de faculdade em Cachoeiro

Homem é morto durante tentativa de assalto em Cachoeiro

Nasceu; e agora? Psicólogos explicam como lidar com a depressão pós-parto

Atenção, motoristas! IPVA de veículos com finais de placas de 6 a 0 começa a vencer

Prorrogado para 10 de maio prazo para renovar contratos do Fies

Campanha de vacinação em todo o país vai até 01 de junho

Conta de luz: Em maio bandeira tarifária mais cara

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.