Mais escolas ganham hortas em Cachoeiro

Horta

Ainda neste mês, três escolas municipais de Cachoeiro de Itapemirim (ES) começam a receber oficinas para a criação de hortas feitas com materiais recicláveis. Além de um exercício sobre sustentabilidade, a ideia é despertar nos alunos o interesse pelo cultivo e consumo de alimentos saudáveis. O projeto, realizado pela concessionária Foz, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, traz no nome a sua metodologia, “Reciclando e plantando”. Até o final do ano, outras quatro escolas vão ser contempladas.

Na escola Elísio Cortes Imperial, o terreno vago, atrás da escola já foi capinado e limpo para receber a horta, deixando de ser um espaço ocioso para, agora, produzir alimentos. “O objetivo do projeto é promover práticas sustentáveis dentro e fora da escola, uma vez que envolve os pais dos alunos e dessa forma pode ser replicado para a comunidade onde a escola está inserida”, afirma a analista de comunicação da Foz, Micheline Bernabé.

Nos bairros Alto Village e Ilha da Luz, em outras duas escolas municipais, as hortas também começam a ser montadas a partir deste mês. Essas ações fazem parte do programa de educação ambiental da Foz, Cuidar Mais, que vai beneficiar mais 25 escolas com revistas em quadrinhos educativas.

Reciclando e plantando

Com terra adubada, sementes e mudas, pneus e garrafas pet se transformam em canteiros que produzem verduras, hortaliças e legumes. Esses alimentos vão ser inseridos na merenda escolar. “A proposta é estimular hábitos alimentares saudáveis, mostrando como a horta pode contribuir”, conta a consultora técnica da Foz, Dalva Ringuier.

O plantio e o cultivo da horta, que são orientados pela equipe da Foz, passam a fazer parte das atividades diárias dos alunos da educação infantil. Com a ajuda dos professores, eles regam e acompanham o crescimento das mudas. Mas, segundo a consultora da Foz, toda a escola, e também as famílias e a comunidade participam e colaboram, inclusive, sendo estimuladas a fazer suas próprias hortas em casa.



Publicidade


Outras Notícias


Novas suspeitas de obras superfaturadas em Presidente Kennedy

Santos Rodrigo e Salomão - Sacerdotes mártires

Veículo com marcas de tiros é encontrado abandonado em bairro de Cachoeiro

Soldados do Exército chegam à Cachoeiro e já atuam em pontos estratégicos

Sesa atualiza dados de febre amarela

ProUni: estudantes capixabas ganham mais prazo para apresentar documentos

Fespes vai denunciar Estado Brasileiro a entidades internacionais de direitos humanos pelo caos no ES

Procurador-geral da República vem ao Estado para dar aval à 'reforma da PM'

Governo abre processo contra 703 militares envolvidos em ‘revolta armada’

Famílias de militares seguem irredutíveis na porta dos batalhões

Nossa Senhora de Lourdes

São Miguel Febres - Padroeiro dos pedagogos

Atenção! Excesso de peso na mochila pode prejudicar saúde das crianças

Peritos aceleram liberação de cadáveres para receber mais corpos no DML

ARENA VERÃO 2017 COMEÇA NESTE FINAL DE SEMANA EM MARATAÍZES

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.