Hemoes faz ação externa em Venda Nova nesta quarta e quinta

Hemoes_

A Unidade Móvel do Hemocentro da Secretaria de Estado da Saúde (Hemoes) estará nesta quarta (24) e quinta-feira (25) em Venda Nova do Imigrante, Região Serrana. Os interessados em doar sangue e fazer cadastramento como possíveis doadores de medula óssea podem comparecer ao Centro da cidade, em frente à Igreja Católica, das 08 às 16 horas.

Para contribuir com o estoque de sangue é necessário ter entre 18 e 67 anos, ou 16 e 17 anos de idade, desde que possua autorização do responsável legal e apresente documento original do mesmo. Não há peso mínimo: pessoas com menos de 50 quilos também podem doar após passarem por avaliação médica.

Caso o voluntário tenha almoçado, o procedimento deve ser feito após três horas. E se for um doador frequente, ele não pode deixar de obedecer ao intervalo para doação, que deve ser de dois em dois meses para homens e de três em três meses para mulheres.

O interessado deve apresentar um documento original com foto, preencher um cadastro com informações básicas e responder a um questionário. Em seguida, passará por triagem para examinar os sinais vitais como pressão, pulso e temperatura.

Medula óssea

Além de doar sangue, o voluntário poderá se inscrever no cadastro nacional de potenciais doadores de medula óssea (Redome). Para isso, basta preencher uma ficha com dados pessoais e autorizar a coleta de até 5 ml de sangue. Qualquer pessoa que esteja bem de saúde e tenha entre 18 e 55 anos pode participar.

A chance de encontrar uma medula compatível é, em média, de uma em cem mil. Por causa desta dificuldade, é organizado o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome), cuja função é cadastrar pessoas dispostas a doar.

Quando um paciente necessita de transplante e não possui um doador na família, esse cadastro é consultado. Se for encontrado um doador compatível, o voluntário é então chamado para exames complementares e para realizar a doação.

A medula óssea é um tecido líquido que fica na parte interna dos ossos, responsável pela produção de células sanguíneas. Quem sofre de doenças como leucemia pode precisar do transplante do tecido.



Publicidade


Outras Notícias


Novas suspeitas de obras superfaturadas em Presidente Kennedy

Santos Rodrigo e Salomão - Sacerdotes mártires

Veículo com marcas de tiros é encontrado abandonado em bairro de Cachoeiro

Soldados do Exército chegam à Cachoeiro e já atuam em pontos estratégicos

Sesa atualiza dados de febre amarela

ProUni: estudantes capixabas ganham mais prazo para apresentar documentos

Fespes vai denunciar Estado Brasileiro a entidades internacionais de direitos humanos pelo caos no ES

Procurador-geral da República vem ao Estado para dar aval à 'reforma da PM'

Governo abre processo contra 703 militares envolvidos em ‘revolta armada’

Famílias de militares seguem irredutíveis na porta dos batalhões

Nossa Senhora de Lourdes

São Miguel Febres - Padroeiro dos pedagogos

Atenção! Excesso de peso na mochila pode prejudicar saúde das crianças

Peritos aceleram liberação de cadáveres para receber mais corpos no DML

ARENA VERÃO 2017 COMEÇA NESTE FINAL DE SEMANA EM MARATAÍZES

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.