Espírito Santo tem ganho de 10,7 anos na esperança de vida

Familias

Entre os anos de 1980 e 2010, o Espírito Santo registrou queda de 48,2% na taxa de mortalidade infantil. Com isso, passou a ocupar o 5º lugar no ranking entre os estados com menor taxa de óbitos de crianças menores de um ano de idade. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta sexta-feira (02).

De acordo com o levantamento, em 1980, ocorriam no Estado 48,2 óbitos de crianças menores de um ano de idade para cada mil nascidos vivos (48,2‰); 30 anos depois, este valor caiu para 12‰ óbitos. Neste período deixaram de morrer cerca de 36 crianças menores de um ano de vida para mil nascidos vivos, representando um declínio nos níveis de mortalidade infantil de 75,0%.

O IBGE destaca ainda que entre os fatores que contribuíram para essa mudança, destacam-se: o aumento da escolaridade feminina, a elevação do percentual de domicílios com saneamento básico adequado (esgotamento sanitário, água potável e coleta de lixo), a diminuição da desnutrição infanto-juvenil e um maior acesso da população aos serviços de saúde, proporcionando uma relativa melhoria na qualidade do atendimento pré-natal e durante os primeiros anos de vida dos nascidos vivos.

Em termos de ranking com relação às outras unidades da federação, em 1980 o Espírito Santo ocupava a 5a colocação entre os estados com a menor taxa de mortalidade infantil, sendo que a taxa masculina (52,0‰) estava em 3o lugar, enquanto que na taxa de mortalidade infantil feminina (44,3‰) estávamos em 7o lugar. Já em 2010, nossa posição quanto à taxa de mortalidade infantil total continua sendo o 5o lugar, mas houve uma inversão entre as taxas masculinas e femininas: mais recentemente as taxas femininas ocupam a 5a posição (10,3‰), enquanto que as taxas masculinas perderam posições, caindo para o 6o lugar (13,6‰).



Publicidade


Outras Notícias


Cachoeiro se prepara para receber mais uma edição da Stone Fair

Bienal Rubem Braga terá encontro nacional de literatura fantástica

Dia D de vacinação contra gripe em Cachoeiro é no sábado (12)

Inscrições no Enem já começaram

Inscrições para o Enem passam de 200 mil em uma hora e meia

São Pedro de Tarantásia, foi um homem pacificador

Diocese de Cachoeiro adota medidas para evitar contágio de gripes

Santa Casa lança campanha para incentivar mulheres a doar sangue

Estudantes são assaltadas na porta de faculdade em Cachoeiro

Homem é morto durante tentativa de assalto em Cachoeiro

Nasceu; e agora? Psicólogos explicam como lidar com a depressão pós-parto

Atenção, motoristas! IPVA de veículos com finais de placas de 6 a 0 começa a vencer

Prorrogado para 10 de maio prazo para renovar contratos do Fies

Campanha de vacinação em todo o país vai até 01 de junho

Conta de luz: Em maio bandeira tarifária mais cara

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.