Integração do transporte público começa na segunda-feira (5)

Onibus

A integração do transporte público urbano de Cachoeiro de Itapemirim, que vai permitir ao usuário embarcar em mais de um ônibus pagando apenas uma passagem, terá seu projeto piloto iniciado nesta segunda-feira (5) pela Prefeitura. Cinco linhas serão contempladas nessa primeira etapa.

Atualmente, as linhas funcionam, em sua maioria, no modelo diametral: de bairro a bairro. Para adequá-las à integração, o modelo priorizado será o radial, com trajeto dos bairros ao Centro.

Quem seguir para o Centro a partir dos bairros Zumbi, Gilson Carone, Bela Vista, IBC e Novo Parque vai poder embarcar no segundo ônibus sem precisar pagar nova tarifa.

No Bela Vista, todas as linhas passam a ser radiais. Nos demais bairros inclusos no projeto piloto, não há mudança nas linhas já existentes, que permanecem diametrais. Entretanto, cada um deles ganha mais uma linha, radial.

Cada ponto de embarque e desembarque funcionará como um terminal da integração, que será viabilizada pelo sistema de bilhetagem eletrônica, implantado em 2010. Por isso, o passageiro deve usar o cartão desse sistema para ter acesso ao benefício. Inicialmente, o usuário terá uma hora para embarcar em dois ônibus com uma só tarifa.

Ainda durante a fase experimental, as linhas adequadas ao sistema estarão identificadas com a palavra