Procon de Cachoeiro fiscaliza agências bancárias

Procon

O Procon de Cachoeiro de Itapemirim realizou nova fiscalização nas agências bancárias da cidade. O objetivo foi verificar o cumprimento da legislação que regula os serviços bancários. Dos 24 estabelecimentos inspecionados, 13 foram autuados por infringirem as regras.

O desrespeito ao tempo limite de espera e falhas no atendimento preferencial e imediato – garantido aos idosos, gestantes, portadores de necessidades especiais e doadores de sangue – foram as infrações mais encontradas pela equipe do órgão, que é vinculado à prefeitura.

“O atendimento preferencial e imediato, além de ter que ser feito em caixa específico, com identificação, deve ser feito também em todos os caixas e setores da agência. Já quanto ao tempo de espera, o consumidor pode aguardar por atendimento por 20 minutos, em dias normais, e 30 minutos em dias previamente informados pelo banco, conforme a Lei 6.601 de 2012”, explica o coordenador do Procon, Rogério Athayde.
A fiscalização também verificou a emissão e autenticação eletrônica de senhas gerais e específicas ao atendimento preferencial, existência de banheiros adaptados e de bebedouros, acessibilidade, assentos em número suficiente para os consumidores, bem como assentos com identificação para os detentores do direito preferencial, vagas nos estacionamentos para idosos e portadores de necessidades especiais com identificação, entre outros quesitos.

“O Procon Municipal continua atento para que seja respeitada a legislação que versa quanto a estes serviços de natureza bancária, realizando sempre fiscalizações ostensivas e rigorosas. Além disso, lembramos que o papel fiscalizatório do consumidor é muito importante. O consumidor que se sentir lesado em seu direito, pode levar sua senha autenticada ao Procon Municipal para que seja formalizado o devido processo e, verificando a existência de infração, a instituição financeira poderá ser autuada”, afirma Athayde.

O Procon Municipal fica na avenida Monte Castelo, 28, bairro Independência. O atendimento é feito das 7h às 17h. Os telefones são 3155-5262 e 3155-5276.



Publicidade


Outras Notícias


Novas suspeitas de obras superfaturadas em Presidente Kennedy

Santos Rodrigo e Salomão - Sacerdotes mártires

Veículo com marcas de tiros é encontrado abandonado em bairro de Cachoeiro

Soldados do Exército chegam à Cachoeiro e já atuam em pontos estratégicos

Sesa atualiza dados de febre amarela

ProUni: estudantes capixabas ganham mais prazo para apresentar documentos

Fespes vai denunciar Estado Brasileiro a entidades internacionais de direitos humanos pelo caos no ES

Procurador-geral da República vem ao Estado para dar aval à 'reforma da PM'

Governo abre processo contra 703 militares envolvidos em ‘revolta armada’

Famílias de militares seguem irredutíveis na porta dos batalhões

Nossa Senhora de Lourdes

São Miguel Febres - Padroeiro dos pedagogos

Atenção! Excesso de peso na mochila pode prejudicar saúde das crianças

Peritos aceleram liberação de cadáveres para receber mais corpos no DML

ARENA VERÃO 2017 COMEÇA NESTE FINAL DE SEMANA EM MARATAÍZES

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.