Procon de Cachoeiro fiscaliza agências bancárias

Procon

O Procon de Cachoeiro de Itapemirim realizou nova fiscalização nas agências bancárias da cidade. O objetivo foi verificar o cumprimento da legislação que regula os serviços bancários. Dos 24 estabelecimentos inspecionados, 13 foram autuados por infringirem as regras.

O desrespeito ao tempo limite de espera e falhas no atendimento preferencial e imediato – garantido aos idosos, gestantes, portadores de necessidades especiais e doadores de sangue – foram as infrações mais encontradas pela equipe do órgão, que é vinculado à prefeitura.

“O atendimento preferencial e imediato, além de ter que ser feito em caixa específico, com identificação, deve ser feito também em todos os caixas e setores da agência. Já quanto ao tempo de espera, o consumidor pode aguardar por atendimento por 20 minutos, em dias normais, e 30 minutos em dias previamente informados pelo banco, conforme a Lei 6.601 de 2012”, explica o coordenador do Procon, Rogério Athayde.
A fiscalização também verificou a emissão e autenticação eletrônica de senhas gerais e específicas ao atendimento preferencial, existência de banheiros adaptados e de bebedouros, acessibilidade, assentos em número suficiente para os consumidores, bem como assentos com identificação para os detentores do direito preferencial, vagas nos estacionamentos para idosos e portadores de necessidades especiais com identificação, entre outros quesitos.

“O Procon Municipal continua atento para que seja respeitada a legislação que versa quanto a estes serviços de natureza bancária, realizando sempre fiscalizações ostensivas e rigorosas. Além disso, lembramos que o papel fiscalizatório do consumidor é muito importante. O consumidor que se sentir lesado em seu direito, pode levar sua senha autenticada ao Procon Municipal para que seja formalizado o devido processo e, verificando a existência de infração, a instituição financeira poderá ser autuada”, afirma Athayde.

O Procon Municipal fica na avenida Monte Castelo, 28, bairro Independência. O atendimento é feito das 7h às 17h. Os telefones são 3155-5262 e 3155-5276.



Publicidade


Outras Notícias


Cachoeiro se prepara para receber mais uma edição da Stone Fair

Bienal Rubem Braga terá encontro nacional de literatura fantástica

Dia D de vacinação contra gripe em Cachoeiro é no sábado (12)

Inscrições no Enem já começaram

Inscrições para o Enem passam de 200 mil em uma hora e meia

São Pedro de Tarantásia, foi um homem pacificador

Diocese de Cachoeiro adota medidas para evitar contágio de gripes

Santa Casa lança campanha para incentivar mulheres a doar sangue

Estudantes são assaltadas na porta de faculdade em Cachoeiro

Homem é morto durante tentativa de assalto em Cachoeiro

Nasceu; e agora? Psicólogos explicam como lidar com a depressão pós-parto

Atenção, motoristas! IPVA de veículos com finais de placas de 6 a 0 começa a vencer

Prorrogado para 10 de maio prazo para renovar contratos do Fies

Campanha de vacinação em todo o país vai até 01 de junho

Conta de luz: Em maio bandeira tarifária mais cara

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.