Ministro acompanha treinamento contra armas químicas no ES

Guerra 1

Soldados da Marinha, do Exército e da Aeronáutica realizaram, nesta quinta-feira (26), um treinamento de defesa a armas químicas na praia de Itaoca, no município de Itapemirim, no Litoral Sul do Espírito Santo, onde se localiza a Base Naval Rachel de Queiroz. O ministro da Defesa Celso Amorim acompanhou toda a ação dos militares durante o dia. O treinamento faz parte da Operação Felino, que começou no estado capixaba no último dia 16, e conta com a participação das forças armadas de mais seis países que têm o português como língua oficial. Ao todo, cerca de mil soldados participaram do treinamento. Destes, 230 vão seguir para o Haiti, em missão de paz, em dezembro.
Dentre os países que foram representados no estado, militares de Angola, Cabo Verde, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste simularam ações de operações de paz e ajuda humanitária. Celso Amorim reforçou a ação em Itaóca. “Com a operação aumentamos nossa cooperação com países de quase todas as regiões do mundo”, afirmou o ministro.
Entre os exercícios, os militares realizavam demonstrações de como identificar pessoas contaminadas com armas químicas e radiação. Um carro chegou a ser explodido em uma simulação de uso de material químico. Tanques e navios também vieram ao estado para demais treinamentos e simulações. Veículos conhecidos como Carros Lagarta Anfíbio (Clanf) também vieram ao estado.
O ministro da defesa e os chefes dos Estados-Maiores dos países que participaram do treinamento viram de perto o desempenho dos militares na base. O comandante Silva, da Marinha de Portugal, ressalta a importância do exercício. “É muito importante manter os países de língua portuguesa juntos para desenvolverem uma capacidade militar conjunta”, afirmou o português
exercício militar foi realizado pelo Ministério da Defesa brasileiro, em conjunto com países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). No próximo ano, a série de treinamentos deve acontecer em Timor Leste.

Fonte: G1

Mais imagems

Guerra 2


Publicidade


Outras Notícias


PREFEITURA DE CACHOEIRO E SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE AMPLIA EXAMES

Caminhoneiro sofre sequestro-relâmpago e tem caminhão roubado em Cachoeiro

Motorista morre afogado em Itapemirim

Jovem de 15 anos morre após perder o controle de motocicleta na curva de Boa Vista, em Marataízes.

Público não comparece ao Carnaval de Cachoeiro

São Martiniano - O jovem eremita

Caminhão e carro batem de frente e duas pessoas morrem na BR 101 em Atílio Vivácqua

Campanha coleta mais de 40 toneladas de lixo eletrônico em Cachoeiro

Novas suspeitas de obras superfaturadas em Presidente Kennedy

Santos Rodrigo e Salomão - Sacerdotes mártires

Veículo com marcas de tiros é encontrado abandonado em bairro de Cachoeiro

Soldados do Exército chegam à Cachoeiro e já atuam em pontos estratégicos

Sesa atualiza dados de febre amarela

ProUni: estudantes capixabas ganham mais prazo para apresentar documentos

Fespes vai denunciar Estado Brasileiro a entidades internacionais de direitos humanos pelo caos no ES

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.