Ministro acompanha treinamento contra armas químicas no ES

Guerra 1

Soldados da Marinha, do Exército e da Aeronáutica realizaram, nesta quinta-feira (26), um treinamento de defesa a armas químicas na praia de Itaoca, no município de Itapemirim, no Litoral Sul do Espírito Santo, onde se localiza a Base Naval Rachel de Queiroz. O ministro da Defesa Celso Amorim acompanhou toda a ação dos militares durante o dia. O treinamento faz parte da Operação Felino, que começou no estado capixaba no último dia 16, e conta com a participação das forças armadas de mais seis países que têm o português como língua oficial. Ao todo, cerca de mil soldados participaram do treinamento. Destes, 230 vão seguir para o Haiti, em missão de paz, em dezembro.
Dentre os países que foram representados no estado, militares de Angola, Cabo Verde, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste simularam ações de operações de paz e ajuda humanitária. Celso Amorim reforçou a ação em Itaóca. “Com a operação aumentamos nossa cooperação com países de quase todas as regiões do mundo”, afirmou o ministro.
Entre os exercícios, os militares realizavam demonstrações de como identificar pessoas contaminadas com armas químicas e radiação. Um carro chegou a ser explodido em uma simulação de uso de material químico. Tanques e navios também vieram ao estado para demais treinamentos e simulações. Veículos conhecidos como Carros Lagarta Anfíbio (Clanf) também vieram ao estado.
O ministro da defesa e os chefes dos Estados-Maiores dos países que participaram do treinamento viram de perto o desempenho dos militares na base. O comandante Silva, da Marinha de Portugal, ressalta a importância do exercício. “É muito importante manter os países de língua portuguesa juntos para desenvolverem uma capacidade militar conjunta”, afirmou o português
exercício militar foi realizado pelo Ministério da Defesa brasileiro, em conjunto com países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). No próximo ano, a série de treinamentos deve acontecer em Timor Leste.

Fonte: G1

Mais imagems

Guerra 2


Publicidade


Outras Notícias


Espírito Santo enfrenta desafio de vencer transmissão vertical do HIV, da hepatite B e da sífilis

Leptospirose é doença grave e transmitida por água contaminada de enchentes

Publicado decreto que autoriza uso do FGTS para compra de próteses

Saiba mais sobre as vacinas contra a gripe disponíveis no Brasil

Santo Apolônio, seu amor a Deus foi concreto

Inscrições para Cachoeirense Ausente de 2018 abrem nesta sexta (23)

Desfile e mostra cultural festejam emancipação de Cachoeiro

“A defesa da água é a defesa da vida”, afirma Papa

São Zacarias, Papa

Mais de cinco mil assinaturas reivindicam asfalto em comunidades de Alegre

São Nicolau de Flue, eremita

Prefeitura de Cachoeiro tenta disciplinar trânsito em cruzamento

Pai é preso suspeito de estuprar a filha de 11 anos em Marataízes

PM encontra pé de maconha dentro de casa em Cachoeiro

Torta Capixaba Orgulho da Nossa Gastronomia

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.