Polícia Militar abre concurso para Formação de Oficiais Combatentes

Concurso pm

Quem deseja seguir carreira e se tornar um oficial da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) já pode se preparar para as inscrições do concurso público para o Curso de Formação de Oficiais Combatentes (QOC). O edital do concurso foi publicado nesta sexta-feira (18), no Diário Oficial do Estado. São 40 vagas ofertadas e para se inscrever basta acessar o site da empresa organizadora do processo seletivo (http://www.exatuspr.com.br).

As inscrições estarão disponíveis no período de 21 de outubro a 11 de novembro. A remuneração para o aluno oficial é de R$ 2.355,12, podendo chegar a R$ 5.516,10, após a conclusão do curso de formação. A expectativa é que o curso seja iniciado no primeiro semestre de 2014.

Para participar do processo de seleção, o candidato deve ter o ensino médio completo, idade mínima de 18 e máxima de 28 anos, ter altura de 1,65m para homens e de 1,60m para mulheres, além de carteira de habilitação categoria B.

Os candidatos serão submetidos a uma prova composta de 80 questões objetivas e uma prova de redação, prevista para o dia 1º de dezembro de 2013. As provas serão aplicadas somente na Grande Vitória.

O exame intelectual terá questões relacionadas a ciências humanas e tecnologias (história, geografia, filosofia e sociologia); Ciências da natureza e suas tecnologias (química, física e biologia); Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (língua portuguesa, literatura, língua estrangeira, sendo inglês ou espanhol, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação; Matemática, sendo 20 questões para cada área de conhecimento, além de uma redação dissertativa.

As etapas do concurso também irão incluir Teste de Aptidão Física (TAF), avaliação médica, psicológica e investigação social.

Avaliação física

No Teste de Avaliação Física (TAF) os homens serão submetidos a flexão na barra fixa. Serão quatro barras que deverão ser realizadas em um minuto, 35 repetições de abdominal remador e corrida de 3.200 metros. O sexo feminino deverá realizar uma barra fixa, 30 repetições de abdominal remador e corrida de 2.800 metros.

O capitão Luiz Fernando Silva Guimarães que faz parte da Comissão Organizadora de Concursos da PMES, alerta que os candidatos devem se preparar para o teste físico. “Além do teste intelectual, é necessário um bom preparo físico para atender os requisitos do TAF como a execução das corridas e da barra fixa. É preciso dedicação e treinamento para concluir esta etapa que é eliminatória”, alerta o capitão.

Curso de Formação de Oficiais

O curso de Formação de Oficiais tem duração de três anos, carga horária de 3.726 horas e é equivalente a curso superior de graduação. As aulas serão ministradas no Centro de Formação e Aperfeiçoamento (CFA) da PMES, no município de Cariacica, em período de tempo integral ou em regime de internato.

Durante o treinamento o aluno é preparado para exercer função de comando dentro da corporação. Dentre as atividades estão a coordenação do policiamento ostensivo como o comando de pelotões, gerenciamento de recursos humanos e logísticos.

Os alunos terão disciplinas de ética e cidadania, sociologia, psicologia geral, sistema de segurança pública no Brasil, introdução ao estudo do Direito, Direito Constitucional, Direito Penal, Direito Civil, Legislação Básica da Polícia Militar, teoria e gestão organizacional, pronto socorrismo, defesa pessoal, policiamento ostensivo, tiro policial, ordem unida, armamento e equipamento policial, educação física, entre outras, além de estágio supervisionado.



Publicidade


Outras Notícias


PREFEITURA DE CACHOEIRO E SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE AMPLIA EXAMES

Caminhoneiro sofre sequestro-relâmpago e tem caminhão roubado em Cachoeiro

Motorista morre afogado em Itapemirim

Jovem de 15 anos morre após perder o controle de motocicleta na curva de Boa Vista, em Marataízes.

Público não comparece ao Carnaval de Cachoeiro

São Martiniano - O jovem eremita

Caminhão e carro batem de frente e duas pessoas morrem na BR 101 em Atílio Vivácqua

Campanha coleta mais de 40 toneladas de lixo eletrônico em Cachoeiro

Novas suspeitas de obras superfaturadas em Presidente Kennedy

Santos Rodrigo e Salomão - Sacerdotes mártires

Veículo com marcas de tiros é encontrado abandonado em bairro de Cachoeiro

Soldados do Exército chegam à Cachoeiro e já atuam em pontos estratégicos

Sesa atualiza dados de febre amarela

ProUni: estudantes capixabas ganham mais prazo para apresentar documentos

Fespes vai denunciar Estado Brasileiro a entidades internacionais de direitos humanos pelo caos no ES

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.