Polícia Militar abre concurso para Formação de Oficiais Combatentes

Concurso pm

Quem deseja seguir carreira e se tornar um oficial da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) já pode se preparar para as inscrições do concurso público para o Curso de Formação de Oficiais Combatentes (QOC). O edital do concurso foi publicado nesta sexta-feira (18), no Diário Oficial do Estado. São 40 vagas ofertadas e para se inscrever basta acessar o site da empresa organizadora do processo seletivo (http://www.exatuspr.com.br).

As inscrições estarão disponíveis no período de 21 de outubro a 11 de novembro. A remuneração para o aluno oficial é de R$ 2.355,12, podendo chegar a R$ 5.516,10, após a conclusão do curso de formação. A expectativa é que o curso seja iniciado no primeiro semestre de 2014.

Para participar do processo de seleção, o candidato deve ter o ensino médio completo, idade mínima de 18 e máxima de 28 anos, ter altura de 1,65m para homens e de 1,60m para mulheres, além de carteira de habilitação categoria B.

Os candidatos serão submetidos a uma prova composta de 80 questões objetivas e uma prova de redação, prevista para o dia 1º de dezembro de 2013. As provas serão aplicadas somente na Grande Vitória.

O exame intelectual terá questões relacionadas a ciências humanas e tecnologias (história, geografia, filosofia e sociologia); Ciências da natureza e suas tecnologias (química, física e biologia); Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (língua portuguesa, literatura, língua estrangeira, sendo inglês ou espanhol, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação; Matemática, sendo 20 questões para cada área de conhecimento, além de uma redação dissertativa.

As etapas do concurso também irão incluir Teste de Aptidão Física (TAF), avaliação médica, psicológica e investigação social.

Avaliação física

No Teste de Avaliação Física (TAF) os homens serão submetidos a flexão na barra fixa. Serão quatro barras que deverão ser realizadas em um minuto, 35 repetições de abdominal remador e corrida de 3.200 metros. O sexo feminino deverá realizar uma barra fixa, 30 repetições de abdominal remador e corrida de 2.800 metros.

O capitão Luiz Fernando Silva Guimarães que faz parte da Comissão Organizadora de Concursos da PMES, alerta que os candidatos devem se preparar para o teste físico. “Além do teste intelectual, é necessário um bom preparo físico para atender os requisitos do TAF como a execução das corridas e da barra fixa. É preciso dedicação e treinamento para concluir esta etapa que é eliminatória”, alerta o capitão.

Curso de Formação de Oficiais

O curso de Formação de Oficiais tem duração de três anos, carga horária de 3.726 horas e é equivalente a curso superior de graduação. As aulas serão ministradas no Centro de Formação e Aperfeiçoamento (CFA) da PMES, no município de Cariacica, em período de tempo integral ou em regime de internato.

Durante o treinamento o aluno é preparado para exercer função de comando dentro da corporação. Dentre as atividades estão a coordenação do policiamento ostensivo como o comando de pelotões, gerenciamento de recursos humanos e logísticos.

Os alunos terão disciplinas de ética e cidadania, sociologia, psicologia geral, sistema de segurança pública no Brasil, introdução ao estudo do Direito, Direito Constitucional, Direito Penal, Direito Civil, Legislação Básica da Polícia Militar, teoria e gestão organizacional, pronto socorrismo, defesa pessoal, policiamento ostensivo, tiro policial, ordem unida, armamento e equipamento policial, educação física, entre outras, além de estágio supervisionado.



Publicidade


Outras Notícias


Espírito Santo enfrenta desafio de vencer transmissão vertical do HIV, da hepatite B e da sífilis

Leptospirose é doença grave e transmitida por água contaminada de enchentes

Publicado decreto que autoriza uso do FGTS para compra de próteses

Saiba mais sobre as vacinas contra a gripe disponíveis no Brasil

Santo Apolônio, seu amor a Deus foi concreto

Inscrições para Cachoeirense Ausente de 2018 abrem nesta sexta (23)

Desfile e mostra cultural festejam emancipação de Cachoeiro

“A defesa da água é a defesa da vida”, afirma Papa

São Zacarias, Papa

Mais de cinco mil assinaturas reivindicam asfalto em comunidades de Alegre

São Nicolau de Flue, eremita

Prefeitura de Cachoeiro tenta disciplinar trânsito em cruzamento

Pai é preso suspeito de estuprar a filha de 11 anos em Marataízes

PM encontra pé de maconha dentro de casa em Cachoeiro

Torta Capixaba Orgulho da Nossa Gastronomia

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.