3,2 milhões de celulares no ES passarão a ter nove dígitos a partir de domingo (27)

Celulares_com_9_digitos_interior_sp_615x340-42070

A partir de domingo (27), os aparelhos de telefonia móvel da operadora Vivo, no Espírito Santo, deverão incluir mais um dígito 9 no pré-fixo do número de celular. A mudança vai afetar 3,2 milhões de capixabas. Telefones fixos e rádios seguem sem alteração. Neste mesmo dia, o acréscimo de um numeral nas linhas de telefone móvel passa a valer também para o estado do Rio de Janeiro.

A medida foi anunciada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em janeiro, e tem o objetivo de aumentar a possibilidade de combinações entre os números, podendo assim ampliar o volume de linhas disponíveis.

“O que motivou essa mudança foi o crescimento da planta de serviço móvel pessoal. Nós temos, hoje, 265 milhões de usuários no Brasil, e este número continua aumentando. A necessidade de acrescentar o dígito começou na área 11, e está sendo aplicado em outras áreas para padronizar os números”, explica o especialista em regulamentação da Anatel, Albino José Alves do Amaral.

Em São Paulo, a alteração já foi feita. Primeiramente, durante o mês de julho do ano passado, na capital paulista (DDD 11) e atingiu o interior do estado (DDDs de 12 a 19) em agosto deste ano. Segundo a operadora, tudo ocorreu sem incidentes.

Ainda de acordo com a Vivo, a inclusão do nono dígito vem sendo comunicada aos seus clientes desde maio 2013, por meio de mensagem em conta telefônica, SMS e em todos os canais de relacionamento, como call center, lojas e no site www.vivo.com.br.

Nos dez primeiros dias após a implantação do nono dígito, acontecerá o denominado duplo convívio, isto é, discagens de oito ou nove dígitos serão válidas. Passado esse prazo, haverá um período de 90 dias para a interceptação dos números.

Capixabas preocupados com a atualização da agenda de contatos

Os capixabas já parecem cientes do acréscimo de mais um número nove no pré-fixo das linhas de telefonia móvel da Vivo. Aparentemente, a grande preocupação das pessoas diz respeito a adaptação que será necessária após a implantação do novo dígito, sobretudo a atualização da agenda de contatos.

“Acho que é uma medida necessária. Hoje, no país, temos dois celulares para cada habitante. Daqui a pouco, vão ter que colocar mais outro nove. Minha preocupação é atualizar a agenda de contatos”, afirma o engenheiro, Francisco Gusmão, 59 anos.

A decoradora, Suzy Machado, 40 anos, acredita que a adaptação ao nono número é uma questão de tempo e também espera por uma maneira de atualizar os contatos. “Com o tempo a gente se acostuma com a mudança. Em outras cidades já foi alterado. Só espero que tenha algum modo de alterar a agenda automaticamente”, disse a decoradora.

A Vivo explica que oferecerá, gratuitamente para download, a clientes de qualquer operadora o aplicativo “VIVO 9º Dígito”, com o qual os clientes podem organizar a agenda de contatos de acordo com a normas da agência reguladora.

No entanto, ele estará disponível para aparelhos iPhone ou Android. O jornaleiro, Lázaro Aristides, 33 anos, não possui celular com tal tecnologia e acredita que a alteração gerará confusão para modificar a agenda. “No início, vai dar problema para atualizar a agenda. Eu mesmo sou um dos que vai ter que alterar número por número”, explica o jornaleiro.



Publicidade


Outras Notícias


Novas suspeitas de obras superfaturadas em Presidente Kennedy

Santos Rodrigo e Salomão - Sacerdotes mártires

Veículo com marcas de tiros é encontrado abandonado em bairro de Cachoeiro

Soldados do Exército chegam à Cachoeiro e já atuam em pontos estratégicos

Sesa atualiza dados de febre amarela

ProUni: estudantes capixabas ganham mais prazo para apresentar documentos

Fespes vai denunciar Estado Brasileiro a entidades internacionais de direitos humanos pelo caos no ES

Procurador-geral da República vem ao Estado para dar aval à 'reforma da PM'

Governo abre processo contra 703 militares envolvidos em ‘revolta armada’

Famílias de militares seguem irredutíveis na porta dos batalhões

Nossa Senhora de Lourdes

São Miguel Febres - Padroeiro dos pedagogos

Atenção! Excesso de peso na mochila pode prejudicar saúde das crianças

Peritos aceleram liberação de cadáveres para receber mais corpos no DML

ARENA VERÃO 2017 COMEÇA NESTE FINAL DE SEMANA EM MARATAÍZES

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.