3,2 milhões de celulares no ES passarão a ter nove dígitos a partir de domingo (27)

Celulares_com_9_digitos_interior_sp_615x340-42070

A partir de domingo (27), os aparelhos de telefonia móvel da operadora Vivo, no Espírito Santo, deverão incluir mais um dígito 9 no pré-fixo do número de celular. A mudança vai afetar 3,2 milhões de capixabas. Telefones fixos e rádios seguem sem alteração. Neste mesmo dia, o acréscimo de um numeral nas linhas de telefone móvel passa a valer também para o estado do Rio de Janeiro.

A medida foi anunciada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em janeiro, e tem o objetivo de aumentar a possibilidade de combinações entre os números, podendo assim ampliar o volume de linhas disponíveis.

“O que motivou essa mudança foi o crescimento da planta de serviço móvel pessoal. Nós temos, hoje, 265 milhões de usuários no Brasil, e este número continua aumentando. A necessidade de acrescentar o dígito começou na área 11, e está sendo aplicado em outras áreas para padronizar os números”, explica o especialista em regulamentação da Anatel, Albino José Alves do Amaral.

Em São Paulo, a alteração já foi feita. Primeiramente, durante o mês de julho do ano passado, na capital paulista (DDD 11) e atingiu o interior do estado (DDDs de 12 a 19) em agosto deste ano. Segundo a operadora, tudo ocorreu sem incidentes.

Ainda de acordo com a Vivo, a inclusão do nono dígito vem sendo comunicada aos seus clientes desde maio 2013, por meio de mensagem em conta telefônica, SMS e em todos os canais de relacionamento, como call center, lojas e no site www.vivo.com.br.

Nos dez primeiros dias após a implantação do nono dígito, acontecerá o denominado duplo convívio, isto é, discagens de oito ou nove dígitos serão válidas. Passado esse prazo, haverá um período de 90 dias para a interceptação dos números.

Capixabas preocupados com a atualização da agenda de contatos

Os capixabas já parecem cientes do acréscimo de mais um número nove no pré-fixo das linhas de telefonia móvel da Vivo. Aparentemente, a grande preocupação das pessoas diz respeito a adaptação que será necessária após a implantação do novo dígito, sobretudo a atualização da agenda de contatos.

“Acho que é uma medida necessária. Hoje, no país, temos dois celulares para cada habitante. Daqui a pouco, vão ter que colocar mais outro nove. Minha preocupação é atualizar a agenda de contatos”, afirma o engenheiro, Francisco Gusmão, 59 anos.

A decoradora, Suzy Machado, 40 anos, acredita que a adaptação ao nono número é uma questão de tempo e também espera por uma maneira de atualizar os contatos. “Com o tempo a gente se acostuma com a mudança. Em outras cidades já foi alterado. Só espero que tenha algum modo de alterar a agenda automaticamente”, disse a decoradora.

A Vivo explica que oferecerá, gratuitamente para download, a clientes de qualquer operadora o aplicativo “VIVO 9º Dígito”, com o qual os clientes podem organizar a agenda de contatos de acordo com a normas da agência reguladora.

No entanto, ele estará disponível para aparelhos iPhone ou Android. O jornaleiro, Lázaro Aristides, 33 anos, não possui celular com tal tecnologia e acredita que a alteração gerará confusão para modificar a agenda. “No início, vai dar problema para atualizar a agenda. Eu mesmo sou um dos que vai ter que alterar número por número”, explica o jornaleiro.



Publicidade


Outras Notícias


Bienal Rubem Braga terá encontro nacional de literatura fantástica

Dia D de vacinação contra gripe em Cachoeiro é no sábado (12)

Inscrições no Enem já começaram

Inscrições para o Enem passam de 200 mil em uma hora e meia

São Pedro de Tarantásia, foi um homem pacificador

Diocese de Cachoeiro adota medidas para evitar contágio de gripes

Santa Casa lança campanha para incentivar mulheres a doar sangue

Estudantes são assaltadas na porta de faculdade em Cachoeiro

Homem é morto durante tentativa de assalto em Cachoeiro

Nasceu; e agora? Psicólogos explicam como lidar com a depressão pós-parto

Atenção, motoristas! IPVA de veículos com finais de placas de 6 a 0 começa a vencer

Prorrogado para 10 de maio prazo para renovar contratos do Fies

Campanha de vacinação em todo o país vai até 01 de junho

Conta de luz: Em maio bandeira tarifária mais cara

São Floriano, padroeiro dos bombeiros

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.