Sinal cai de novo e a Vivo deve ser autuada

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O Procon de Cachoeiro de Itapemirim vai elaborar auto de infração pelas recorrentes falhas no serviço da operadora de telefonia celular Vivo, que tem prejudicado os clientes na região, como os registrados, mais uma vez, ontem.

“Já notificamos a operadora em questão e recebemos resposta não satisfatória. Devemos então lavrar auto de infração. Em outro caso, no ano passado, houve um ‘apagão’ e a empresa foi autuada”, explica o coordenador do Procon, Rogério Athayde.

Mas, apesar da atuação do órgão de defesa do consumidor, os problemas persistem. Os clientes da operadora, em Cachoeiro, encontram problemas para fazer ligações. O sinal dos telefones celulares oscila há pelo menos dois dias. A saída para quem se sentir prejudicado é a ação judicial.

Há um mês, o mesmo problema foi detectado. Naquela ocasião, a empresa informou que o motivo do caos nos celulares era por conta de rompimento de cabo de fibra óptica. A justificativa é a mesma dada agora, para as falhas mais recentes. A promessa era de que o problema teria sido sanado ontem à tarde e o sistema, restabelecido.
Reclamações
Apesar dos problemas gerados pela telefonia móvel, eles ainda não ocupam o topo da lista das reclamações do Procon de Cachoeiro, que fica com a categoria de produtos. De acordo com o coordenador do órgão, Rogério Athayde, isso somente não acontece por conta da falta de formalização da reclamação.

Ele orienta que, em casos nos quais o cliente se sinta lesado pela operadora, ele deve ligar para a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), pelo número 1331. A central de atendimento funciona de segunda a sexta-feira, nos dias úteis, das 8h00 às 20h00.

Ainda de acordo com Athayde, após este procedimento, deve-se também procurar o órgão local de defesa do consumidor. Caso a cidade não disponha de uma unidade, o cliente pode acionar o Procon Estadual ou o Ministério Público. O consumidor pode até mesmo acionar diretamente a Justiça pela falta de prestação do serviço contratado.

Fonte: O Fato



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