Saiba como solicitar 2ª via gratuita de CNH em casos de furto e roubo de documentos

Cnh nestor

A Lei de nº 9.795 estabelece que o Estado do Espírito Santo não cobre taxa de 2ª via para emissão de documentos furtados ou roubados, cuja expedição seja de competência de seus órgãos. Sendo assim, o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) orienta sobre a solicitação de 2ª via de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para esses casos.

O primeiro passo é fazer o boletim de ocorrência online ou em uma delegacia (BO) informando que seus documentos foram roubados/furtados, dentre eles a carteira de habilitação. Feito isso, ele deve se dirigir a qualquer agência do Detran|ES (Ciretran ou PAV) para protocolar o requerimento com os documentos necessários.

Os documentos a serem anexados no pedido são: cópia do documento de identidade ou de qualquer outro documento de identificação com foto; cópia autenticada ou original da fatura de água, luz ou telefone, expedido no prazo máximo de 90 dias em nome do usuário ou com declaração em nome de quem constar a fatura; cópia do BO; devendo conter o nome do documento roubado ou furtado; e o original para verificação.

O direito de isenção da taxa por motivo de furto ou roubo é concedido apenas aos condutores habilitados no Espírito Santo. Se o fato ocorrer fora do Território Nacional ele também poderá solicitá-la desde que o boletim de ocorrência, caso em língua estrangeira, tenha tradução por tradutor público juramentado.

A subgerente de Condutores, Eliana Cade, ressalta o prazo de entrega da 2ª via da carteira. “Assim que o cidadão dá entrada com a documentação exigida, ela é encaminhada à Central de Atendimento ao Renach (CAR) para conferência e a posterior emissão e expedição do documento. O prazo para entrega da CNH, no endereço cadastrado no sistema do Detran|ES, é de até cinco dias úteis”.



Publicidade


Outras Notícias


Novas suspeitas de obras superfaturadas em Presidente Kennedy

Santos Rodrigo e Salomão - Sacerdotes mártires

Veículo com marcas de tiros é encontrado abandonado em bairro de Cachoeiro

Soldados do Exército chegam à Cachoeiro e já atuam em pontos estratégicos

Sesa atualiza dados de febre amarela

ProUni: estudantes capixabas ganham mais prazo para apresentar documentos

Fespes vai denunciar Estado Brasileiro a entidades internacionais de direitos humanos pelo caos no ES

Procurador-geral da República vem ao Estado para dar aval à 'reforma da PM'

Governo abre processo contra 703 militares envolvidos em ‘revolta armada’

Famílias de militares seguem irredutíveis na porta dos batalhões

Nossa Senhora de Lourdes

São Miguel Febres - Padroeiro dos pedagogos

Atenção! Excesso de peso na mochila pode prejudicar saúde das crianças

Peritos aceleram liberação de cadáveres para receber mais corpos no DML

ARENA VERÃO 2017 COMEÇA NESTE FINAL DE SEMANA EM MARATAÍZES

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.