Planetário inflável é atração na praça de Fátima

C1030_planeta

Está na praça de Fátima, em Cachoeiro de Itapemirim, o planetário inflável digital do Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), do Rio de Janeiro, uma das atrações da 1ª Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Até sexta-feira (1º), das 8h às 12h e das 14h às 18h, pessoas de todas as idades podem participar de sessões no local para observar e entender o movimento aparente do Sol, da Lua e dos planetas, que, normalmente, são de longa duração e, por isso, de difícil percepção. A entrada é franca.
Imagens de uma noite estrelada são projetadas no teto do planetário, que tem 3,2 metros de altura e quase 7 metros de diâmetro. “É uma oportunidade de observar um céu limpo e ver coisas que não conseguimos a olho nu”, explica o instrutor do Mast, Carlos Henrique Zeferino.

As sessões iniciam com uma breve explicação sobre o céu noturno e o que será visto. Em seguida, é exibido o filme “A Origem do Sistema Solar”, que narra como a ciência interpreta a formação do sistema planetário, dando ênfase aos grandes impactos e eventos catastróficos que ocorreram durante este processo.

Jovens que participavam de cursos no Centro de Referência da Juventude na tarde desta quarta-feira (30) aproveitaram para conferir a atração e gostaram do que viram.

Semana de Ciência e Tecnologia: programação até sexta
A 1ª Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação foi iniciada nesta terça-feira (29). A abertura, realizada no Jaraguá Tênis Clube, contou com palestra do representante do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Douglas Falcão Silva, que coordenou a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia deste ano. “É louvável a iniciativa de Cachoeiro de promover um evento como este, que é fundamental para a popularização da ciência e tecnologia”, destacou o palestrante.

Participaram do evento o prefeito Carlos Casteglione, o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Jadir Péla, o deputado federal Camilo Cola, entre outras autoridades e representantes das áreas acadêmica e empresarial.

A programação segue até sexta-feira (1°), com debates e mostras de trabalhos técnico-científicos de alunos do Instituto Federal do Espírito Santo e do Centro Universitário São Camilo, parceiros da prefeitura na realização da Semana.



Publicidade


Outras Notícias


Bienal Rubem Braga terá encontro nacional de literatura fantástica

Dia D de vacinação contra gripe em Cachoeiro é no sábado (12)

Inscrições no Enem já começaram

Inscrições para o Enem passam de 200 mil em uma hora e meia

São Pedro de Tarantásia, foi um homem pacificador

Diocese de Cachoeiro adota medidas para evitar contágio de gripes

Santa Casa lança campanha para incentivar mulheres a doar sangue

Estudantes são assaltadas na porta de faculdade em Cachoeiro

Homem é morto durante tentativa de assalto em Cachoeiro

Nasceu; e agora? Psicólogos explicam como lidar com a depressão pós-parto

Atenção, motoristas! IPVA de veículos com finais de placas de 6 a 0 começa a vencer

Prorrogado para 10 de maio prazo para renovar contratos do Fies

Campanha de vacinação em todo o país vai até 01 de junho

Conta de luz: Em maio bandeira tarifária mais cara

São Floriano, padroeiro dos bombeiros

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.