Governo ES lança edital com 1,4 mil vagas para cursos técnicos

Sedu_cursotecnico01_jpg

Para ampliar a educação técnica de nível médio no Estado, o Governo do Espírito Santo lança, nesta quinta-feira (31), um novo edital do Pronatec, por meio do Rede Formar, com mais de 1,4 mil vagas para cursos técnicos gratuitos. A oferta é na modalidade TEC e tem duração de até dois anos.

Para o secretário de Educação, Klinger Barbosa Alves, o ensino técnico é importante tanto para o aluno quanto para a sociedade. “O mercado de trabalho exige formação do candidato. É por isso que o Governo está ofertando aos alunos da rede pública o acesso ao ensino técnico que, posteriormente, o levará para o mercado de trabalho”, disse Klinger.

Com a parceria do Ifes, Senai e Senac, ao todo serão 1.419 vagas para alunos da 2ª e 3ª séries do ensino médio da rede estadual ou, da rede privada, desde que comprovem a condição de bolsista integral por razões socioeconômicas.

Os cursos passam por diversas áreas, da administrativa à industrial, com oferta também no setor de comércio e serviços. Entre outras opções, o aluno vai poder escolher a formação para ser Técnico em Química, Mecânica, Design de Interiores e Segurança do Trabalho.

Inscrições

Para participar, as inscrições devem ser feitas a partir das 10 horas da próxima segunda-feira (04) até as 16h59 do dia 27 de novembro, no endereço eletrônico da Secretaria de Estado da Educação (Sedu) www.educacao.es.gov.br. No ato da inscrição, o aluno da rede estadual deve informar o Registro de Matrícula (RM) e o da rede particular, o CPF.

A oferta abrange 32 municípios, tais como Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Linhares e Presidente Kennedy, e 18 cursos diferentes. A classificação dos candidatos será feita a partir da média dos alunos nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática no ano passado.

Para o secretário, “esse tipo de seleção valoriza os alunos que estão se empenhando nos estudos durante o ano. Eles merecem essa oportunidade”, explicou Klinger.

O resultado será divulgado no dia 29 de novembro, no site da Sedu, e as matrículas deverão ser feitas nas unidades de ensino escolhidas, de 02 a 06 de dezembro, das 7h30 às 20 horas. As aulas estão programadas para começar em janeiro de 2014.

Rede Formar

A Rede Formar – Programa de Educação Profissional desenvolvido pelo Governo do Estado – é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (Sedu) e a Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho (Sectti) com objetivo de ampliar a educação técnica de nível médio. A meta é ofertar mais de 160 mil vagas de formação em diversas áreas prioritárias para o Espírito Santo até 2014, atingindo todas as regiões do Estado.

O programa, em suas diferentes modalidades de oferta, reúne as redes de ensino federal, estadual e privada e articula-se com as políticas nacionais, a exemplo do Pronatec, como forma de potencializar os esforços na formação técnica. De 2011 até agora, já foram ofertadas mais de 70 mil vagas pela Sedu nas diversas modalidades de cursos técnicos. Somente em 2013, já somam mais de 30 mil vagas oferecidas.



Publicidade


Outras Notícias


Espírito Santo enfrenta desafio de vencer transmissão vertical do HIV, da hepatite B e da sífilis

Leptospirose é doença grave e transmitida por água contaminada de enchentes

Publicado decreto que autoriza uso do FGTS para compra de próteses

Saiba mais sobre as vacinas contra a gripe disponíveis no Brasil

Santo Apolônio, seu amor a Deus foi concreto

Inscrições para Cachoeirense Ausente de 2018 abrem nesta sexta (23)

Desfile e mostra cultural festejam emancipação de Cachoeiro

“A defesa da água é a defesa da vida”, afirma Papa

São Zacarias, Papa

Mais de cinco mil assinaturas reivindicam asfalto em comunidades de Alegre

São Nicolau de Flue, eremita

Prefeitura de Cachoeiro tenta disciplinar trânsito em cruzamento

Pai é preso suspeito de estuprar a filha de 11 anos em Marataízes

PM encontra pé de maconha dentro de casa em Cachoeiro

Torta Capixaba Orgulho da Nossa Gastronomia

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.