Últimos dias para se inscrever no Processo Seletivo do Ifes

Ifes 1

Os interessados em concorrer às vagas em cursos técnicos do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes, oferecidas no edital 1 2014, têm até domingo (3) para realizarem a inscrição, por meio do site www.ifes.edu.br. Já o pagamento da taxa de R$ 51, que efetiva a inscrição para participação no processo, é aceito até o dia 4 de novembro.

Aqueles que fizeram a requisição da isenção da taxa e tiveram o pedido recusado devem pagar a guia de recolhimento da União (GRU) também até o dia 4 de novembro para participarem da seleção. As provas serão objetivas e estão marcadas para 8 de dezembro. A lista dos aprovados será divulgada em 30 de dezembro e as aulas começam no primeiro semestre do ano.

O Ifes tem 2.802 vagas abertas para cursos técnicos nas modalidades concomitante, integrada, subsequente e vagas remanescentes do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos – Proeja, conforme o edital. Os cursos são oferecidos nos campi de Alegre, Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Guarapari, Ibatiba, Itapina, Linhares, Nova Venécia, Piúma, Santa Teresa, São Mateus, Serra, Venda Nova do Imigrante, Vila Velha e Vitória.

Os cursos técnicos integrados ao ensino médio são oferecidos somente a quem já tenha concluído o ensino fundamental. Neles, o aluno obtém a habilitação profissional técnica de nível médio, em curso único, realizado de forma integrada e interdependente. Não será possível concluir o ensino médio de forma independente da conclusão do ensino técnico ou o contrário. No caso do Proeja, além do ensino fundamental completo, o candidato deve ter 18 anos e não possuir diploma do ensino médio.

Nos cursos técnicos concomitantes, o aluno faz somente o ensino técnico no Ifes. O candidato pode ter o diploma do ensino médio ou estar matriculado no ensino médio em outra escola, sem dependência – a concomitância pode acontecer em uma determinada série, dependendo do curso ofertado.

Já os cursos técnicos subsequentes são ofertados exclusivamente para quem tenha concluído o ensino médio, enquanto o curso técnico na modalidade Proeja – Vagas Remanescentes tem como pré-requisitos idade mínima de 18 anos completos até a data da matrícula e ensino médio completo. As vagas são remanescentes de editais anteriores, destinadas dentro do Proeja.

Edital 2 2014

O Ifes também oferta vagas para os cursos técnicos integrados ao Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – Proeja. O campus Ibatiba tem 40 vagas para o curso técnico em Meio Ambiente; em Santa Teresa, há 32 vagas para técnico em Agroindústria; e em Vitória são 40 vagas para Edificações, 32 para Metalurgia e 36 para Segurança do Trabalho.

O Proeja abrange cursos que proporcionam formação profissional e básica para jovens e adultos. Como se trata de curso único, realizado de forma integrada e interdependente, não será possível concluir o ensino médio de forma independente da conclusão do ensino técnico ou o contrário.

A inscrição para o processo seletivo do Proeja está aberta até 1º de novembro, no campus de interesse do curso. Podem participar os candidatos que preenchem os seguintes requisitos: ensino fundamental completo ou concluído até a data da matrícula;

mínimo de 18 anos (ou a completar até o dia da matrícula); não ter concluído o ensino médio.

Mais informações no http://www.ifes.edu.br/noticias/4268-ifes-publica-edital-do-processo-seletivo-1-2014.



Publicidade


Outras Notícias


Cachoeiro se prepara para receber mais uma edição da Stone Fair

Bienal Rubem Braga terá encontro nacional de literatura fantástica

Dia D de vacinação contra gripe em Cachoeiro é no sábado (12)

Inscrições no Enem já começaram

Inscrições para o Enem passam de 200 mil em uma hora e meia

São Pedro de Tarantásia, foi um homem pacificador

Diocese de Cachoeiro adota medidas para evitar contágio de gripes

Santa Casa lança campanha para incentivar mulheres a doar sangue

Estudantes são assaltadas na porta de faculdade em Cachoeiro

Homem é morto durante tentativa de assalto em Cachoeiro

Nasceu; e agora? Psicólogos explicam como lidar com a depressão pós-parto

Atenção, motoristas! IPVA de veículos com finais de placas de 6 a 0 começa a vencer

Prorrogado para 10 de maio prazo para renovar contratos do Fies

Campanha de vacinação em todo o país vai até 01 de junho

Conta de luz: Em maio bandeira tarifária mais cara

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.