Veículos em serviço de urgência têm preferência nas vias

Telemedicina184

Durante a semana o fluxo de automóveis nas vias costuma ser maior em horários específicos, geralmente na ida e na volta do trabalho. Nesses momentos é preciso ter paciência para evitar transtornos e atenção na hora de dar preferência a veículos em serviço de urgência como, por exemplo, ambulâncias. Sendo assim, o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) instrui os condutores sobre o procedimento correto a ser feito nesses casos.

De acordo com o artigo 189 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o condutor que “deixar de dar passagem aos veículos precedidos de batedores, de socorro de incêndio e salvamento, de polícia, de operação e fiscalização de trânsito e às ambulâncias, quando em serviço de urgência e devidamente identificados por dispositivos regulamentados de alarme sonoro e iluminação vermelha intermitentes” estará cometendo uma infração gravíssima.

A penalidade para essa imprudência é multa no valor de R$ 191,54 e perda de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O CTB também deixa claro que seguir esses tipos de veículos configura infração. Nesse caso, caracterizada como grave, com perda de cinco pontos na carteira e multa de R$ 127,69.

A subgerente de Veículos do Detran|ES, Carla Matos, explica a maneira correta de agir nessas situações: “A alínea A presente no inciso VII do artigo 29 do código orienta que os condutores, ao ouvirem o som da sirene que indica proximidade de veículo em serviço de urgência, deverão deixar livre a passagem pela faixa da esquerda, indo para a direita da via e parando, se necessário. Isso deve ser feito de maneira cuidadosa, mantendo



Publicidade


Outras Notícias


Espírito Santo enfrenta desafio de vencer transmissão vertical do HIV, da hepatite B e da sífilis

Leptospirose é doença grave e transmitida por água contaminada de enchentes

Publicado decreto que autoriza uso do FGTS para compra de próteses

Saiba mais sobre as vacinas contra a gripe disponíveis no Brasil

Santo Apolônio, seu amor a Deus foi concreto

Inscrições para Cachoeirense Ausente de 2018 abrem nesta sexta (23)

Desfile e mostra cultural festejam emancipação de Cachoeiro

“A defesa da água é a defesa da vida”, afirma Papa

São Zacarias, Papa

Mais de cinco mil assinaturas reivindicam asfalto em comunidades de Alegre

São Nicolau de Flue, eremita

Prefeitura de Cachoeiro tenta disciplinar trânsito em cruzamento

Pai é preso suspeito de estuprar a filha de 11 anos em Marataízes

PM encontra pé de maconha dentro de casa em Cachoeiro

Torta Capixaba Orgulho da Nossa Gastronomia

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.