Acervo de Rubem Braga ao alcance do público

Rubem braga

O Dia Nacional da Cultura, comemorado nesta terça-feira (05), será especial para os moradores de Cachoeiro de Itapemirim. A Secretaria Municipal de Cultura escolheu a data para abrir ao público uma exposição com livros e objetos que pertenceram a Rubem Braga, cachoeirense considerado o inventor da crônica moderna brasileira.

As peças podem ser conferidas a partir das 9h, no edifício Bernardino Monteiro, sede da prefeitura. Elas estavam na mítica cobertura do escritor em Ipanema, no Rio de Janeiro, e foram doadas ao município pela família, recentemente.

A maior parte do acervo é de livros. São 919 volumes que podem ser consultados no local. Além de literatura, há títulos sobre artes, fauna e flora, história, Segunda Guerra Mundial e, também, enciclopédias e dicionários de várias línguas. Em algumas das obras, é possível achar anotações feitas pelo cronista. Em outras, as dedicatórias dos autores, entre eles Thiago de Mello e Lêdo Ivo. Os tomos mais antigos datam do século XIX e foram impressos em Portugal.
A máquina de escrever Olivetti Lettera 32, da qual nasceram inúmeros textos do escritor, e mapas geográficos da fase em que Braga foi diplomata também serão expostos. “São verdadeiras relíquias com as quais o público cachoeirense terá contato no ano do centenário do cronista, o que tem um grande valor simbólico”, destaca a secretária municipal de Cultura, Joana D’Arck Caetano.

Fazem parte da exposição, ainda, quadros, fotografias e peças que compõem o acervo da Casa dos Braga, desocupada para passar por restauro, conduzido pelo Instituto Sincades e Secretaria de Estado da Cultura. As visitas ao acervo no Bernardino Monteiro podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. A entrada é franca.

Centenário
A abertura do acervo de Rubem Braga a visitação é parte das comemorações do centenário do escritor em Cachoeiro. A programação termina na quarta-feira (06), com a entrega de certificados aos artistas que tiveram projetos aprovados no edital deste ano da Lei Rubem Braga, de incentivo à cultura. O evento será realizado às 9h, no gabinete do prefeito Carlos Casteglione.



Publicidade


Outras Notícias


Novas suspeitas de obras superfaturadas em Presidente Kennedy

Santos Rodrigo e Salomão - Sacerdotes mártires

Veículo com marcas de tiros é encontrado abandonado em bairro de Cachoeiro

Soldados do Exército chegam à Cachoeiro e já atuam em pontos estratégicos

Sesa atualiza dados de febre amarela

ProUni: estudantes capixabas ganham mais prazo para apresentar documentos

Fespes vai denunciar Estado Brasileiro a entidades internacionais de direitos humanos pelo caos no ES

Procurador-geral da República vem ao Estado para dar aval à 'reforma da PM'

Governo abre processo contra 703 militares envolvidos em ‘revolta armada’

Famílias de militares seguem irredutíveis na porta dos batalhões

Nossa Senhora de Lourdes

São Miguel Febres - Padroeiro dos pedagogos

Atenção! Excesso de peso na mochila pode prejudicar saúde das crianças

Peritos aceleram liberação de cadáveres para receber mais corpos no DML

ARENA VERÃO 2017 COMEÇA NESTE FINAL DE SEMANA EM MARATAÍZES

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.