Acervo de Rubem Braga ao alcance do público

Rubem braga

O Dia Nacional da Cultura, comemorado nesta terça-feira (05), será especial para os moradores de Cachoeiro de Itapemirim. A Secretaria Municipal de Cultura escolheu a data para abrir ao público uma exposição com livros e objetos que pertenceram a Rubem Braga, cachoeirense considerado o inventor da crônica moderna brasileira.

As peças podem ser conferidas a partir das 9h, no edifício Bernardino Monteiro, sede da prefeitura. Elas estavam na mítica cobertura do escritor em Ipanema, no Rio de Janeiro, e foram doadas ao município pela família, recentemente.

A maior parte do acervo é de livros. São 919 volumes que podem ser consultados no local. Além de literatura, há títulos sobre artes, fauna e flora, história, Segunda Guerra Mundial e, também, enciclopédias e dicionários de várias línguas. Em algumas das obras, é possível achar anotações feitas pelo cronista. Em outras, as dedicatórias dos autores, entre eles Thiago de Mello e Lêdo Ivo. Os tomos mais antigos datam do século XIX e foram impressos em Portugal.
A máquina de escrever Olivetti Lettera 32, da qual nasceram inúmeros textos do escritor, e mapas geográficos da fase em que Braga foi diplomata também serão expostos. “São verdadeiras relíquias com as quais o público cachoeirense terá contato no ano do centenário do cronista, o que tem um grande valor simbólico”, destaca a secretária municipal de Cultura, Joana D’Arck Caetano.

Fazem parte da exposição, ainda, quadros, fotografias e peças que compõem o acervo da Casa dos Braga, desocupada para passar por restauro, conduzido pelo Instituto Sincades e Secretaria de Estado da Cultura. As visitas ao acervo no Bernardino Monteiro podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. A entrada é franca.

Centenário
A abertura do acervo de Rubem Braga a visitação é parte das comemorações do centenário do escritor em Cachoeiro. A programação termina na quarta-feira (06), com a entrega de certificados aos artistas que tiveram projetos aprovados no edital deste ano da Lei Rubem Braga, de incentivo à cultura. O evento será realizado às 9h, no gabinete do prefeito Carlos Casteglione.



Publicidade


Outras Notícias


PREFEITURA DE CACHOEIRO E SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE AMPLIA EXAMES

Caminhoneiro sofre sequestro-relâmpago e tem caminhão roubado em Cachoeiro

Motorista morre afogado em Itapemirim

Jovem de 15 anos morre após perder o controle de motocicleta na curva de Boa Vista, em Marataízes.

Público não comparece ao Carnaval de Cachoeiro

São Martiniano - O jovem eremita

Caminhão e carro batem de frente e duas pessoas morrem na BR 101 em Atílio Vivácqua

Campanha coleta mais de 40 toneladas de lixo eletrônico em Cachoeiro

Novas suspeitas de obras superfaturadas em Presidente Kennedy

Santos Rodrigo e Salomão - Sacerdotes mártires

Veículo com marcas de tiros é encontrado abandonado em bairro de Cachoeiro

Soldados do Exército chegam à Cachoeiro e já atuam em pontos estratégicos

Sesa atualiza dados de febre amarela

ProUni: estudantes capixabas ganham mais prazo para apresentar documentos

Fespes vai denunciar Estado Brasileiro a entidades internacionais de direitos humanos pelo caos no ES

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.