Acervo de Rubem Braga ao alcance do público

Rubem braga

O Dia Nacional da Cultura, comemorado nesta terça-feira (05), será especial para os moradores de Cachoeiro de Itapemirim. A Secretaria Municipal de Cultura escolheu a data para abrir ao público uma exposição com livros e objetos que pertenceram a Rubem Braga, cachoeirense considerado o inventor da crônica moderna brasileira.

As peças podem ser conferidas a partir das 9h, no edifício Bernardino Monteiro, sede da prefeitura. Elas estavam na mítica cobertura do escritor em Ipanema, no Rio de Janeiro, e foram doadas ao município pela família, recentemente.

A maior parte do acervo é de livros. São 919 volumes que podem ser consultados no local. Além de literatura, há títulos sobre artes, fauna e flora, história, Segunda Guerra Mundial e, também, enciclopédias e dicionários de várias línguas. Em algumas das obras, é possível achar anotações feitas pelo cronista. Em outras, as dedicatórias dos autores, entre eles Thiago de Mello e Lêdo Ivo. Os tomos mais antigos datam do século XIX e foram impressos em Portugal.
A máquina de escrever Olivetti Lettera 32, da qual nasceram inúmeros textos do escritor, e mapas geográficos da fase em que Braga foi diplomata também serão expostos. “São verdadeiras relíquias com as quais o público cachoeirense terá contato no ano do centenário do cronista, o que tem um grande valor simbólico”, destaca a secretária municipal de Cultura, Joana D’Arck Caetano.

Fazem parte da exposição, ainda, quadros, fotografias e peças que compõem o acervo da Casa dos Braga, desocupada para passar por restauro, conduzido pelo Instituto Sincades e Secretaria de Estado da Cultura. As visitas ao acervo no Bernardino Monteiro podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. A entrada é franca.

Centenário
A abertura do acervo de Rubem Braga a visitação é parte das comemorações do centenário do escritor em Cachoeiro. A programação termina na quarta-feira (06), com a entrega de certificados aos artistas que tiveram projetos aprovados no edital deste ano da Lei Rubem Braga, de incentivo à cultura. O evento será realizado às 9h, no gabinete do prefeito Carlos Casteglione.



Publicidade


Outras Notícias


Espírito Santo enfrenta desafio de vencer transmissão vertical do HIV, da hepatite B e da sífilis

Leptospirose é doença grave e transmitida por água contaminada de enchentes

Publicado decreto que autoriza uso do FGTS para compra de próteses

Saiba mais sobre as vacinas contra a gripe disponíveis no Brasil

Santo Apolônio, seu amor a Deus foi concreto

Inscrições para Cachoeirense Ausente de 2018 abrem nesta sexta (23)

Desfile e mostra cultural festejam emancipação de Cachoeiro

“A defesa da água é a defesa da vida”, afirma Papa

São Zacarias, Papa

Mais de cinco mil assinaturas reivindicam asfalto em comunidades de Alegre

São Nicolau de Flue, eremita

Prefeitura de Cachoeiro tenta disciplinar trânsito em cruzamento

Pai é preso suspeito de estuprar a filha de 11 anos em Marataízes

PM encontra pé de maconha dentro de casa em Cachoeiro

Torta Capixaba Orgulho da Nossa Gastronomia

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.