Começa a campanha de vacinação contra a febre aftosa

Aftosa 1

De 1º a 30 de novembro será realizada em todo Espírito Santo a segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa, em que devem ser vacinados todos os bovinos e bubalinos (búfalos). A campanha, coordenada pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), deve contemplar aproximadamente 2,2 milhões de animais em todo o Estado.

A vacinação é realizada pelos próprios produtores e as vacinas podem ser adquiridas em lojas agropecuárias cadastradas, apenas no período da campanha.

Vacine e comprove

Após a vacinação, o produtor deve comparecer ao Idaf, até o dia 10 de dezembro, levando a nota fiscal da vacina, a ficha de produtor e a declaração de vacinação, além de informar nascimentos e mortes ocorridos desde a última atualização cadastral. O Instituto orienta que os produtores não deixem a comprovação para os últimos dias, pois o fluxo de pessoas costuma ser grande.

Segundo o diretor-presidente do Idaf, Davi Diniz de Carvalho, o compromisso dos produtores com a vacinação de seu rebanho é fundamental para o sucesso da campanha. “Embora erradicada do Espírito Santo, com reconhecimento internacional desde 2001, a febre aftosa é uma das maiores preocupações da agropecuária. O comprometimento com a segurança do rebanho contribui para a manutenção do status de zona livre com vacinação e para manter a habilitação à exportação para mercados exigentes como a União Europeia, Chile, Região Aduaneira, entre outros”, diz o diretor.
Imunização adequada

O coordenador no Idaf do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa, José Dias Porto Júnior, orienta os produtores para que fiquem atentos aos cuidados no transporte da vacina, bem como na aplicação e no armazenamento.

“É importante que as vacinas sejam transportadas em recipiente isotérmico com gelo e que sejam conservadas na temperatura correta, de 2ºC a 8°C, até o momento da aplicação. Outra recomendação é quanto à substituição da agulha a cada dez animais vacinados e a limpeza da seringa e agulhas no início e ao final do procedimento, fervendo-as e guardando-as limpas e secas”, explica Porto Júnior.

  • Saiba mais sobre a febre aftosa no site do Idaf (www.idaf.es.gov.br).



Publicidade


Outras Notícias


Cachoeiro se prepara para receber mais uma edição da Stone Fair

Bienal Rubem Braga terá encontro nacional de literatura fantástica

Dia D de vacinação contra gripe em Cachoeiro é no sábado (12)

Inscrições no Enem já começaram

Inscrições para o Enem passam de 200 mil em uma hora e meia

São Pedro de Tarantásia, foi um homem pacificador

Diocese de Cachoeiro adota medidas para evitar contágio de gripes

Santa Casa lança campanha para incentivar mulheres a doar sangue

Estudantes são assaltadas na porta de faculdade em Cachoeiro

Homem é morto durante tentativa de assalto em Cachoeiro

Nasceu; e agora? Psicólogos explicam como lidar com a depressão pós-parto

Atenção, motoristas! IPVA de veículos com finais de placas de 6 a 0 começa a vencer

Prorrogado para 10 de maio prazo para renovar contratos do Fies

Campanha de vacinação em todo o país vai até 01 de junho

Conta de luz: Em maio bandeira tarifária mais cara

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.