Revivendo o patrimônio cachoeirense

Esc_200_200

lunos de várias escolas públicas de Cachoeiro estão “viajando” pela cultura local. Desde junho, o projeto ‘Educação Patrimonial’ leva crianças a mais de 30 locais históricos da cidade. A iniciativa, pioneira, é realizada pelo Ponto de Cultura “Casa do Capoeira”, em parceria com o governo do Estado e a Prefeitura Municipal.

Ponte do Arco, Liceu Muniz Freire, Casa dos Braga, casa de Roberto Carlos, Ilha da Luz, Igreja Nossa Senhora dos Passos e Fábrica de Pios Maurílio Coelho são alguns dos pontos que os estudantes ‘reconhecem’ através do projeto.

“Procuro mostrar a memória da cidade e curiosidades para valorizar o passado de Cachoeiro e sua rica história. Os alunos, do 1º ao 9º ano, ficam maravilhados”, conta o guia Rogério Franzoti, professor aposentado.

O coordenador do passeio turístico explica que as oficinas são sempre na parte da manhã, com duração de aproximadamente uma hora e meia.

O grupo se reúne no Centro Cultural Mestre Salatiel, onde funciona a “Casa do Capoeira”, e parte a pé para visitar pontos no centro da cidade, como o Museu Ferroviário.

Após, há circuito de ônibus, com destino aos locais mais distantes. No bairro Coronel Borges, por exemplo, o início da colonização da região é citado, com destaque para o ponto onde os barcos atracavam.

Segundo Franzoti, o conhecimento adquirido não fica somente no tour por Cachoeiro, os alunos complementam o aprendizado com atividades educativas em sala de aula. As oficinas terminam no próximo mês.

O projeto é realizado pelo Ponto de Cultura “Casa do Capoeira”, com o apoio da Secult, secretarias municipais de Cultura e Educação e grupo de capoeira “Filhos da Princesa do Sul”.

Fonte: O Fato



Publicidade


Outras Notícias


Cachoeiro se prepara para receber mais uma edição da Stone Fair

Bienal Rubem Braga terá encontro nacional de literatura fantástica

Dia D de vacinação contra gripe em Cachoeiro é no sábado (12)

Inscrições no Enem já começaram

Inscrições para o Enem passam de 200 mil em uma hora e meia

São Pedro de Tarantásia, foi um homem pacificador

Diocese de Cachoeiro adota medidas para evitar contágio de gripes

Santa Casa lança campanha para incentivar mulheres a doar sangue

Estudantes são assaltadas na porta de faculdade em Cachoeiro

Homem é morto durante tentativa de assalto em Cachoeiro

Nasceu; e agora? Psicólogos explicam como lidar com a depressão pós-parto

Atenção, motoristas! IPVA de veículos com finais de placas de 6 a 0 começa a vencer

Prorrogado para 10 de maio prazo para renovar contratos do Fies

Campanha de vacinação em todo o país vai até 01 de junho

Conta de luz: Em maio bandeira tarifária mais cara

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.