Cachoeiro é a 4ª cidade do ES em crescimento de empresas

Empresa

Cachoeiro de Itapemirim tem a quarta maior taxa de crescimento do número de empresas entre os municípios capixabas, superior à da capital, Vitória. É o que aponta o “Empresômetro”, ferramenta criada pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) para contabilizar empresas e entidades privadas e públicas em atividade no Brasil.

De 2011 até 31 de outubro deste ano, período considerado pela pesquisa, Cachoeiro elevou em 20,38% o número de empresas ativas. A cidade de Serra teve o maior índice, 38,17%, seguida de Cariacica, que alcançou 34,18%, e Vila Velha, com 30,88%. Quinta no ranking, Vitória obteve 20%.

De acordo com o prefeito de Cachoeiro, Carlos Casteglione, as estratégias de fortalecimento das micro e pequenas empresas (MPEs) adotadas pela prefeitura nos últimos anos foram determinantes para o resultado alcançado.

“Criamos um ambiente propício ao surgimento de pequenos negócios, a partir da desburocratização da abertura de empresas e do incentivo à formalização. Graças a políticas públicas e ações articuladas, temos conseguido ampliar, ano a ano, o número de novos negócios. Isso contribui para reduzir o desemprego e, também, para melhorar a arrecadação do ISS, o que é importante nesse momento difícil para as finanças do município”, avalia.

A base de dados do Empresômetro consiste em informações da Receita Federal, secretarias estaduais e municipais de fazenda, agências reguladoras, cartórios de registro de títulos e documentos, Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Ministério do Trabalho e Emprego, Caixa Econômica Federal, juntas comerciais, portais de transparência e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Número de novas empresas terá novo aumento
Cachoeiro deve registar novo aumento do número de empresas neste ano. De acordo com a Secretaria Municipal de Fazenda, até 31 de outubro, 1.550 novos negócios foram abertos na cidade. “Na comparação com todo o ano de 2012, são apenas 67 inscrições a menos. Nesses dois meses finais, certamente esse número será superado e manteremos a tendência de crescimento dos últimos anos”, comemora o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Coelho.

Ações reconhecidas no estado e no país
As ações da prefeitura de Cachoeiro para estimular as empresas de pequeno porte têm obtido reconhecimento nos níveis estadual e nacional. Em 2012, o município conquistou o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, em duas categorias. E, neste ano, é o única finalista capixaba do Prêmio ODM Brasil, do governo federal, com o projeto “Formalização dos Pequenos Negócios e Apoio ao Empreendedor Individual”.

No conjunto de medidas adotadas por Cachoeiro, destacam-se a implementação da Lei Geral das MPEs, em 2010, a revisão da legislação tributária municipal, a ampliação do programa Nossocrédito (de microcrédito), a Nota Fiscal Eletrônica, o Alvará Online e a criação do Fórum Municipal das Micro e Pequenas Empresas (Fommipe) e da Sala do Empreendedor, onde os interessados em formalizar a sua atividade profissional recebem gratuitamente a orientação necessária e, em alguns casos, podem obter a inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) em apenas dois dias.

Serviço
A Sala do Empreendedor fica no Mercado Municipal “São João”, no bairro Amarelo. O atendimento é feito das 7h às 13h. Telefone: 3155-5292.



Publicidade


Outras Notícias


Espírito Santo enfrenta desafio de vencer transmissão vertical do HIV, da hepatite B e da sífilis

Leptospirose é doença grave e transmitida por água contaminada de enchentes

Publicado decreto que autoriza uso do FGTS para compra de próteses

Saiba mais sobre as vacinas contra a gripe disponíveis no Brasil

Santo Apolônio, seu amor a Deus foi concreto

Inscrições para Cachoeirense Ausente de 2018 abrem nesta sexta (23)

Desfile e mostra cultural festejam emancipação de Cachoeiro

“A defesa da água é a defesa da vida”, afirma Papa

São Zacarias, Papa

Mais de cinco mil assinaturas reivindicam asfalto em comunidades de Alegre

São Nicolau de Flue, eremita

Prefeitura de Cachoeiro tenta disciplinar trânsito em cruzamento

Pai é preso suspeito de estuprar a filha de 11 anos em Marataízes

PM encontra pé de maconha dentro de casa em Cachoeiro

Torta Capixaba Orgulho da Nossa Gastronomia

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.