Cachoeiro é a 4ª cidade do ES em crescimento de empresas

Empresa

Cachoeiro de Itapemirim tem a quarta maior taxa de crescimento do número de empresas entre os municípios capixabas, superior à da capital, Vitória. É o que aponta o “Empresômetro”, ferramenta criada pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) para contabilizar empresas e entidades privadas e públicas em atividade no Brasil.

De 2011 até 31 de outubro deste ano, período considerado pela pesquisa, Cachoeiro elevou em 20,38% o número de empresas ativas. A cidade de Serra teve o maior índice, 38,17%, seguida de Cariacica, que alcançou 34,18%, e Vila Velha, com 30,88%. Quinta no ranking, Vitória obteve 20%.

De acordo com o prefeito de Cachoeiro, Carlos Casteglione, as estratégias de fortalecimento das micro e pequenas empresas (MPEs) adotadas pela prefeitura nos últimos anos foram determinantes para o resultado alcançado.

“Criamos um ambiente propício ao surgimento de pequenos negócios, a partir da desburocratização da abertura de empresas e do incentivo à formalização. Graças a políticas públicas e ações articuladas, temos conseguido ampliar, ano a ano, o número de novos negócios. Isso contribui para reduzir o desemprego e, também, para melhorar a arrecadação do ISS, o que é importante nesse momento difícil para as finanças do município”, avalia.

A base de dados do Empresômetro consiste em informações da Receita Federal, secretarias estaduais e municipais de fazenda, agências reguladoras, cartórios de registro de títulos e documentos, Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Ministério do Trabalho e Emprego, Caixa Econômica Federal, juntas comerciais, portais de transparência e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Número de novas empresas terá novo aumento
Cachoeiro deve registar novo aumento do número de empresas neste ano. De acordo com a Secretaria Municipal de Fazenda, até 31 de outubro, 1.550 novos negócios foram abertos na cidade. “Na comparação com todo o ano de 2012, são apenas 67 inscrições a menos. Nesses dois meses finais, certamente esse número será superado e manteremos a tendência de crescimento dos últimos anos”, comemora o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Coelho.

Ações reconhecidas no estado e no país
As ações da prefeitura de Cachoeiro para estimular as empresas de pequeno porte têm obtido reconhecimento nos níveis estadual e nacional. Em 2012, o município conquistou o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, em duas categorias. E, neste ano, é o única finalista capixaba do Prêmio ODM Brasil, do governo federal, com o projeto “Formalização dos Pequenos Negócios e Apoio ao Empreendedor Individual”.

No conjunto de medidas adotadas por Cachoeiro, destacam-se a implementação da Lei Geral das MPEs, em 2010, a revisão da legislação tributária municipal, a ampliação do programa Nossocrédito (de microcrédito), a Nota Fiscal Eletrônica, o Alvará Online e a criação do Fórum Municipal das Micro e Pequenas Empresas (Fommipe) e da Sala do Empreendedor, onde os interessados em formalizar a sua atividade profissional recebem gratuitamente a orientação necessária e, em alguns casos, podem obter a inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) em apenas dois dias.

Serviço
A Sala do Empreendedor fica no Mercado Municipal “São João”, no bairro Amarelo. O atendimento é feito das 7h às 13h. Telefone: 3155-5292.



Publicidade


Outras Notícias


Bienal Rubem Braga terá encontro nacional de literatura fantástica

Dia D de vacinação contra gripe em Cachoeiro é no sábado (12)

Inscrições no Enem já começaram

Inscrições para o Enem passam de 200 mil em uma hora e meia

São Pedro de Tarantásia, foi um homem pacificador

Diocese de Cachoeiro adota medidas para evitar contágio de gripes

Santa Casa lança campanha para incentivar mulheres a doar sangue

Estudantes são assaltadas na porta de faculdade em Cachoeiro

Homem é morto durante tentativa de assalto em Cachoeiro

Nasceu; e agora? Psicólogos explicam como lidar com a depressão pós-parto

Atenção, motoristas! IPVA de veículos com finais de placas de 6 a 0 começa a vencer

Prorrogado para 10 de maio prazo para renovar contratos do Fies

Campanha de vacinação em todo o país vai até 01 de junho

Conta de luz: Em maio bandeira tarifária mais cara

São Floriano, padroeiro dos bombeiros

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.