Cachoeiro é a 4ª cidade do ES em crescimento de empresas

Empresa

Cachoeiro de Itapemirim tem a quarta maior taxa de crescimento do número de empresas entre os municípios capixabas, superior à da capital, Vitória. É o que aponta o “Empresômetro”, ferramenta criada pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) para contabilizar empresas e entidades privadas e públicas em atividade no Brasil.

De 2011 até 31 de outubro deste ano, período considerado pela pesquisa, Cachoeiro elevou em 20,38% o número de empresas ativas. A cidade de Serra teve o maior índice, 38,17%, seguida de Cariacica, que alcançou 34,18%, e Vila Velha, com 30,88%. Quinta no ranking, Vitória obteve 20%.

De acordo com o prefeito de Cachoeiro, Carlos Casteglione, as estratégias de fortalecimento das micro e pequenas empresas (MPEs) adotadas pela prefeitura nos últimos anos foram determinantes para o resultado alcançado.

“Criamos um ambiente propício ao surgimento de pequenos negócios, a partir da desburocratização da abertura de empresas e do incentivo à formalização. Graças a políticas públicas e ações articuladas, temos conseguido ampliar, ano a ano, o número de novos negócios. Isso contribui para reduzir o desemprego e, também, para melhorar a arrecadação do ISS, o que é importante nesse momento difícil para as finanças do município”, avalia.

A base de dados do Empresômetro consiste em informações da Receita Federal, secretarias estaduais e municipais de fazenda, agências reguladoras, cartórios de registro de títulos e documentos, Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Ministério do Trabalho e Emprego, Caixa Econômica Federal, juntas comerciais, portais de transparência e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Número de novas empresas terá novo aumento
Cachoeiro deve registar novo aumento do número de empresas neste ano. De acordo com a Secretaria Municipal de Fazenda, até 31 de outubro, 1.550 novos negócios foram abertos na cidade. “Na comparação com todo o ano de 2012, são apenas 67 inscrições a menos. Nesses dois meses finais, certamente esse número será superado e manteremos a tendência de crescimento dos últimos anos”, comemora o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Coelho.

Ações reconhecidas no estado e no país
As ações da prefeitura de Cachoeiro para estimular as empresas de pequeno porte têm obtido reconhecimento nos níveis estadual e nacional. Em 2012, o município conquistou o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, em duas categorias. E, neste ano, é o única finalista capixaba do Prêmio ODM Brasil, do governo federal, com o projeto “Formalização dos Pequenos Negócios e Apoio ao Empreendedor Individual”.

No conjunto de medidas adotadas por Cachoeiro, destacam-se a implementação da Lei Geral das MPEs, em 2010, a revisão da legislação tributária municipal, a ampliação do programa Nossocrédito (de microcrédito), a Nota Fiscal Eletrônica, o Alvará Online e a criação do Fórum Municipal das Micro e Pequenas Empresas (Fommipe) e da Sala do Empreendedor, onde os interessados em formalizar a sua atividade profissional recebem gratuitamente a orientação necessária e, em alguns casos, podem obter a inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) em apenas dois dias.

Serviço
A Sala do Empreendedor fica no Mercado Municipal “São João”, no bairro Amarelo. O atendimento é feito das 7h às 13h. Telefone: 3155-5292.



Publicidade


Outras Notícias


Novas suspeitas de obras superfaturadas em Presidente Kennedy

Santos Rodrigo e Salomão - Sacerdotes mártires

Veículo com marcas de tiros é encontrado abandonado em bairro de Cachoeiro

Soldados do Exército chegam à Cachoeiro e já atuam em pontos estratégicos

Sesa atualiza dados de febre amarela

ProUni: estudantes capixabas ganham mais prazo para apresentar documentos

Fespes vai denunciar Estado Brasileiro a entidades internacionais de direitos humanos pelo caos no ES

Procurador-geral da República vem ao Estado para dar aval à 'reforma da PM'

Governo abre processo contra 703 militares envolvidos em ‘revolta armada’

Famílias de militares seguem irredutíveis na porta dos batalhões

Nossa Senhora de Lourdes

São Miguel Febres - Padroeiro dos pedagogos

Atenção! Excesso de peso na mochila pode prejudicar saúde das crianças

Peritos aceleram liberação de cadáveres para receber mais corpos no DML

ARENA VERÃO 2017 COMEÇA NESTE FINAL DE SEMANA EM MARATAÍZES

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.