Prefeitura de Cachoeiro se prepara para a época de chuvas

Chuvas

Atualizado anualmente pela prefeitura, o plano de contingência para consequências de fortes chuvas em Cachoeiro de Itapemirim acaba de ganhar sua nova versão. O documento foi apresentado ao prefeito Carlos Casteglione durante reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), no último dia 7, e vai pautar as intervenções necessárias em caso de risco de deslizamentos, enchentes e desmoronamentos.

Formam a equipe que elabora o plano técnicos de áreas como Engenharia, Meio Ambiente e Direito. Durante este ano, os integrantes da Defesa Civil participaram de cursos de aperfeiçoamento e repassaram às comunidades em visitas a escolas e centros comunitários.

Moradores de bairros e distritos do município vêm participando neste semestre do trabalho de orientação, para prevenção a problemas causados por chuvas. Entre as regiões já visitadas estão a localidade de Tijuca, os distritos de Conduru e Burarama e os bairros Zumbi e Aeroporto. Nas próximas semanas, a equipe da prefeitura vai aos distritos de Gruta e São Vicente e ao bairro Coronel Borges.

A organização e capacitação do atendimento em caso de desastres naturais é parte de um trabalho da prefeitura para minimizar a chance de incidentes. Outra ação é o foco nas obras de infraestrutura, com aumento nos últimos anos do investimento na construção de muros de contenção e rede de drenagem.

No plano de contingência, cada órgão ou entidade pública ou privada envolvida no apoio a vítimas é considerada uma agência. “O documento determina as atribuições de cada agência nos diferentes níveis de um desastre natural, organizando assim a atuação, sob coordenação da prefeitura”, explica o gerente de vistorias da Defesa Civil Municipal, Cleidson Marcelino.

O plano compreende, ainda, a aplicação do Sistema de Comando de Operações (SCO), ferramenta de administração direta das ocorrências em cada local atingido.

Considerada uma das mais bem preparadas equipes do estado, a Defesa Civil de Cachoeiro foi a única a ganhar no ano passado o Prêmio Estadual General Castro, pelo serviço realizado de prevenção a desastres naturais. Para entrar em contato com a Defesa Civil, os telefones são 9-9999-0199 e, por meio do Corpo de Bombeiros, no 193.



Publicidade


Outras Notícias


Bienal Rubem Braga terá encontro nacional de literatura fantástica

Dia D de vacinação contra gripe em Cachoeiro é no sábado (12)

Inscrições no Enem já começaram

Inscrições para o Enem passam de 200 mil em uma hora e meia

São Pedro de Tarantásia, foi um homem pacificador

Diocese de Cachoeiro adota medidas para evitar contágio de gripes

Santa Casa lança campanha para incentivar mulheres a doar sangue

Estudantes são assaltadas na porta de faculdade em Cachoeiro

Homem é morto durante tentativa de assalto em Cachoeiro

Nasceu; e agora? Psicólogos explicam como lidar com a depressão pós-parto

Atenção, motoristas! IPVA de veículos com finais de placas de 6 a 0 começa a vencer

Prorrogado para 10 de maio prazo para renovar contratos do Fies

Campanha de vacinação em todo o país vai até 01 de junho

Conta de luz: Em maio bandeira tarifária mais cara

São Floriano, padroeiro dos bombeiros

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.