Prefeitura de Cachoeiro se prepara para a época de chuvas

Chuvas

Atualizado anualmente pela prefeitura, o plano de contingência para consequências de fortes chuvas em Cachoeiro de Itapemirim acaba de ganhar sua nova versão. O documento foi apresentado ao prefeito Carlos Casteglione durante reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), no último dia 7, e vai pautar as intervenções necessárias em caso de risco de deslizamentos, enchentes e desmoronamentos.

Formam a equipe que elabora o plano técnicos de áreas como Engenharia, Meio Ambiente e Direito. Durante este ano, os integrantes da Defesa Civil participaram de cursos de aperfeiçoamento e repassaram às comunidades em visitas a escolas e centros comunitários.

Moradores de bairros e distritos do município vêm participando neste semestre do trabalho de orientação, para prevenção a problemas causados por chuvas. Entre as regiões já visitadas estão a localidade de Tijuca, os distritos de Conduru e Burarama e os bairros Zumbi e Aeroporto. Nas próximas semanas, a equipe da prefeitura vai aos distritos de Gruta e São Vicente e ao bairro Coronel Borges.

A organização e capacitação do atendimento em caso de desastres naturais é parte de um trabalho da prefeitura para minimizar a chance de incidentes. Outra ação é o foco nas obras de infraestrutura, com aumento nos últimos anos do investimento na construção de muros de contenção e rede de drenagem.

No plano de contingência, cada órgão ou entidade pública ou privada envolvida no apoio a vítimas é considerada uma agência. “O documento determina as atribuições de cada agência nos diferentes níveis de um desastre natural, organizando assim a atuação, sob coordenação da prefeitura”, explica o gerente de vistorias da Defesa Civil Municipal, Cleidson Marcelino.

O plano compreende, ainda, a aplicação do Sistema de Comando de Operações (SCO), ferramenta de administração direta das ocorrências em cada local atingido.

Considerada uma das mais bem preparadas equipes do estado, a Defesa Civil de Cachoeiro foi a única a ganhar no ano passado o Prêmio Estadual General Castro, pelo serviço realizado de prevenção a desastres naturais. Para entrar em contato com a Defesa Civil, os telefones são 9-9999-0199 e, por meio do Corpo de Bombeiros, no 193.



Publicidade


Outras Notícias


Novas suspeitas de obras superfaturadas em Presidente Kennedy

Santos Rodrigo e Salomão - Sacerdotes mártires

Veículo com marcas de tiros é encontrado abandonado em bairro de Cachoeiro

Soldados do Exército chegam à Cachoeiro e já atuam em pontos estratégicos

Sesa atualiza dados de febre amarela

ProUni: estudantes capixabas ganham mais prazo para apresentar documentos

Fespes vai denunciar Estado Brasileiro a entidades internacionais de direitos humanos pelo caos no ES

Procurador-geral da República vem ao Estado para dar aval à 'reforma da PM'

Governo abre processo contra 703 militares envolvidos em ‘revolta armada’

Famílias de militares seguem irredutíveis na porta dos batalhões

Nossa Senhora de Lourdes

São Miguel Febres - Padroeiro dos pedagogos

Atenção! Excesso de peso na mochila pode prejudicar saúde das crianças

Peritos aceleram liberação de cadáveres para receber mais corpos no DML

ARENA VERÃO 2017 COMEÇA NESTE FINAL DE SEMANA EM MARATAÍZES

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.