Prefeitura de Cachoeiro se prepara para a época de chuvas

Chuvas

Atualizado anualmente pela prefeitura, o plano de contingência para consequências de fortes chuvas em Cachoeiro de Itapemirim acaba de ganhar sua nova versão. O documento foi apresentado ao prefeito Carlos Casteglione durante reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), no último dia 7, e vai pautar as intervenções necessárias em caso de risco de deslizamentos, enchentes e desmoronamentos.

Formam a equipe que elabora o plano técnicos de áreas como Engenharia, Meio Ambiente e Direito. Durante este ano, os integrantes da Defesa Civil participaram de cursos de aperfeiçoamento e repassaram às comunidades em visitas a escolas e centros comunitários.

Moradores de bairros e distritos do município vêm participando neste semestre do trabalho de orientação, para prevenção a problemas causados por chuvas. Entre as regiões já visitadas estão a localidade de Tijuca, os distritos de Conduru e Burarama e os bairros Zumbi e Aeroporto. Nas próximas semanas, a equipe da prefeitura vai aos distritos de Gruta e São Vicente e ao bairro Coronel Borges.

A organização e capacitação do atendimento em caso de desastres naturais é parte de um trabalho da prefeitura para minimizar a chance de incidentes. Outra ação é o foco nas obras de infraestrutura, com aumento nos últimos anos do investimento na construção de muros de contenção e rede de drenagem.

No plano de contingência, cada órgão ou entidade pública ou privada envolvida no apoio a vítimas é considerada uma agência. “O documento determina as atribuições de cada agência nos diferentes níveis de um desastre natural, organizando assim a atuação, sob coordenação da prefeitura”, explica o gerente de vistorias da Defesa Civil Municipal, Cleidson Marcelino.

O plano compreende, ainda, a aplicação do Sistema de Comando de Operações (SCO), ferramenta de administração direta das ocorrências em cada local atingido.

Considerada uma das mais bem preparadas equipes do estado, a Defesa Civil de Cachoeiro foi a única a ganhar no ano passado o Prêmio Estadual General Castro, pelo serviço realizado de prevenção a desastres naturais. Para entrar em contato com a Defesa Civil, os telefones são 9-9999-0199 e, por meio do Corpo de Bombeiros, no 193.



Publicidade


Outras Notícias


Cachoeiro se prepara para receber mais uma edição da Stone Fair

Bienal Rubem Braga terá encontro nacional de literatura fantástica

Dia D de vacinação contra gripe em Cachoeiro é no sábado (12)

Inscrições no Enem já começaram

Inscrições para o Enem passam de 200 mil em uma hora e meia

São Pedro de Tarantásia, foi um homem pacificador

Diocese de Cachoeiro adota medidas para evitar contágio de gripes

Santa Casa lança campanha para incentivar mulheres a doar sangue

Estudantes são assaltadas na porta de faculdade em Cachoeiro

Homem é morto durante tentativa de assalto em Cachoeiro

Nasceu; e agora? Psicólogos explicam como lidar com a depressão pós-parto

Atenção, motoristas! IPVA de veículos com finais de placas de 6 a 0 começa a vencer

Prorrogado para 10 de maio prazo para renovar contratos do Fies

Campanha de vacinação em todo o país vai até 01 de junho

Conta de luz: Em maio bandeira tarifária mais cara

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.