Campanha faz coleta para teste de HIV na praça

C1129_hiv

O Centro de Referência em Infectologia Abel Santana (Crias) vai levar para a praça Jerônimo Monteiro na próxima semana o serviço de coleta de sangue para exames gratuitos de HIV. A ação será realizada de segunda (2) a sexta-feira (6), das 8h às 11h, e faz parte da campanha alusiva ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids (1º de dezembro) em Cachoeiro de Itapemirim.

O objetivo é facilitar o acesso a esse atendimento, que permite o diagnóstico precoce da doença. “Quanto mais cedo é feita a descoberta, mais rápido as pessoas são encaminhadas para o tratamento adequado, que é garantido pelo SUS, e podem viver com mais qualidade”, afirma o coordenador do Crias, Victor Barbieri.

Para fazer a coleta – que também será feita para testes de sífilis e hepatites B e C – é preciso ter a partir de 12 anos e apresentar o cartão do SUS, CPF e comprovante de residência com CEP. Os resultados dos exames estarão disponíveis no Crias a partir do dia 15 de janeiro.

A campanha na praça também terá foco na prevenção, com orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis e sexualidade, entrega de material informativo e distribuição de preservativos masculinos e femininos.

Ações intensificadas no interior
Durante todo o ano, a equipe do Crias percorre as unidades básicas de saúde do município com as ações da campanha “Fique Sabendo”, que incentiva a realização de coleta para testes de HIV e outras doenças. Neste fim de ano, as atividades se concentram em distritos e comunidades do interior. Os próximos a serem visitados são Soturno (dias 9 e 12 de dezembro), Santa Fé (11), Coutinho (16) e São Vicente (19).

Quem preferir pode fazer a coleta no Centro de Testagem e Aconselhamento do Crias, que fica na rua Raulino de Oliveira, 52, Centro (próximo à Santa Casa). O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h.



Publicidade


Outras Notícias


Cachoeiro se prepara para receber mais uma edição da Stone Fair

Bienal Rubem Braga terá encontro nacional de literatura fantástica

Dia D de vacinação contra gripe em Cachoeiro é no sábado (12)

Inscrições no Enem já começaram

Inscrições para o Enem passam de 200 mil em uma hora e meia

São Pedro de Tarantásia, foi um homem pacificador

Diocese de Cachoeiro adota medidas para evitar contágio de gripes

Santa Casa lança campanha para incentivar mulheres a doar sangue

Estudantes são assaltadas na porta de faculdade em Cachoeiro

Homem é morto durante tentativa de assalto em Cachoeiro

Nasceu; e agora? Psicólogos explicam como lidar com a depressão pós-parto

Atenção, motoristas! IPVA de veículos com finais de placas de 6 a 0 começa a vencer

Prorrogado para 10 de maio prazo para renovar contratos do Fies

Campanha de vacinação em todo o país vai até 01 de junho

Conta de luz: Em maio bandeira tarifária mais cara

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.