Ação Judicial cobra do Estado leitos de UTI para a região Sul

Uti

O Ministério Público do Espírito Santo (MPES), por meio da 2ª Promotoria de Justiça Cível de Cachoeiro de Itapemirim, ajuizou Ação Civil Pública (ACP) em face do Governo do Estado, para que a oferta de vagas de leitos de UTI na Região Sul seja ampliada. A ação também pede que a Central de Vagas seja estruturada e informatizada para melhorar o atendimento dos pacientes.

Segundo a ação, o Inquérito Civil instaurado acusou “riscos e diversas mortes de pacientes enquanto ainda se encontram na fila de espera da Central de Regulação de Vagas de Leitos de UTI”. As investigações foram iniciadas em 2010, após a Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim informar déficit de vagas.

A promotoria constatou déficit de vagas de UTI na demanda mensal para atender os 26 municípios da Macrorregião Sul. São eles: Alegre, Alfredo Chaves, Anchieta, Apiacá, Atílio Vivácqua, Bom Jesus do Norte, Cachoeiro do Itapemirim, Castelo, Divino São Lorenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibitirama, Iconha, Irupi, Itapemirim, Iúna, Jerônimo Monteiro, Marataízes, Mimoso do Sul, Muniz Freire, Muqui, Presidente Kennedy, Piúma, Rio Novo do Sul, São José do Calçado e Vargem Alta.

O MPES pede à Justiça que determine ao Estado a compra de leitos de UTI’s no prazo máximo de 24horas, e que as vagas estejam ofertadas em hospital particular. Isso, quando a Central de Vagas não conseguir atender imediatamente a solicitação.

A 2ª Promotoria quer também que seja criada uma comissão para fazer um Estudo de Taxa de Ocupação de Leitos de UTI’s da Macrorregional Sul capixaba, que providencie o funcionamento, pelo período de 24 horas, da Central de Regulação de Vagas da Macrorregião Sul.

Além disso, a Central de Vagas deve ser coordenada por médico regulador durante todo o período de funcionamento e a equipe deve ser treinada. Inclusive, que o sistema de regulação das vagas de leitos seja informatizado.



Publicidade


Outras Notícias


Novas suspeitas de obras superfaturadas em Presidente Kennedy

Santos Rodrigo e Salomão - Sacerdotes mártires

Veículo com marcas de tiros é encontrado abandonado em bairro de Cachoeiro

Soldados do Exército chegam à Cachoeiro e já atuam em pontos estratégicos

Sesa atualiza dados de febre amarela

ProUni: estudantes capixabas ganham mais prazo para apresentar documentos

Fespes vai denunciar Estado Brasileiro a entidades internacionais de direitos humanos pelo caos no ES

Procurador-geral da República vem ao Estado para dar aval à 'reforma da PM'

Governo abre processo contra 703 militares envolvidos em ‘revolta armada’

Famílias de militares seguem irredutíveis na porta dos batalhões

Nossa Senhora de Lourdes

São Miguel Febres - Padroeiro dos pedagogos

Atenção! Excesso de peso na mochila pode prejudicar saúde das crianças

Peritos aceleram liberação de cadáveres para receber mais corpos no DML

ARENA VERÃO 2017 COMEÇA NESTE FINAL DE SEMANA EM MARATAÍZES

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.