Criador do sistema Dosvox ministra curso para professores em Cachoeiro

C1204_dosvox

Referência internacional na área de inclusão digital de pessoas com deficiência, o professor José Antônio dos Santos Borges, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), estará em Cachoeiro de Itapemirim nesta quinta (5) e na sexta-feira (6). Ele vai ensinar a professores de 13 municípios do sul do estado sobre o uso do Dosvox, sistema que criou para permitir que pessoas com deficiência visual utilizem o computador para desempenhar uma série de tarefas com autonomia.

O curso é promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, por meio da Subsecretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, em parceria com o Núcleo de Computação Eletrônica da UFRJ, a Unimed Sul Capixaba, a Viação Itapemirim e o Centro Universitário São Camilo.

As aulas serão realizadas das 8h às 18h, no Campus I do São Camilo, bairro Paraíso. Participam 32 professores de Cachoeiro e 20 dos municípios de Alegre, Atílio Vivacqua, Bom Jesus do Norte, Castelo, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Itapemirim, Jerônimo Monteiro, Marataízes, Muqui, Rio Novo do Sul e Vargem Alta. Oito pessoas com deficiência visual também serão capacitadas. Todos os participantes vão receber certificado do curso, que é gratuito.

“Com a ajuda do Dosvox, que é um programa vitorioso, pretendemos formar multiplicadores dessa tecnologia para que possamos melhorar a vida das pessoas com deficiência visual, fazendo com que eles se sintam mais integrados, tenham mais oportunidades e sejam mais felizes”, comenta o subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Alexandre Gasparini, que é coordenador do curso.

Essa será a segunda edição do “Curso de Capacitação para Dosvox Sul Capixaba – Comprometimento com a Acessibilidade no Ambiente Digital”. A primeira foi realizada nos dias 25 e 26 de junho deste ano. Na oportunidade, foram formados 25 multiplicadores.



Publicidade


Outras Notícias


Espírito Santo enfrenta desafio de vencer transmissão vertical do HIV, da hepatite B e da sífilis

Leptospirose é doença grave e transmitida por água contaminada de enchentes

Publicado decreto que autoriza uso do FGTS para compra de próteses

Saiba mais sobre as vacinas contra a gripe disponíveis no Brasil

Santo Apolônio, seu amor a Deus foi concreto

Inscrições para Cachoeirense Ausente de 2018 abrem nesta sexta (23)

Desfile e mostra cultural festejam emancipação de Cachoeiro

“A defesa da água é a defesa da vida”, afirma Papa

São Zacarias, Papa

Mais de cinco mil assinaturas reivindicam asfalto em comunidades de Alegre

São Nicolau de Flue, eremita

Prefeitura de Cachoeiro tenta disciplinar trânsito em cruzamento

Pai é preso suspeito de estuprar a filha de 11 anos em Marataízes

PM encontra pé de maconha dentro de casa em Cachoeiro

Torta Capixaba Orgulho da Nossa Gastronomia

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.