Criador do sistema Dosvox ministra curso para professores em Cachoeiro

C1204_dosvox

Referência internacional na área de inclusão digital de pessoas com deficiência, o professor José Antônio dos Santos Borges, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), estará em Cachoeiro de Itapemirim nesta quinta (5) e na sexta-feira (6). Ele vai ensinar a professores de 13 municípios do sul do estado sobre o uso do Dosvox, sistema que criou para permitir que pessoas com deficiência visual utilizem o computador para desempenhar uma série de tarefas com autonomia.

O curso é promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, por meio da Subsecretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, em parceria com o Núcleo de Computação Eletrônica da UFRJ, a Unimed Sul Capixaba, a Viação Itapemirim e o Centro Universitário São Camilo.

As aulas serão realizadas das 8h às 18h, no Campus I do São Camilo, bairro Paraíso. Participam 32 professores de Cachoeiro e 20 dos municípios de Alegre, Atílio Vivacqua, Bom Jesus do Norte, Castelo, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Itapemirim, Jerônimo Monteiro, Marataízes, Muqui, Rio Novo do Sul e Vargem Alta. Oito pessoas com deficiência visual também serão capacitadas. Todos os participantes vão receber certificado do curso, que é gratuito.

“Com a ajuda do Dosvox, que é um programa vitorioso, pretendemos formar multiplicadores dessa tecnologia para que possamos melhorar a vida das pessoas com deficiência visual, fazendo com que eles se sintam mais integrados, tenham mais oportunidades e sejam mais felizes”, comenta o subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Alexandre Gasparini, que é coordenador do curso.

Essa será a segunda edição do “Curso de Capacitação para Dosvox Sul Capixaba – Comprometimento com a Acessibilidade no Ambiente Digital”. A primeira foi realizada nos dias 25 e 26 de junho deste ano. Na oportunidade, foram formados 25 multiplicadores.



Publicidade


Outras Notícias


Novas suspeitas de obras superfaturadas em Presidente Kennedy

Santos Rodrigo e Salomão - Sacerdotes mártires

Veículo com marcas de tiros é encontrado abandonado em bairro de Cachoeiro

Soldados do Exército chegam à Cachoeiro e já atuam em pontos estratégicos

Sesa atualiza dados de febre amarela

ProUni: estudantes capixabas ganham mais prazo para apresentar documentos

Fespes vai denunciar Estado Brasileiro a entidades internacionais de direitos humanos pelo caos no ES

Procurador-geral da República vem ao Estado para dar aval à 'reforma da PM'

Governo abre processo contra 703 militares envolvidos em ‘revolta armada’

Famílias de militares seguem irredutíveis na porta dos batalhões

Nossa Senhora de Lourdes

São Miguel Febres - Padroeiro dos pedagogos

Atenção! Excesso de peso na mochila pode prejudicar saúde das crianças

Peritos aceleram liberação de cadáveres para receber mais corpos no DML

ARENA VERÃO 2017 COMEÇA NESTE FINAL DE SEMANA EM MARATAÍZES

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.