Criador do sistema Dosvox ministra curso para professores em Cachoeiro

C1204_dosvox

Referência internacional na área de inclusão digital de pessoas com deficiência, o professor José Antônio dos Santos Borges, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), estará em Cachoeiro de Itapemirim nesta quinta (5) e na sexta-feira (6). Ele vai ensinar a professores de 13 municípios do sul do estado sobre o uso do Dosvox, sistema que criou para permitir que pessoas com deficiência visual utilizem o computador para desempenhar uma série de tarefas com autonomia.

O curso é promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, por meio da Subsecretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, em parceria com o Núcleo de Computação Eletrônica da UFRJ, a Unimed Sul Capixaba, a Viação Itapemirim e o Centro Universitário São Camilo.

As aulas serão realizadas das 8h às 18h, no Campus I do São Camilo, bairro Paraíso. Participam 32 professores de Cachoeiro e 20 dos municípios de Alegre, Atílio Vivacqua, Bom Jesus do Norte, Castelo, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Itapemirim, Jerônimo Monteiro, Marataízes, Muqui, Rio Novo do Sul e Vargem Alta. Oito pessoas com deficiência visual também serão capacitadas. Todos os participantes vão receber certificado do curso, que é gratuito.

“Com a ajuda do Dosvox, que é um programa vitorioso, pretendemos formar multiplicadores dessa tecnologia para que possamos melhorar a vida das pessoas com deficiência visual, fazendo com que eles se sintam mais integrados, tenham mais oportunidades e sejam mais felizes”, comenta o subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Alexandre Gasparini, que é coordenador do curso.

Essa será a segunda edição do “Curso de Capacitação para Dosvox Sul Capixaba – Comprometimento com a Acessibilidade no Ambiente Digital”. A primeira foi realizada nos dias 25 e 26 de junho deste ano. Na oportunidade, foram formados 25 multiplicadores.



Publicidade


Outras Notícias


Bienal Rubem Braga terá encontro nacional de literatura fantástica

Dia D de vacinação contra gripe em Cachoeiro é no sábado (12)

Inscrições no Enem já começaram

Inscrições para o Enem passam de 200 mil em uma hora e meia

São Pedro de Tarantásia, foi um homem pacificador

Diocese de Cachoeiro adota medidas para evitar contágio de gripes

Santa Casa lança campanha para incentivar mulheres a doar sangue

Estudantes são assaltadas na porta de faculdade em Cachoeiro

Homem é morto durante tentativa de assalto em Cachoeiro

Nasceu; e agora? Psicólogos explicam como lidar com a depressão pós-parto

Atenção, motoristas! IPVA de veículos com finais de placas de 6 a 0 começa a vencer

Prorrogado para 10 de maio prazo para renovar contratos do Fies

Campanha de vacinação em todo o país vai até 01 de junho

Conta de luz: Em maio bandeira tarifária mais cara

São Floriano, padroeiro dos bombeiros

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.