Criador do sistema Dosvox ministra curso para professores em Cachoeiro

C1204_dosvox

Referência internacional na área de inclusão digital de pessoas com deficiência, o professor José Antônio dos Santos Borges, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), estará em Cachoeiro de Itapemirim nesta quinta (5) e na sexta-feira (6). Ele vai ensinar a professores de 13 municípios do sul do estado sobre o uso do Dosvox, sistema que criou para permitir que pessoas com deficiência visual utilizem o computador para desempenhar uma série de tarefas com autonomia.

O curso é promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, por meio da Subsecretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, em parceria com o Núcleo de Computação Eletrônica da UFRJ, a Unimed Sul Capixaba, a Viação Itapemirim e o Centro Universitário São Camilo.

As aulas serão realizadas das 8h às 18h, no Campus I do São Camilo, bairro Paraíso. Participam 32 professores de Cachoeiro e 20 dos municípios de Alegre, Atílio Vivacqua, Bom Jesus do Norte, Castelo, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Itapemirim, Jerônimo Monteiro, Marataízes, Muqui, Rio Novo do Sul e Vargem Alta. Oito pessoas com deficiência visual também serão capacitadas. Todos os participantes vão receber certificado do curso, que é gratuito.

“Com a ajuda do Dosvox, que é um programa vitorioso, pretendemos formar multiplicadores dessa tecnologia para que possamos melhorar a vida das pessoas com deficiência visual, fazendo com que eles se sintam mais integrados, tenham mais oportunidades e sejam mais felizes”, comenta o subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Alexandre Gasparini, que é coordenador do curso.

Essa será a segunda edição do “Curso de Capacitação para Dosvox Sul Capixaba – Comprometimento com a Acessibilidade no Ambiente Digital”. A primeira foi realizada nos dias 25 e 26 de junho deste ano. Na oportunidade, foram formados 25 multiplicadores.



Publicidade


Outras Notícias


Cachoeiro se prepara para receber mais uma edição da Stone Fair

Bienal Rubem Braga terá encontro nacional de literatura fantástica

Dia D de vacinação contra gripe em Cachoeiro é no sábado (12)

Inscrições no Enem já começaram

Inscrições para o Enem passam de 200 mil em uma hora e meia

São Pedro de Tarantásia, foi um homem pacificador

Diocese de Cachoeiro adota medidas para evitar contágio de gripes

Santa Casa lança campanha para incentivar mulheres a doar sangue

Estudantes são assaltadas na porta de faculdade em Cachoeiro

Homem é morto durante tentativa de assalto em Cachoeiro

Nasceu; e agora? Psicólogos explicam como lidar com a depressão pós-parto

Atenção, motoristas! IPVA de veículos com finais de placas de 6 a 0 começa a vencer

Prorrogado para 10 de maio prazo para renovar contratos do Fies

Campanha de vacinação em todo o país vai até 01 de junho

Conta de luz: Em maio bandeira tarifária mais cara

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.