IPVA fica 4,64% mais barato em 2014

Aipva

O Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) relativo a 2014 ficará em média 4,64% mais barato se comparado ao de 2013. A tabela com a base de cálculo para o ano que vem foi publicada nesta sexta-feira (13), no Diário Oficial. São quase 16 mil especificações de veículos, contemplando os diferentes modelos, marcas e anos de fabricação.

O imposto é calculado sobre valor de mercado dos veículos usados, apurado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE). A alíquota é de 1% para ônibus, micro-ônibus, caminhões, motocicletas e ciclomotores, e de 2% para carros de passeio e caminhonetes e utilitários. No caso de veículos zero quilômetro, a alíquota incidirá sobre o valor da nota fiscal de venda.

O imposto referente a caminhões, ônibus e micro-ônibus deverá ser pago entre os meses de março e agosto, enquanto que o IPVA relativo a automóveis, caminhonetas, utilitários, motocicletas e demais veículos deverá ser quitado entre os meses de abril e junho. Em todos os casos, o recolhimento pode ser efetuado à vista, com desconto de 5%, ou em duas vezes.

Conforme previsão da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), deverão ser arrecadados cerca de R$ 432 milhões em IPVA em 2014. Metade do valor do imposto pertence ao município onde o veículo foi emplacado. Tanto as prefeituras quanto o Estado aplicam, por lei, pelo menos 25% da arrecadação do IPVA na Educação. Já na Saúde, o Estado aplica no mínimo 12%, enquanto os municípios destinam pelo menos 15% do recurso ao setor.

Os boletos para pagamento serão enviados pelos Correios cerca de um mês antes do prazo de pagamento da primeira cota, para o endereço cadastrado no Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES).

Caso o contribuinte não receba o documento até a data de pagamento, pode retirar uma cópia no site do Detran (www.detran.es.gov.br), em uma Circunscrição Regional de Trânsito (CIRETRAN) ou em uma das 14 Agências da Receita Estadual. O imposto recolhido fora do prazo de pagamento está sujeito a multa e juros.



Publicidade


Outras Notícias


Espírito Santo enfrenta desafio de vencer transmissão vertical do HIV, da hepatite B e da sífilis

Leptospirose é doença grave e transmitida por água contaminada de enchentes

Publicado decreto que autoriza uso do FGTS para compra de próteses

Saiba mais sobre as vacinas contra a gripe disponíveis no Brasil

Santo Apolônio, seu amor a Deus foi concreto

Inscrições para Cachoeirense Ausente de 2018 abrem nesta sexta (23)

Desfile e mostra cultural festejam emancipação de Cachoeiro

“A defesa da água é a defesa da vida”, afirma Papa

São Zacarias, Papa

Mais de cinco mil assinaturas reivindicam asfalto em comunidades de Alegre

São Nicolau de Flue, eremita

Prefeitura de Cachoeiro tenta disciplinar trânsito em cruzamento

Pai é preso suspeito de estuprar a filha de 11 anos em Marataízes

PM encontra pé de maconha dentro de casa em Cachoeiro

Torta Capixaba Orgulho da Nossa Gastronomia

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.