Santo Urbano V 19/12

280-210-0-0 (7)

Santo Urbano V
19/12

O Papa Urbano V assumiu o cargo em 1362, período turbulento para a vida da Igreja, quando a sé apostólica estava instalada na França. Era de origem francesa, formado em ciências jurídicas e monge beneditino.

Por causa de seu apostolado frutífero, Urbano foi eleito para ocupar a cadeira de Pedro após a morte de Inocêncio IV. Seu pontificado durou somente oito anos, mas caracterizou-se pela sábia administração, pelo esforço de renovar os costumes e pela nobreza de intenções.

Sua grande preocupação era a instrução religiosa do povo católico. Fundou novos centros de estudos e ajudava pessoalmente estudantes mais pobres. No plano missionário, enviou numerosos grupos de religiosos às regiões européias ainda necessitadas de evangelizadores, como a Bulgária e a Romênia.

O grande sonho do Papa Urbano V, porém, era levar de volta a sede da Igreja para Roma. Conseguiu isso, em outubro de 1367, sendo recebido com entusiasmada aclamação popular. Foi o primeiro a se estabelecer no palácio ao lado da Basílica de São Pedro, no Vaticano. Alguns anos depois Urbano V foi novamente obrigado a deixar Roma, e voltar para Avignon, onde faleceu em 19 de dezembro de 1370.

Reflexão:
Papa ativíssimo e piedoso, mostrou possuir os dotes do homem de governo e mão firme no guiar a barca de Pedro, numa época tão difícil na vida interna da Igreja. O Santo Pontífice olhou para a reconstrução espiritual da Igreja, promovendo a unidade entre os cristãos.

Oração:
Deus, nosso Pai, São Urbano viveu na mais completa simplicidade e despojamento, procurando sempre ajudar os mais necessitados. Que cada um de nós, nesse dia, possamos abrir nosso coração à claridade de vossa luz e que se dissipem de nossa vida a indiferença perante as necessidades de nossos semelhantes. Por Cristo nosso Senhor. Amém.



Publicidade


Outras Notícias


Novas suspeitas de obras superfaturadas em Presidente Kennedy

Santos Rodrigo e Salomão - Sacerdotes mártires

Veículo com marcas de tiros é encontrado abandonado em bairro de Cachoeiro

Soldados do Exército chegam à Cachoeiro e já atuam em pontos estratégicos

Sesa atualiza dados de febre amarela

ProUni: estudantes capixabas ganham mais prazo para apresentar documentos

Fespes vai denunciar Estado Brasileiro a entidades internacionais de direitos humanos pelo caos no ES

Procurador-geral da República vem ao Estado para dar aval à 'reforma da PM'

Governo abre processo contra 703 militares envolvidos em ‘revolta armada’

Famílias de militares seguem irredutíveis na porta dos batalhões

Nossa Senhora de Lourdes

São Miguel Febres - Padroeiro dos pedagogos

Atenção! Excesso de peso na mochila pode prejudicar saúde das crianças

Peritos aceleram liberação de cadáveres para receber mais corpos no DML

ARENA VERÃO 2017 COMEÇA NESTE FINAL DE SEMANA EM MARATAÍZES

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.