NOTAer resgata parapentista preso em alto de morro no sul do Estado

Notaer_parapentista_jpg

A equipe do helicóptero Harpia 02 resgatou, no fim da tarde de sábado (04), um parapentista de 52 anos que havia se acidentado na rampa de voo livre do município de Iconha, Sul do Estado. O equipamento se fechou após a decolagem, ao sofrer uma forte rajada de vento, e caiu sobre uma árvore na encosta do morro, a cerca de 500 metros do solo. Pedro Aloísio Lovatti ficou pendurado pelas cordas do parapente, que ficaram enroscadas na árvore.

O Corpo de Bombeiros Militar foi acionado e constatou ser impossível acessar o local e realizar o salvamento por terra, sendo necessário o acionamento do helicóptero do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (NOTAer). Os pilotos do Harpia 02, major Quintella e capitão Pablo e os Tripulantes Operacionais, sargento Freitas e cabo Marlon, prepararam a aeronave com os equipamentos para salvamento em altura e se deslocaram imediatamente ao local do resgate.

As boas condições de visibilidade permitiram um deslocamento rápido e seguro e em 20 minutos de voo a equipe do NOTAer chegou ao local para iniciar a complexa operação de retirada do parapentista do local.

Para o resgate foi empregada a técnica do Macguire, onde um tripulante operacional foi conduzido ancorado ao helicóptero na ponta de uma corda de 30 metros e levado até o local da queda para ter acesso a vítima. Durante toda a operação, que durou cerca de 15 minutos, a aeronave permaneceu em voo estacionário sobre a copa da árvore, até que o parapentista fosse alcançado, socorrido e acoplado ao tripulante para ser içado a um local seguro.

De acordo com o major Quintella, piloto em comando do Harpia 02, o alto grau de proficiência e trabalho em equipe da tripulação possibilitou o sucesso do salvamento. “A situação era delicada devido a área de difícil acesso e o forte vento na região. Nessas ocasiões extremas podemos colocar em prática o rigoroso treinamento e as habilidades exigidas dos integrantes de nossa unidade aérea”, destacou o piloto.



Publicidade


Outras Notícias


Cachoeiro se prepara para receber mais uma edição da Stone Fair

Bienal Rubem Braga terá encontro nacional de literatura fantástica

Dia D de vacinação contra gripe em Cachoeiro é no sábado (12)

Inscrições no Enem já começaram

Inscrições para o Enem passam de 200 mil em uma hora e meia

São Pedro de Tarantásia, foi um homem pacificador

Diocese de Cachoeiro adota medidas para evitar contágio de gripes

Santa Casa lança campanha para incentivar mulheres a doar sangue

Estudantes são assaltadas na porta de faculdade em Cachoeiro

Homem é morto durante tentativa de assalto em Cachoeiro

Nasceu; e agora? Psicólogos explicam como lidar com a depressão pós-parto

Atenção, motoristas! IPVA de veículos com finais de placas de 6 a 0 começa a vencer

Prorrogado para 10 de maio prazo para renovar contratos do Fies

Campanha de vacinação em todo o país vai até 01 de junho

Conta de luz: Em maio bandeira tarifária mais cara

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.