NOTAer resgata parapentista preso em alto de morro no sul do Estado

Notaer_parapentista_jpg

A equipe do helicóptero Harpia 02 resgatou, no fim da tarde de sábado (04), um parapentista de 52 anos que havia se acidentado na rampa de voo livre do município de Iconha, Sul do Estado. O equipamento se fechou após a decolagem, ao sofrer uma forte rajada de vento, e caiu sobre uma árvore na encosta do morro, a cerca de 500 metros do solo. Pedro Aloísio Lovatti ficou pendurado pelas cordas do parapente, que ficaram enroscadas na árvore.

O Corpo de Bombeiros Militar foi acionado e constatou ser impossível acessar o local e realizar o salvamento por terra, sendo necessário o acionamento do helicóptero do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (NOTAer). Os pilotos do Harpia 02, major Quintella e capitão Pablo e os Tripulantes Operacionais, sargento Freitas e cabo Marlon, prepararam a aeronave com os equipamentos para salvamento em altura e se deslocaram imediatamente ao local do resgate.

As boas condições de visibilidade permitiram um deslocamento rápido e seguro e em 20 minutos de voo a equipe do NOTAer chegou ao local para iniciar a complexa operação de retirada do parapentista do local.

Para o resgate foi empregada a técnica do Macguire, onde um tripulante operacional foi conduzido ancorado ao helicóptero na ponta de uma corda de 30 metros e levado até o local da queda para ter acesso a vítima. Durante toda a operação, que durou cerca de 15 minutos, a aeronave permaneceu em voo estacionário sobre a copa da árvore, até que o parapentista fosse alcançado, socorrido e acoplado ao tripulante para ser içado a um local seguro.

De acordo com o major Quintella, piloto em comando do Harpia 02, o alto grau de proficiência e trabalho em equipe da tripulação possibilitou o sucesso do salvamento. “A situação era delicada devido a área de difícil acesso e o forte vento na região. Nessas ocasiões extremas podemos colocar em prática o rigoroso treinamento e as habilidades exigidas dos integrantes de nossa unidade aérea”, destacou o piloto.



Publicidade


Outras Notícias


Novas suspeitas de obras superfaturadas em Presidente Kennedy

Santos Rodrigo e Salomão - Sacerdotes mártires

Veículo com marcas de tiros é encontrado abandonado em bairro de Cachoeiro

Soldados do Exército chegam à Cachoeiro e já atuam em pontos estratégicos

Sesa atualiza dados de febre amarela

ProUni: estudantes capixabas ganham mais prazo para apresentar documentos

Fespes vai denunciar Estado Brasileiro a entidades internacionais de direitos humanos pelo caos no ES

Procurador-geral da República vem ao Estado para dar aval à 'reforma da PM'

Governo abre processo contra 703 militares envolvidos em ‘revolta armada’

Famílias de militares seguem irredutíveis na porta dos batalhões

Nossa Senhora de Lourdes

São Miguel Febres - Padroeiro dos pedagogos

Atenção! Excesso de peso na mochila pode prejudicar saúde das crianças

Peritos aceleram liberação de cadáveres para receber mais corpos no DML

ARENA VERÃO 2017 COMEÇA NESTE FINAL DE SEMANA EM MARATAÍZES

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.