NOTAer resgata parapentista preso em alto de morro no sul do Estado

Notaer_parapentista_jpg

A equipe do helicóptero Harpia 02 resgatou, no fim da tarde de sábado (04), um parapentista de 52 anos que havia se acidentado na rampa de voo livre do município de Iconha, Sul do Estado. O equipamento se fechou após a decolagem, ao sofrer uma forte rajada de vento, e caiu sobre uma árvore na encosta do morro, a cerca de 500 metros do solo. Pedro Aloísio Lovatti ficou pendurado pelas cordas do parapente, que ficaram enroscadas na árvore.

O Corpo de Bombeiros Militar foi acionado e constatou ser impossível acessar o local e realizar o salvamento por terra, sendo necessário o acionamento do helicóptero do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (NOTAer). Os pilotos do Harpia 02, major Quintella e capitão Pablo e os Tripulantes Operacionais, sargento Freitas e cabo Marlon, prepararam a aeronave com os equipamentos para salvamento em altura e se deslocaram imediatamente ao local do resgate.

As boas condições de visibilidade permitiram um deslocamento rápido e seguro e em 20 minutos de voo a equipe do NOTAer chegou ao local para iniciar a complexa operação de retirada do parapentista do local.

Para o resgate foi empregada a técnica do Macguire, onde um tripulante operacional foi conduzido ancorado ao helicóptero na ponta de uma corda de 30 metros e levado até o local da queda para ter acesso a vítima. Durante toda a operação, que durou cerca de 15 minutos, a aeronave permaneceu em voo estacionário sobre a copa da árvore, até que o parapentista fosse alcançado, socorrido e acoplado ao tripulante para ser içado a um local seguro.

De acordo com o major Quintella, piloto em comando do Harpia 02, o alto grau de proficiência e trabalho em equipe da tripulação possibilitou o sucesso do salvamento. “A situação era delicada devido a área de difícil acesso e o forte vento na região. Nessas ocasiões extremas podemos colocar em prática o rigoroso treinamento e as habilidades exigidas dos integrantes de nossa unidade aérea”, destacou o piloto.



Publicidade


Outras Notícias


Espírito Santo enfrenta desafio de vencer transmissão vertical do HIV, da hepatite B e da sífilis

Leptospirose é doença grave e transmitida por água contaminada de enchentes

Publicado decreto que autoriza uso do FGTS para compra de próteses

Saiba mais sobre as vacinas contra a gripe disponíveis no Brasil

Santo Apolônio, seu amor a Deus foi concreto

Inscrições para Cachoeirense Ausente de 2018 abrem nesta sexta (23)

Desfile e mostra cultural festejam emancipação de Cachoeiro

“A defesa da água é a defesa da vida”, afirma Papa

São Zacarias, Papa

Mais de cinco mil assinaturas reivindicam asfalto em comunidades de Alegre

São Nicolau de Flue, eremita

Prefeitura de Cachoeiro tenta disciplinar trânsito em cruzamento

Pai é preso suspeito de estuprar a filha de 11 anos em Marataízes

PM encontra pé de maconha dentro de casa em Cachoeiro

Torta Capixaba Orgulho da Nossa Gastronomia

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.