Secretaria de Educação dá dicas para ir bem no VestUfes

Vestufes

Faltando poucos dias para a realização da 2ª etapa do VestUfes 2014, que começa no próximo domingo (19) e segue até terça-feira (21), os estudantes que concorrem a uma das 4.266 vagas distribuídas pelos 79 cursos da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) ainda podem adotar algumas atitudes básicas para auxiliá-los nas provas. A dica é uma atenção especial para a redação, prova comum a todos os cursos.

A Secretaria de Estado da Educação (Sedu) propõe que o estudante faça uma retrospectiva dos fatos e assuntos relevantes que estiveram em voga durante o ano de 2013, reunindo e atualizando informações pertinentes e construindo possíveis argumentações para o tema. Uma boa sugestão é acessar o Espaço Enem no endereço espacoenem.es.gov.br/enem e conferir os temas de atualidades que são propostos e as dicas para uma boa redação.

Além disso, o estudante deve estar por dentro de como a construção textual é exigida em cada gênero do discurso cobrado no vestibular da Ufes. Todos os anos são propostos três tipos de textos, cada um com a sua estrutura e linguagem específica. Consultar as provas de redação aplicadas nas edições dos cinco últimos anos pode ajudar o estudante a identificar os gêneros que são mais exigidos.

Segundo o técnico pedagógico da Sedu, Rogério Carvalho, o ideal é que o estudante tenha buscado informações ao longo do ano. “Além de ter praticado os gêneros textuais que são determinados, uma breve revisão pode fazer com que as informações sejam reavivadas na memória,ajudando no desempenho. No mais, o momento é de tentar relaxar um pouco para não deixar que o estresse e o nervosismo atrapalhem na realização das provas”, frisa Rogério Carvalho.

Prova – 2ª etapa

Os candidatos devem levar o cartão de inscrição impresso e um documento de identificação com foto. Também devem ser levados lápis, borracha e caneta de tinta preta ou azul, feitas de material transparente.

As provas serão realizadas nas cidades de Vitória, Serra, Vila Velha, Cariacica, Alegre e São Mateus e os candidatos devem chegar aos locais de prova com uma hora de antecedência. Aparelhos eletrônicos e de comunicação estão expressamente proibidos e quem for surpreendido portando esses equipamentos, mesmo desligados ou sem a bateria, será eliminado automaticamente do processo seletivo.

A previsão é que o resultado final com o nome dos candidatos aprovados na 2ª etapa seja divulgado no dia 08 de março.



Publicidade


Outras Notícias


Novas suspeitas de obras superfaturadas em Presidente Kennedy

Santos Rodrigo e Salomão - Sacerdotes mártires

Veículo com marcas de tiros é encontrado abandonado em bairro de Cachoeiro

Soldados do Exército chegam à Cachoeiro e já atuam em pontos estratégicos

Sesa atualiza dados de febre amarela

ProUni: estudantes capixabas ganham mais prazo para apresentar documentos

Fespes vai denunciar Estado Brasileiro a entidades internacionais de direitos humanos pelo caos no ES

Procurador-geral da República vem ao Estado para dar aval à 'reforma da PM'

Governo abre processo contra 703 militares envolvidos em ‘revolta armada’

Famílias de militares seguem irredutíveis na porta dos batalhões

Nossa Senhora de Lourdes

São Miguel Febres - Padroeiro dos pedagogos

Atenção! Excesso de peso na mochila pode prejudicar saúde das crianças

Peritos aceleram liberação de cadáveres para receber mais corpos no DML

ARENA VERÃO 2017 COMEÇA NESTE FINAL DE SEMANA EM MARATAÍZES

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.