Secretariado sofre baixa

Pol_200_200

O prefeito de Cachoeiro, Carlos Casteglione (PT), terá, pelo menos, duas baixas importantes no seu secretariado. O titular da Fazenda, Lúcio Berilli, pediu exoneração e foi atendido. O próximo deve ser o vice-prefeito Abel Sant’Anna (PV), que deixa a Secretaria de Saúde assim que o petista voltar de férias.

Desde ontem, quem assina pela Secretaria Municipal de Fazenda é Maurício Daltio (PT). De acordo com Abel, que desde sexta-feira é prefeito interino e assinou a exoneração do antigo e nomeou o novo secretário, a troca na Fazenda já estava prevista, ocorre por questões pessoais.

Berilli é funcionário da Receita Estadual e o seu afastamento das funções do Fisco, por mais tempo – era secretário desde 2009 – acarretaria prejuízo a sua carreira. “O Lúcio deve ajudar na transição até o final de fevereiro. Não houve nenhum desentendimento”.

Segundo Berilli, desde o início o prefeito Carlos Casteglione sabia que ele precisaria deixar a pasta. A saída foi decisão adiada para não interromper o trabalho, mas desde o início do ano passado ficou definido que Daltio seria o substituto. Desde então, faz parte da equipe da Secretaria.

“Saio com o coração apertado, pelo muito que há a fazer, mas também tenho que pensar na minha carreira, que estava sendo prejudicada. Em dezembro iniciou-se mais um ciclo de promoções e, se eu não saísse agora, só teria nova oportunidade de avançar daqui a dois anos”, explica Lúcio, que vai utilizar as férias a que tem direito para continuar o trabalho de transição na Prefeitura.

Já Maurício diz que está preparado para os desafios de gerir as contas do município com a penúltima arrecadação per capita no Estado. Um deles é a implantação de cadastro multifinalitário (ver no quadro), base de dados que pode aumentar a arrecadação municipal.

“Vou dar sequencia ao trabalho do Lúcio. O meu desafio, e de todo o governo, é fazer cada vez mais obras e melhor serviço com menos recursos. Inicio fazendo o necessário. Depois, vou tentar o possível e, quem sabe, mais à frente, não possamos fazer o que hoje é impossível?"

Maurício é formado em Ciências Contábeis, traz a experiência de 31 anos como funcionário do Banco do Brasil. Além disso, é um dos fundadores do PT em Cachoeiro, em 33 anos, militou também como presidente de associação de moradores, da Fammopoci e do Sindicato dos Bancários.

Cadastro Multifinalitário

Cadastro Técnico Multifinalitário é base que descreve o sistema urbano e rural através das suas unidades imobiliárias. Reúne informações sobre uso do solo, proprietário, número de pavimentos, entre outras.

O maior apelo, atualmente, para a construção do cadastro é a atualização da base de contribuintes do IPTU, o que pode gerar aumento na arrecadação do imposto. Serve também de base para diversas utilizações temáticas, além das tributárias.

Vice-prefeito confirma saída

O vice-prefeito Abel Sant’Anna (PV) só aguarda o retorno do prefeito Carlos Casteglione (PT) das férias, no dia 27, para pedir exoneração do cargo de secretário de Saúde, que ocupa desde o início do atual governo. O motivo é político.

Abel pretende se candidatar nas eleições deste ano, mas o seu projeto não encontra espaço nas articulações petistas, que privilegiam o deputado estadual Rodrigo coelho (PT).

O vice-prefeito frisa que não há ruptura administrativa, mas apenas projetos políticos divergentes. Por isso, espera poder opinar na escolha do seu substituto na pasta.

Fonte: O Fato



Publicidade


Outras Notícias


Cachoeiro se prepara para receber mais uma edição da Stone Fair

Bienal Rubem Braga terá encontro nacional de literatura fantástica

Dia D de vacinação contra gripe em Cachoeiro é no sábado (12)

Inscrições no Enem já começaram

Inscrições para o Enem passam de 200 mil em uma hora e meia

São Pedro de Tarantásia, foi um homem pacificador

Diocese de Cachoeiro adota medidas para evitar contágio de gripes

Santa Casa lança campanha para incentivar mulheres a doar sangue

Estudantes são assaltadas na porta de faculdade em Cachoeiro

Homem é morto durante tentativa de assalto em Cachoeiro

Nasceu; e agora? Psicólogos explicam como lidar com a depressão pós-parto

Atenção, motoristas! IPVA de veículos com finais de placas de 6 a 0 começa a vencer

Prorrogado para 10 de maio prazo para renovar contratos do Fies

Campanha de vacinação em todo o país vai até 01 de junho

Conta de luz: Em maio bandeira tarifária mais cara

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.