Secretariado sofre baixa

Pol_200_200

O prefeito de Cachoeiro, Carlos Casteglione (PT), terá, pelo menos, duas baixas importantes no seu secretariado. O titular da Fazenda, Lúcio Berilli, pediu exoneração e foi atendido. O próximo deve ser o vice-prefeito Abel Sant’Anna (PV), que deixa a Secretaria de Saúde assim que o petista voltar de férias.

Desde ontem, quem assina pela Secretaria Municipal de Fazenda é Maurício Daltio (PT). De acordo com Abel, que desde sexta-feira é prefeito interino e assinou a exoneração do antigo e nomeou o novo secretário, a troca na Fazenda já estava prevista, ocorre por questões pessoais.

Berilli é funcionário da Receita Estadual e o seu afastamento das funções do Fisco, por mais tempo – era secretário desde 2009 – acarretaria prejuízo a sua carreira. “O Lúcio deve ajudar na transição até o final de fevereiro. Não houve nenhum desentendimento”.

Segundo Berilli, desde o início o prefeito Carlos Casteglione sabia que ele precisaria deixar a pasta. A saída foi decisão adiada para não interromper o trabalho, mas desde o início do ano passado ficou definido que Daltio seria o substituto. Desde então, faz parte da equipe da Secretaria.

“Saio com o coração apertado, pelo muito que há a fazer, mas também tenho que pensar na minha carreira, que estava sendo prejudicada. Em dezembro iniciou-se mais um ciclo de promoções e, se eu não saísse agora, só teria nova oportunidade de avançar daqui a dois anos”, explica Lúcio, que vai utilizar as férias a que tem direito para continuar o trabalho de transição na Prefeitura.

Já Maurício diz que está preparado para os desafios de gerir as contas do município com a penúltima arrecadação per capita no Estado. Um deles é a implantação de cadastro multifinalitário (ver no quadro), base de dados que pode aumentar a arrecadação municipal.

“Vou dar sequencia ao trabalho do Lúcio. O meu desafio, e de todo o governo, é fazer cada vez mais obras e melhor serviço com menos recursos. Inicio fazendo o necessário. Depois, vou tentar o possível e, quem sabe, mais à frente, não possamos fazer o que hoje é impossível?"

Maurício é formado em Ciências Contábeis, traz a experiência de 31 anos como funcionário do Banco do Brasil. Além disso, é um dos fundadores do PT em Cachoeiro, em 33 anos, militou também como presidente de associação de moradores, da Fammopoci e do Sindicato dos Bancários.

Cadastro Multifinalitário

Cadastro Técnico Multifinalitário é base que descreve o sistema urbano e rural através das suas unidades imobiliárias. Reúne informações sobre uso do solo, proprietário, número de pavimentos, entre outras.

O maior apelo, atualmente, para a construção do cadastro é a atualização da base de contribuintes do IPTU, o que pode gerar aumento na arrecadação do imposto. Serve também de base para diversas utilizações temáticas, além das tributárias.

Vice-prefeito confirma saída

O vice-prefeito Abel Sant’Anna (PV) só aguarda o retorno do prefeito Carlos Casteglione (PT) das férias, no dia 27, para pedir exoneração do cargo de secretário de Saúde, que ocupa desde o início do atual governo. O motivo é político.

Abel pretende se candidatar nas eleições deste ano, mas o seu projeto não encontra espaço nas articulações petistas, que privilegiam o deputado estadual Rodrigo coelho (PT).

O vice-prefeito frisa que não há ruptura administrativa, mas apenas projetos políticos divergentes. Por isso, espera poder opinar na escolha do seu substituto na pasta.

Fonte: O Fato



Publicidade


Outras Notícias


Novas suspeitas de obras superfaturadas em Presidente Kennedy

Santos Rodrigo e Salomão - Sacerdotes mártires

Veículo com marcas de tiros é encontrado abandonado em bairro de Cachoeiro

Soldados do Exército chegam à Cachoeiro e já atuam em pontos estratégicos

Sesa atualiza dados de febre amarela

ProUni: estudantes capixabas ganham mais prazo para apresentar documentos

Fespes vai denunciar Estado Brasileiro a entidades internacionais de direitos humanos pelo caos no ES

Procurador-geral da República vem ao Estado para dar aval à 'reforma da PM'

Governo abre processo contra 703 militares envolvidos em ‘revolta armada’

Famílias de militares seguem irredutíveis na porta dos batalhões

Nossa Senhora de Lourdes

São Miguel Febres - Padroeiro dos pedagogos

Atenção! Excesso de peso na mochila pode prejudicar saúde das crianças

Peritos aceleram liberação de cadáveres para receber mais corpos no DML

ARENA VERÃO 2017 COMEÇA NESTE FINAL DE SEMANA EM MARATAÍZES

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.