Cresce o número de mortes no setor de rochas ornamentais do ES

Acidente trabalho

O número de trabalhadores que morreram no setor de rochas ornamentais no Espírito Santo cresceu em 2013, em relação a 2012. Segundo dados do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Mármore e Granito (Sindimármore-ES), 12 pessoas morreram enquanto trabalhavam na área, em 2013, duas a mais que no ano anterior. Ainda de acordo com o Sindimármore, o município de Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do estado, foi o que teve mais registros de vítimas, com 10 mortes. O sindicato patronal afirmou que as empresas estão investindo na segurança dos profissionais.
De acordo com o presidente do Sindimármore-ES, Aguinaldo Grillo, as mortes estão relacionadas com a movimentação de cargas e choques elétricos, dentro da própria empresa. "A maioria das empresas, infelizmente, ainda não vê a saúde e segurança dos trabalhadores como um investimento que tem que ser feito, e sim como custo. Não investir em segurança e saúde no local de trabalho de seus funcionários muitas vezes leva aos acidentes’, disse.
O Sindimármore disse que vai recorrer ao Ministério Público Estadual para evitar mais mortes no setor. "A intenção é chamar o Sindirochas, junto com o Sindimármore e Ministério Público, para que a gente possa conversar sobre esses acidentes e dessa forma tentar achar uma maneira para eleminar esse risco na maioria da empresas de marmore’, disse Grillo.
De acordo o Sindicato das Empresas de Rochas Ornamentais (Sindirochas-ES), as empresas estão investindo em segurança e qualificação de seus profissionais. "O Sindirochas fechou outra parceria com o Sesi e com o Senai para tornar as empresas do setor de rocha em empresas modelos no sistema de saúde e segurança do trabalho. Para isso já temos técnicos disponíveis no setor para orientar os empresários como proceder pra praticar com toda a segurança em termo de equipamentos e qualificação dos funcionários, para ver se em 2014 a gente não tem esse tipo de acidente nas empresas’, afirmou o presidente do Sindirochas, Samuel Mendonça.

Fonte: Folha do ES



Publicidade


Outras Notícias


PREFEITURA DE CACHOEIRO E SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE AMPLIA EXAMES

Caminhoneiro sofre sequestro-relâmpago e tem caminhão roubado em Cachoeiro

Motorista morre afogado em Itapemirim

Jovem de 15 anos morre após perder o controle de motocicleta na curva de Boa Vista, em Marataízes.

Público não comparece ao Carnaval de Cachoeiro

São Martiniano - O jovem eremita

Caminhão e carro batem de frente e duas pessoas morrem na BR 101 em Atílio Vivácqua

Campanha coleta mais de 40 toneladas de lixo eletrônico em Cachoeiro

Novas suspeitas de obras superfaturadas em Presidente Kennedy

Santos Rodrigo e Salomão - Sacerdotes mártires

Veículo com marcas de tiros é encontrado abandonado em bairro de Cachoeiro

Soldados do Exército chegam à Cachoeiro e já atuam em pontos estratégicos

Sesa atualiza dados de febre amarela

ProUni: estudantes capixabas ganham mais prazo para apresentar documentos

Fespes vai denunciar Estado Brasileiro a entidades internacionais de direitos humanos pelo caos no ES

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.