Cresce o número de mortes no setor de rochas ornamentais do ES

Acidente trabalho

O número de trabalhadores que morreram no setor de rochas ornamentais no Espírito Santo cresceu em 2013, em relação a 2012. Segundo dados do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Mármore e Granito (Sindimármore-ES), 12 pessoas morreram enquanto trabalhavam na área, em 2013, duas a mais que no ano anterior. Ainda de acordo com o Sindimármore, o município de Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do estado, foi o que teve mais registros de vítimas, com 10 mortes. O sindicato patronal afirmou que as empresas estão investindo na segurança dos profissionais.
De acordo com o presidente do Sindimármore-ES, Aguinaldo Grillo, as mortes estão relacionadas com a movimentação de cargas e choques elétricos, dentro da própria empresa. "A maioria das empresas, infelizmente, ainda não vê a saúde e segurança dos trabalhadores como um investimento que tem que ser feito, e sim como custo. Não investir em segurança e saúde no local de trabalho de seus funcionários muitas vezes leva aos acidentes’, disse.
O Sindimármore disse que vai recorrer ao Ministério Público Estadual para evitar mais mortes no setor. "A intenção é chamar o Sindirochas, junto com o Sindimármore e Ministério Público, para que a gente possa conversar sobre esses acidentes e dessa forma tentar achar uma maneira para eleminar esse risco na maioria da empresas de marmore’, disse Grillo.
De acordo o Sindicato das Empresas de Rochas Ornamentais (Sindirochas-ES), as empresas estão investindo em segurança e qualificação de seus profissionais. "O Sindirochas fechou outra parceria com o Sesi e com o Senai para tornar as empresas do setor de rocha em empresas modelos no sistema de saúde e segurança do trabalho. Para isso já temos técnicos disponíveis no setor para orientar os empresários como proceder pra praticar com toda a segurança em termo de equipamentos e qualificação dos funcionários, para ver se em 2014 a gente não tem esse tipo de acidente nas empresas’, afirmou o presidente do Sindirochas, Samuel Mendonça.

Fonte: Folha do ES



Publicidade


Outras Notícias


Novas suspeitas de obras superfaturadas em Presidente Kennedy

Santos Rodrigo e Salomão - Sacerdotes mártires

Veículo com marcas de tiros é encontrado abandonado em bairro de Cachoeiro

Soldados do Exército chegam à Cachoeiro e já atuam em pontos estratégicos

Sesa atualiza dados de febre amarela

ProUni: estudantes capixabas ganham mais prazo para apresentar documentos

Fespes vai denunciar Estado Brasileiro a entidades internacionais de direitos humanos pelo caos no ES

Procurador-geral da República vem ao Estado para dar aval à 'reforma da PM'

Governo abre processo contra 703 militares envolvidos em ‘revolta armada’

Famílias de militares seguem irredutíveis na porta dos batalhões

Nossa Senhora de Lourdes

São Miguel Febres - Padroeiro dos pedagogos

Atenção! Excesso de peso na mochila pode prejudicar saúde das crianças

Peritos aceleram liberação de cadáveres para receber mais corpos no DML

ARENA VERÃO 2017 COMEÇA NESTE FINAL DE SEMANA EM MARATAÍZES

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.