Ir e Vir: transporte para cadeirantes faz 500 atendimentos por mês

Irevir

O Ir e Vir, serviço de transporte gratuito destinado a cadeirantes de Cachoeiro de Itapemirim, fez aproximadamente 6 mil atendimentos em 2013. São, em média, 500 viagens por mês, para que os usuários possam se deslocar de suas casas até locais onde têm acesso a serviços de saúde, educação e lazer.

Atualmente, 385 pessoas estão cadastradas no serviço, que foi criado e integrado ao sistema municipal de transporte coletivo, pela prefeitura, em 2009. Três vans adaptadas, com itens como elevadores hidráulicos, atendem aos usuários de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h, após agendamento prévio.

Cerca de 90% das viagens são para que os beneficiários façam consultas médicas, exames e tratamentos de saúde. Elias Finamore, de 30 anos, usa o transporte especial desde que foi implantado. “Quase que diariamente vou aos treinos de reabilitação, fundamentais para minha recuperação, e volto para casa. Antes, eu tinha que ir de táxi, e ficava muito caro”, conta.

Recentemente, Elias também passou a usar o Ir e Vir para estudo e lazer. “Comecei a estudar para um concurso e vou ao curso preparatório na van. Quando sobra tempo, ainda faço passeios e visito familiares. Para mim, esse serviço é um modelo. Ele realmente garante aos usuários a possibilidade de ir e vir, que é um direito de todos”, frisa.

Em 2010, o Ir e Vir ganhou reconhecimento em nível nacional como iniciativa de inclusão e mobilidade para as pessoas com deficiência motora. Durante a Bienal de Marketing promovida pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), no Rio de janeiro, foi premiado na categoria Responsabilidade Social.

O credenciamento no programa é feito na sede do Consórcio Cachoeiro Integrado, operador do serviço, que fica na avenida Nossa Senhora da Consolação, 64, bairro Vila Rica. É preciso apresentar documento de identificação com foto, comprovante de residência e laudo médico constatando a deficiência. Mais informações, pelo site www.irevir.org.br e pelo telefone (28) 2101-1888.



Publicidade


Outras Notícias


Novas suspeitas de obras superfaturadas em Presidente Kennedy

Santos Rodrigo e Salomão - Sacerdotes mártires

Veículo com marcas de tiros é encontrado abandonado em bairro de Cachoeiro

Soldados do Exército chegam à Cachoeiro e já atuam em pontos estratégicos

Sesa atualiza dados de febre amarela

ProUni: estudantes capixabas ganham mais prazo para apresentar documentos

Fespes vai denunciar Estado Brasileiro a entidades internacionais de direitos humanos pelo caos no ES

Procurador-geral da República vem ao Estado para dar aval à 'reforma da PM'

Governo abre processo contra 703 militares envolvidos em ‘revolta armada’

Famílias de militares seguem irredutíveis na porta dos batalhões

Nossa Senhora de Lourdes

São Miguel Febres - Padroeiro dos pedagogos

Atenção! Excesso de peso na mochila pode prejudicar saúde das crianças

Peritos aceleram liberação de cadáveres para receber mais corpos no DML

ARENA VERÃO 2017 COMEÇA NESTE FINAL DE SEMANA EM MARATAÍZES

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.