Camerata do Sesi se apresenta na Matriz Velha

Camerata02

A Igreja Nosso Senhor dos Passos, a Matriz Velha, completa 130 anos de existência e para marcar a data, na quarta-feira, haverá a apresentação da Camerata do Sesi. A orquestra se apresenta na igreja ás 19h30.

A Matriz Velha está sendo restaurada sob o comando da empresa Empório Capixaba, está na fase final da pintura externa, mas ainda enfrenta o desafio de angariar apoio financeiro para a conclusão da obra. No dia 10, também acontecerá um missa para marcar ao aniversário da Igreja.
A Igreja do Senhor dos Passos é a segunda igreja construída em Cachoeiro. Ela foi edificada pelo casal Capitão Francisco de Souza Monteiro e Dona Henriqueta Rios de Souza, moradores na Fazenda Monte Líbano, que se tornou o oratório da família.

As obras estiveram sob a direção do construtor Manuel Caetano da Costa (seu Neca), auxiliado pelo irmão Antônio, primeiros artistas carpinteiros do arraial, e consta ter sido seu construtor um curioso, Domingos Gonçalves de Abreu e Lima.

Relatos guardados na igreja dão conta que há referência de uma bênção do local no dia 1º de junho de 1879, provável data de início da obra, pois se deu por concluída a construção em 1882 e Dom Nery, 1º Bispo de Vitória, no dia 10 de fevereiro de 1884, fez anotações que diziam que a igreja foi benta pelo missionário Camilo Bareil, completando em 2014 seus 130 anos.
História e construção
A capela do Divino, construída com materiais que não eram os mais apropriados, não resistiu à passagem do tempo, e muito menos as enchentes de 1867, 1872 e 1875, que chegaram a causar estragos irreparáveis em sua frágil estrutura.

Com o prédio totalmente arruinado, o vigário Sampaio determinou a transferência das imagens para a capela da família do Capitão Francisco de Souza Monteiro.

A capela de Nosso Senhor dos Passos foi doada à paróquia, passou por diversas reformas em 1882 e começou a funcionar como matriz de Cachoeiro em 1884, já dedicada a São Pedro Apóstolo, padroeiro da cidade.

Anos mais tarde, foi edificada uma nova matriz para a cidade, hoje a Catedral São Pedro. Nos registros história da Matriz Velha, consta a visita pastoral de Dom João Batista Nery em 1899, quando a igreja Nosso Senhor dos Passos foi doada ao Bispado de Vitória, continuando a ser a matriz. Padre Melo Sampaio foi vigário até 1892, quando aqui morreu.

Em junho de 1885, o presidente da Província, Dr. Laurindo Pita Castro visitou Cachoeiro e a igreja Nosso Senhor dos Passos, deixando escrita a sua impressão de admiração pelo que viu. As visitas eram constantes e ilustres para os fiéis. Em 1886, Dom Pedro Maria de Lacerda esteve quase um mês em Cachoeiro celebrando na igreja Nosso Senhor dos Passos.

No ano de 1919, Dom Benedito Alves de Souza constituiu uma comissão para a construção de uma nova Matriz, no centro da cidade. Seu padroeiro seria São Geraldo. Foi cogitada nesta reunião a criação de uma nova paróquia em Cachoeiro, devido ao seu progresso, já que Cachoeiro possuía, antes de Vitória, energia elétrica.

Fonte: Aqui Notícias

Mais imagems

Camerata01


Publicidade


Outras Notícias


Novas suspeitas de obras superfaturadas em Presidente Kennedy

Santos Rodrigo e Salomão - Sacerdotes mártires

Veículo com marcas de tiros é encontrado abandonado em bairro de Cachoeiro

Soldados do Exército chegam à Cachoeiro e já atuam em pontos estratégicos

Sesa atualiza dados de febre amarela

ProUni: estudantes capixabas ganham mais prazo para apresentar documentos

Fespes vai denunciar Estado Brasileiro a entidades internacionais de direitos humanos pelo caos no ES

Procurador-geral da República vem ao Estado para dar aval à 'reforma da PM'

Governo abre processo contra 703 militares envolvidos em ‘revolta armada’

Famílias de militares seguem irredutíveis na porta dos batalhões

Nossa Senhora de Lourdes

São Miguel Febres - Padroeiro dos pedagogos

Atenção! Excesso de peso na mochila pode prejudicar saúde das crianças

Peritos aceleram liberação de cadáveres para receber mais corpos no DML

ARENA VERÃO 2017 COMEÇA NESTE FINAL DE SEMANA EM MARATAÍZES

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.