Definidas as regras pelo fim do monopólio no transporte público.

Mono_200_200

O prefeito de Cachoeiro, Carlos Casteglione, apresentou ontem em seu gabinete, no Palácio Bernardino Monteiro, o termo de referência da licitação do transporte coletivo. O documento traça as diretrizes do certame licitatório que deve acontecer no segundo semestre deste ano. Nas ruas, no entanto, os usuários do serviço pouco acreditam no fim do monopólio no transporte público urbano.

A um mês do prazo previsto para a entrega do termo, o conteúdo foi apresentado a lideranças comunitárias, vereadores e autoridades. Tempo de operação da frota, qualificação do quadro pessoal e da empresa são aspectos que devem pesar na seleção.

Além do panorama técnico do sistema de transporte público urbano, que atualmente opera, o texto traz a possibilidade de haver melhorias no sistema, como, por exemplo, linhas com coletivos com ar condicionado e ônibus expressos (reduzindo pontos de parada).

Agora, o documento será avaliado e discutido com a população em reuniões, que começam na próxima terça-feira (11), e terminam no dia 27.

Somente após diálogo com a população, será aberto processo licitatório de concorrência pública – previsto para o segundo semestre. A concessão do transporte coletivo urbano, de acordo com o cronograma, somente acontecerá em 2015.

Sobre o pedido de reajuste na tarifa da Viação Flecha Branca, que explora o serviço público na cidade desde a década de 1970, o prefeito afirmou que a questão passa por estudo técnico. ‘A análise deverá ser concluída em no máximo 50 dias’, informou.

Nas ruas, difícil encontrar um usuário que não tenha algo a reclamar do atual serviço. A maior queixa ainda se refere aos horários. Céticos, muitos não acreditam no fim do monopólico.

A cabeleireira Poliana Sant’Ana é um deles. “Acho difícil a Flecha Branca sair. Mas, tomara que com isso a passagem fique mais barata. Hoje, muitos pagam R$ 2,25 para andar quase nada”, reclamou.

Aposentada, do bairro Otto Marins, Marisa Cabral está mais confiante. “Nada é impossível. Seria bem melhor com outras empresas. Outro dia fiquei quase uma hora no ponto de ônibus”, relatou.

O cronograma de reuniões nas comunidades pode ser conferido pelo site da Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Cachoeiro de Itapemirim (Agersa). O endereço é (http://agersa.es.gov.br/vamosparticipar).

Fonte: O Fato



Publicidade


Outras Notícias


Cachoeiro se prepara para receber mais uma edição da Stone Fair

Bienal Rubem Braga terá encontro nacional de literatura fantástica

Dia D de vacinação contra gripe em Cachoeiro é no sábado (12)

Inscrições no Enem já começaram

Inscrições para o Enem passam de 200 mil em uma hora e meia

São Pedro de Tarantásia, foi um homem pacificador

Diocese de Cachoeiro adota medidas para evitar contágio de gripes

Santa Casa lança campanha para incentivar mulheres a doar sangue

Estudantes são assaltadas na porta de faculdade em Cachoeiro

Homem é morto durante tentativa de assalto em Cachoeiro

Nasceu; e agora? Psicólogos explicam como lidar com a depressão pós-parto

Atenção, motoristas! IPVA de veículos com finais de placas de 6 a 0 começa a vencer

Prorrogado para 10 de maio prazo para renovar contratos do Fies

Campanha de vacinação em todo o país vai até 01 de junho

Conta de luz: Em maio bandeira tarifária mais cara

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.