Vigilância Sanitária fiscaliza casas para prevenir dengue

Dengue

A maioria dos focos do mosquito da dengue está no ambiente doméstico. Por isso, a equipe de fiscalização da Vigilância Sanitária de Cachoeiro de Itapemirim visita casas em diversos bairros para identificar criadouros do Aedes aegypti e orientar moradores.

Caixas d’água descobertas, pneus em área aberta e terrenos baldios são os problemas mais encontrados pelo órgão da Secretaria Municipal de Saúde. Também são alvos da operação pratos de vaso de planta, tambores usados como reservatórios de água, piscinas não tratadas, calhas, lajes e toldos, entre outros depósitos.

“Até o momento, as residências dos bairros Coramara, Zumbi e Nossa Senhora Aparecida apresentaram a maior quantidade de possíveis criadouros”, conta o gerente de fiscalização da Vigilância Sanitária, Luciano Fabris.

Os donos dos imóveis onde as irregularidades são identificadas recebem notificação, inicialmente, e podem ser multados se não tomarem as devidas providências. “Em até 15 dias, voltamos às casas notificadas para verificar se o problema foi sanado. Caso não tenha sido, aplicamos multa de R$ 500, valor que dobra a cada reincidência”, explica o gerente.

Nesta terça-feira (11), os fiscais percorrem os bairros Monte Cristo e Alto Monte Cristo. Recanto e Gilberto Machado recebem a ação na quinta (13). Aeroporto, Boa Vista, Rui Pinto Bandeira, Marbrasa, São Lucas e Caiçara já foram visitados pela equipe.

“A população tem papel fundamental nas ações de combate à dengue e precisa colaborar. É importante tirar alguns minutos na semana para eliminar os depósitos de água parada que estão dentro de casa”, alerta Fabris. A Vigilância Sanitária de Cachoeiro também recebe denúncias sobre imóveis com focos de dengue, pelo telefone 3155-5240.



Publicidade


Outras Notícias


Cachoeiro se prepara para receber mais uma edição da Stone Fair

Bienal Rubem Braga terá encontro nacional de literatura fantástica

Dia D de vacinação contra gripe em Cachoeiro é no sábado (12)

Inscrições no Enem já começaram

Inscrições para o Enem passam de 200 mil em uma hora e meia

São Pedro de Tarantásia, foi um homem pacificador

Diocese de Cachoeiro adota medidas para evitar contágio de gripes

Santa Casa lança campanha para incentivar mulheres a doar sangue

Estudantes são assaltadas na porta de faculdade em Cachoeiro

Homem é morto durante tentativa de assalto em Cachoeiro

Nasceu; e agora? Psicólogos explicam como lidar com a depressão pós-parto

Atenção, motoristas! IPVA de veículos com finais de placas de 6 a 0 começa a vencer

Prorrogado para 10 de maio prazo para renovar contratos do Fies

Campanha de vacinação em todo o país vai até 01 de junho

Conta de luz: Em maio bandeira tarifária mais cara

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.