Estado vai ganhar R$ 1 bilhão com unificação de campos de petróleo

Plataforma_petroleo___8253aebeba

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) anunciou a unificação de quase todos os campos de petróelo do Parque das Baleias, que fica no litoral sul capixaba. Com a decisão, o Espírito Santo vai arrecadar R$ 1 bilhão a mais por ano de participação especial dos lucros do petróleo.

De acordo com o secretário da Fazenda, Maurício Duque, a decisão da ANP atende a um pedido feito pelo governador Renato Casagrande (PSB) em 2011, inclusive, uma audiência pública foi realizada no ano passado para discutir o tema.

“Essa unificação já era esperada. Nós justificamos muito bem essa questão da divisão dos campos. Esse parque a gente sempre entendeu como único e, por isso, a necessidade de se tratar dessa forma”, disse.

Antes da unificação, segundo Duque, as receitas do Estado acabavam sendo prejudicadas, já que divididos os pólos não tinham produção suficiente para receber a participação especial.

O dinheiro começa a chegar no mês de agosto, por se tratar de uma arrecadação trimestral. O secretário explicou ainda que o próximo passo do Governo é buscar, junto com a ANP, uma autorização para que os recursos tenham caráter retroativo.

“Nada mais justo que seja retroativo, já que houve entendimento da unificação. O governador já tem agendada uma visita à ANP para agradecer a decisão e também solicitar que essa análise sobre a retroatividade se dê o mais rápido possível”.

A Petrobras agora terá prazo de seis meses para a Petrobras apresentar um novo Plano de Desenvolvimento para o Campo de Jubarte sob pena de perder a concessão. Descoberto em janeiro de 2001, o Campo de Jubarte já tinha um Plano de Desenvolvimento aprovado desde 2003.



Publicidade


Outras Notícias


Espírito Santo enfrenta desafio de vencer transmissão vertical do HIV, da hepatite B e da sífilis

Leptospirose é doença grave e transmitida por água contaminada de enchentes

Publicado decreto que autoriza uso do FGTS para compra de próteses

Saiba mais sobre as vacinas contra a gripe disponíveis no Brasil

Santo Apolônio, seu amor a Deus foi concreto

Inscrições para Cachoeirense Ausente de 2018 abrem nesta sexta (23)

Desfile e mostra cultural festejam emancipação de Cachoeiro

“A defesa da água é a defesa da vida”, afirma Papa

São Zacarias, Papa

Mais de cinco mil assinaturas reivindicam asfalto em comunidades de Alegre

São Nicolau de Flue, eremita

Prefeitura de Cachoeiro tenta disciplinar trânsito em cruzamento

Pai é preso suspeito de estuprar a filha de 11 anos em Marataízes

PM encontra pé de maconha dentro de casa em Cachoeiro

Torta Capixaba Orgulho da Nossa Gastronomia

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.