Justiça condena três pessoas por extração irregular de areia na APA Guanandy

Justica

Três pessoas foram condenadas pela Justiça por extração irregular e comercialização de areia na Área de Proteção Ambiental (APA) Guanandy, em Itapemirim, sul do Estado. A ação irregular foi descoberta durante a Operação Tatuí, promovida pela Polícia Federal para investigar as operações ilegais de extração de areia na região.

O Ministério Público Federal em Cachoeiro de Itapemirim conseguiu a condenação do motorista Adriano Mulinari Porto, do comerciante Eliézio José Dalmolin Bindele e do operador de máquinas Fábio Meneguelli Vieira, que terão que prestar serviços à comunidade, além de pagar multa e prestação pecuniária à entidade com destinação social.

A condenação foi baseada no crime previsto no Artigo 2º da Lei nº 8.176/91, que diz: “constitui crime contra o patrimônio, na modalidade de usurpação, produzir bens ou explorar matéria-prima pertencentes à União, sem autorização legal ou em desacordo com as obrigações impostas pelo título autorizativo”.

Segundo a denúncia, o motorista comandava a ação de forma corriqueira, mesmo ciente de que a atividade era ilegal, usando um caminhão de propriedade do operador de máquinas para transportar a areia do local da extração ao depósito. O produto era, então, fornecido ao comerciante, dono de uma loja de material de construção em Piúma, que distribuía a mercadoria para vários clientes.

A extração de areia depende de autorização do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), porque esta faz parte do patrimônio da União. A exploração minerária em espaços territoriais especialmente protegidos, como as Áreas de Proteção Ambiental, é proibida pelo Artigo 188 da Constituição do Estado do Espírito Santo.

A APA Guanandy foi criada em 1994 e, por sua relevância biológica, é considerada prioritária para conservação. Abriga também o Monte Aghá, formação rochosa natural de 300 metros de altitude, que é referência para quem visita as praias de Itapemirim e Piúma. Atualmente, a APA e o Monte também são ameaçados pelos projetos portuários previstos para serem implantados no Estado nos próximos anos.



Publicidade


Outras Notícias


Cachoeiro se prepara para receber mais uma edição da Stone Fair

Bienal Rubem Braga terá encontro nacional de literatura fantástica

Dia D de vacinação contra gripe em Cachoeiro é no sábado (12)

Inscrições no Enem já começaram

Inscrições para o Enem passam de 200 mil em uma hora e meia

São Pedro de Tarantásia, foi um homem pacificador

Diocese de Cachoeiro adota medidas para evitar contágio de gripes

Santa Casa lança campanha para incentivar mulheres a doar sangue

Estudantes são assaltadas na porta de faculdade em Cachoeiro

Homem é morto durante tentativa de assalto em Cachoeiro

Nasceu; e agora? Psicólogos explicam como lidar com a depressão pós-parto

Atenção, motoristas! IPVA de veículos com finais de placas de 6 a 0 começa a vencer

Prorrogado para 10 de maio prazo para renovar contratos do Fies

Campanha de vacinação em todo o país vai até 01 de junho

Conta de luz: Em maio bandeira tarifária mais cara

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.