Obra para conter avanço do mar começa em março

Erosao_200_200

A erosão que avança sobre a estrada que liga o bairro Xodó à Lagoa Funda, em Marataízes, atingiu a estrutura de cinco quiosques, que correm risco de desabar. O acesso à praia a menos de 10 metros deles não é recomendado pela Defesa Civil.

Segundo o secretário de Infraestrutura e Serviços Urbanos do balneário, Marciones Nunes de Souza, a erosão atinge 130 metros e pode aumentar.

Ele informa que será construída, de forma emergencial, estrutura de pedras, que começa com altura de 7 metros e acaba com três metros de altura, paralela ao mar, para conter o seu avanço.

O prefeito Robertino Batista da Silva, o Tininho (PT), pediu agilidade no processo de contratação da obra. A licitação do serviço, avaliado em pouco mais de R$ 300 mil, informa a Prefeitura de Marataízes, será realizada em 7 de março e a expectativa é de que os trabalhos comecem no dia 15 do mesmo mês.

O avanço do mar é poderoso e impressiona até a quem está acostumado com os verões no balneário, como o guarda-vidas Carlos Renato, que trabalha há três temporadas no local. A preocupação maior é com o que ainda está por vir.

“Com as águas de março, o mar fica revolto e maior (o nível da maré sobe). Essa estrada pode desaparecer e levar não só os quiosques como também as residências construídas na avenida”, alerta.

O problema é parecido com o que ocorreu na Praia Central, que só voltou a ter extensa faixa de areia após sofisticada obra de aterramento, para conter a maré, que invadia a avenida.

O professor de Geografia Assuero Moreira acredita que a obra que salvou a principal praia do balneário condenou a outra. “Meu professor de geoprocessamento já havia alertado que poderia acontecer o mesmo processo de erosão em praias próximas, se não estabelecidos padrões técnicos durante o engordamento da Praia Central”.

Marciones, no entanto, explica que não há nenhuma confirmação científica de que a obra tenha prejudicado a região da Lagoa Funda. Para ele, o desmatamento da restinga, vegetação comum na praia, que potencializou a destruição.

Fonte: O Fato



Publicidade


Outras Notícias


Novas suspeitas de obras superfaturadas em Presidente Kennedy

Santos Rodrigo e Salomão - Sacerdotes mártires

Veículo com marcas de tiros é encontrado abandonado em bairro de Cachoeiro

Soldados do Exército chegam à Cachoeiro e já atuam em pontos estratégicos

Sesa atualiza dados de febre amarela

ProUni: estudantes capixabas ganham mais prazo para apresentar documentos

Fespes vai denunciar Estado Brasileiro a entidades internacionais de direitos humanos pelo caos no ES

Procurador-geral da República vem ao Estado para dar aval à 'reforma da PM'

Governo abre processo contra 703 militares envolvidos em ‘revolta armada’

Famílias de militares seguem irredutíveis na porta dos batalhões

Nossa Senhora de Lourdes

São Miguel Febres - Padroeiro dos pedagogos

Atenção! Excesso de peso na mochila pode prejudicar saúde das crianças

Peritos aceleram liberação de cadáveres para receber mais corpos no DML

ARENA VERÃO 2017 COMEÇA NESTE FINAL DE SEMANA EM MARATAÍZES

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.