Prefeito Casteglione sanciona Lei do Itabira

Itabira

Durante solenidade em Cachoeiro de Itapemirim com participação de representantes do Ibama, da Agersa, Câmara Municipal e Dataci, o prefeito Carlos Casteglione sancionou, na manhã desta quinta-feira (6), a lei que mantém a categoria de Monumento Natural do Itabira (MNI) para a Unidade de Conservação do entorno da pedra, um dos cartões postais da cidade.

Com isso, as ações de preservação da área ganham maior respaldo legal e ampliação de investimentos aprovados em âmbitos federal e estadual, como compensações ambientais de empreendimentos já implantados e limites mais específicos para ocupação do espaço.

“O Plano de Manejo que agora rege a lei funciona como um PDM (Plano Diretor Municipal), porém específico para o monumento do Itabira. São novas dimensões para a unidade de conservação e para a zona de amortecimento, com base nos estudos que vêm sendo feitos no município”, destaca o secretário municipal de Meio Ambiente, Gustavo Coelho.

O plano, que originou as novas diretrizes, foi contratado e conduzido por empresas após termo de ajuste de compensação ambiental. Foi feito levantamento do microclima local, topografia, fauna, flora e solo, entre outros dados, que passaram por audiências públicas para aprovação, com participação do Conselho Municipal do Monumento Natural do Itabira (CMMNI) e do Conselho Municipal de Meio Ambiente, entre outras entidades.

O próximo passo antes de tornar a área apta a receber investimentos com fins de proteção é a inscrição no Cadastro Nacional de Unidades de Conservação, que já está sendo feito pela equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).



Publicidade


Outras Notícias


Espírito Santo enfrenta desafio de vencer transmissão vertical do HIV, da hepatite B e da sífilis

Leptospirose é doença grave e transmitida por água contaminada de enchentes

Publicado decreto que autoriza uso do FGTS para compra de próteses

Saiba mais sobre as vacinas contra a gripe disponíveis no Brasil

Santo Apolônio, seu amor a Deus foi concreto

Inscrições para Cachoeirense Ausente de 2018 abrem nesta sexta (23)

Desfile e mostra cultural festejam emancipação de Cachoeiro

“A defesa da água é a defesa da vida”, afirma Papa

São Zacarias, Papa

Mais de cinco mil assinaturas reivindicam asfalto em comunidades de Alegre

São Nicolau de Flue, eremita

Prefeitura de Cachoeiro tenta disciplinar trânsito em cruzamento

Pai é preso suspeito de estuprar a filha de 11 anos em Marataízes

PM encontra pé de maconha dentro de casa em Cachoeiro

Torta Capixaba Orgulho da Nossa Gastronomia

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.