Escolas de Cachoeiro terão vacinação contra o HPV

Hpvl

A vacina que protege mulheres contra o vírus HPV, causador do câncer de colo do útero, começa a ser aplicada, nesta segunda-feira (10), em meninas com idade entre 11 e 13 anos, nas escolas públicas e particulares de Cachoeiro de Itapemirim. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), o objetivo é imunizar cerca de 5 mil adolescentes nessa faixa etária.

A dose agora faz parte do calendário nacional de imunização, e a vacinação nas escolas é a estratégia prioritária indicada pelo Ministério da Saúde. “Nossas equipes vão a todas as escolas, que já receberam cartas com informações sobre a vacinação para serem encaminhadas aos pais, para ciência”, explica a coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Marusca Mesquita, acrescentando que a vacina também estará disponível nas unidades de saúde do município.
A campanha vai até o dia 10 de abril, em todas as cidades brasileiras. Para garantir proteção completa, a imunização ocorrerá de forma estendida, em três doses. A segunda aplicação deve ser feita 6 meses depois da primeira e a terceira, 5 anos depois. “Essa faixa etária, de 11 a 13 anos, foi escolhida porque, nela, a produção de anticorpos contra o HPV tem maior eficácia. Além disso, meninas nessas idades não foram expostas ao vírus”, esclarece a coordenadora.

De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina tem eficácia de 98,8% contra o câncer de colo do útero, doença que, entre 2009 e 2013, provocou 741 mortes no Espírito Santo. A dose protege contra os quatro tipos mais recorrentes de papiloma vírus humano (HPV), que é transmitido principalmente por meio de relação sexual, pelo contato direto com a pele ou mucosas infectadas. Em 2015, o público-alvo da campanha serão as meninas de 9 a 11 anos e, a partir de 2016, a ação ficará restrita às meninas de 9 anos.



Publicidade


Outras Notícias


Novas suspeitas de obras superfaturadas em Presidente Kennedy

Santos Rodrigo e Salomão - Sacerdotes mártires

Veículo com marcas de tiros é encontrado abandonado em bairro de Cachoeiro

Soldados do Exército chegam à Cachoeiro e já atuam em pontos estratégicos

Sesa atualiza dados de febre amarela

ProUni: estudantes capixabas ganham mais prazo para apresentar documentos

Fespes vai denunciar Estado Brasileiro a entidades internacionais de direitos humanos pelo caos no ES

Procurador-geral da República vem ao Estado para dar aval à 'reforma da PM'

Governo abre processo contra 703 militares envolvidos em ‘revolta armada’

Famílias de militares seguem irredutíveis na porta dos batalhões

Nossa Senhora de Lourdes

São Miguel Febres - Padroeiro dos pedagogos

Atenção! Excesso de peso na mochila pode prejudicar saúde das crianças

Peritos aceleram liberação de cadáveres para receber mais corpos no DML

ARENA VERÃO 2017 COMEÇA NESTE FINAL DE SEMANA EM MARATAÍZES

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.