Escolas de Cachoeiro terão vacinação contra o HPV

Hpvl

A vacina que protege mulheres contra o vírus HPV, causador do câncer de colo do útero, começa a ser aplicada, nesta segunda-feira (10), em meninas com idade entre 11 e 13 anos, nas escolas públicas e particulares de Cachoeiro de Itapemirim. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), o objetivo é imunizar cerca de 5 mil adolescentes nessa faixa etária.

A dose agora faz parte do calendário nacional de imunização, e a vacinação nas escolas é a estratégia prioritária indicada pelo Ministério da Saúde. “Nossas equipes vão a todas as escolas, que já receberam cartas com informações sobre a vacinação para serem encaminhadas aos pais, para ciência”, explica a coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Marusca Mesquita, acrescentando que a vacina também estará disponível nas unidades de saúde do município.
A campanha vai até o dia 10 de abril, em todas as cidades brasileiras. Para garantir proteção completa, a imunização ocorrerá de forma estendida, em três doses. A segunda aplicação deve ser feita 6 meses depois da primeira e a terceira, 5 anos depois. “Essa faixa etária, de 11 a 13 anos, foi escolhida porque, nela, a produção de anticorpos contra o HPV tem maior eficácia. Além disso, meninas nessas idades não foram expostas ao vírus”, esclarece a coordenadora.

De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina tem eficácia de 98,8% contra o câncer de colo do útero, doença que, entre 2009 e 2013, provocou 741 mortes no Espírito Santo. A dose protege contra os quatro tipos mais recorrentes de papiloma vírus humano (HPV), que é transmitido principalmente por meio de relação sexual, pelo contato direto com a pele ou mucosas infectadas. Em 2015, o público-alvo da campanha serão as meninas de 9 a 11 anos e, a partir de 2016, a ação ficará restrita às meninas de 9 anos.



Publicidade


Outras Notícias


PREFEITURA DE CACHOEIRO E SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE AMPLIA EXAMES

Caminhoneiro sofre sequestro-relâmpago e tem caminhão roubado em Cachoeiro

Motorista morre afogado em Itapemirim

Jovem de 15 anos morre após perder o controle de motocicleta na curva de Boa Vista, em Marataízes.

Público não comparece ao Carnaval de Cachoeiro

São Martiniano - O jovem eremita

Caminhão e carro batem de frente e duas pessoas morrem na BR 101 em Atílio Vivácqua

Campanha coleta mais de 40 toneladas de lixo eletrônico em Cachoeiro

Novas suspeitas de obras superfaturadas em Presidente Kennedy

Santos Rodrigo e Salomão - Sacerdotes mártires

Veículo com marcas de tiros é encontrado abandonado em bairro de Cachoeiro

Soldados do Exército chegam à Cachoeiro e já atuam em pontos estratégicos

Sesa atualiza dados de febre amarela

ProUni: estudantes capixabas ganham mais prazo para apresentar documentos

Fespes vai denunciar Estado Brasileiro a entidades internacionais de direitos humanos pelo caos no ES

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.