Dia da Saúde e Nutrição comemorado com alimentação saudável

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Na próxima segunda-feira (31) é comemorado o Dia Nacional da Saúde e da Nutrição. A data serve para levar a população a uma reflexão de suas escolhas e reforçar a importância da alimentação e hábitos de vida saudáveis para a manutenção da qualidade de vida do indivíduo. Alimentar-se de maneira adequada, além de nutrir o corpo e manter as suas funções, fortalece as defesas do organismo, evitando várias doenças.

Para a nutricionista da academia Razões do Corpo, Kelly Boscaglia, não existem soluções mágicas e dietas milagrosas que tragam o equilíbrio nutricional que o organismo humano necessita para se manter saudável. “Nenhum alimento específico pode dar conta sozinho de fornecer todos os nutrientes necessários ao nosso corpo, por isso a importância de se ter uma alimentação variada e equilibrada com água, carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas, fibras e minerais”, alerta Kelly.

Dados de uma pesquisa feita pela Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde em 2013 revelou que 51% da população tem excesso de peso. Em 2006, esse índice era de 43%. “Muitos adultos obesos foram crianças obesas e é por essa razão que é importante ter um olhar mais cuidadoso com a alimentação. O excesso de peso pode provocar problemas de saúde como o diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares e até a obesidade mórbida”, ressalta a nutricionista.

Manter uma dieta saudável hoje é um grande desafio, especialmente diante de tantas opções de alimentos industrializados prontos e rápidos de preparar. “Reduzir o consumo de alimentos processados e aumentar o consumo de frutas e verduras para algumas pessoas não é fácil, mas é necessário. Pequenas mudanças na alimentação terão grande valor na prevenção de doenças crônico-degenerativas”, conta Kelly.

O educador físico e fisiologista da academia Razões do Corpo, Luciano Teixeira, ressalta que o ideal é aliar a alimentação saudável a exercícios físicos regulares e supervisionados por um profissional. “O resultado dessa combinação será a saúde em dia, boas noites de sono dormidas e satisfação com o próprio corpo, o que melhora a autoestima do indivíduo trazendo ainda mais qualidade de vida”.

Confira algumas dicas e atitudes que podem fazer a diferença na sua alimentação:
- Evite o consumo de alimentos ricos em calorias e industrializados, gordurosos e salgados;
- Aumente o consumo de frutas, verduras e legumes, cereais integrais e feijões;
- Reduza o sal e o açúcar das refeições;
- Beba pelo menos 2 litros de água por dia;
- Reduza ou evite o consumo de bebidas alcoólicas e o uso do cigarro;
- Faça exames preventivos e consulte sempre o seu médico;
- Faça exercícios físicos regulares, diariamente ou pelo menos três vezes por semana, após consultar o seu médico;
- Durma pelo menos 8h num período de 24h.



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