Cachoeiro faz 17 mil atendimentos odontológicos por mês

Dentista

Cerca de 17 mil atendimentos são realizados por mês nas unidades odontológicas da rede básica de saúde de Cachoeiro de Itapemirim. São 32 locais onde os moradores têm acesso a diversos serviços gratuitos, como restauração, tratamento de canal e até diagnóstico de câncer de boca.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), foram mais de 207 mil atendimentos na rede em 2013, 5 mil a mais que em 2012. O número de procedimentos, cada um dos serviços executados pelos dentistas das unidades, foi superior a 438 mil no ano passado.

“O aumento da procura por esses serviços se deve ao trabalho mais intenso de divulgação que temos feito junto às comunidades”, acredita o gerente de prevenção e promoção em saúde bucal da Semus, José Luiz Alves Lima.
Aplicação de flúor, restauração, obturação e extração, serviços básicos, são oferecidos em 30 unidades de saúde,das 7h às 16h. Já nos dois Centros de Especialidades Odontológicas do município, das 7h às 19h, são realizados tratamentos de gengiva e canal, cirurgia buco-maxilo-facial, atendimento a pacientes com necessidades especiais e diagnóstico de câncer bucal. Os endereços das unidades podem ser consultados no Guia da Saúde Básica, disponível no site da prefeitura (www.cachoeiro.es.gov.br).

Plantões aos fins de semana

Desde o ano passado, Cachoeiro conta com plantões odontológicos para casos de urgência aos sábados e aos domingos. O serviço é oferecido, também gratuitamente, das 7h às 19h, no Centro Municipal de Saúde Paulo Pereira Gomes, localizado no bairro Baiminas. “Só Cachoeiro e Anchieta oferecem esse tipo de serviço à população em todo o sul do estado”, conta José Luiz. O município conta, também, com um laboratório de prósteses dentárias que produz cerca de 43 peças por mês.

A Semus ainda realiza ações de prevenção em escolas municipais e estaduais. Uma equipe visita as unidades de ensino, distribui kits de higiene e leva orientações sobre o cuidado com os dentes para que crianças e adolescentes possam evitar problemas futuros. Cerca de 27 mil alunos participaram de atividades no ano passado.



Publicidade


Outras Notícias


Espírito Santo enfrenta desafio de vencer transmissão vertical do HIV, da hepatite B e da sífilis

Leptospirose é doença grave e transmitida por água contaminada de enchentes

Publicado decreto que autoriza uso do FGTS para compra de próteses

Saiba mais sobre as vacinas contra a gripe disponíveis no Brasil

Santo Apolônio, seu amor a Deus foi concreto

Inscrições para Cachoeirense Ausente de 2018 abrem nesta sexta (23)

Desfile e mostra cultural festejam emancipação de Cachoeiro

“A defesa da água é a defesa da vida”, afirma Papa

São Zacarias, Papa

Mais de cinco mil assinaturas reivindicam asfalto em comunidades de Alegre

São Nicolau de Flue, eremita

Prefeitura de Cachoeiro tenta disciplinar trânsito em cruzamento

Pai é preso suspeito de estuprar a filha de 11 anos em Marataízes

PM encontra pé de maconha dentro de casa em Cachoeiro

Torta Capixaba Orgulho da Nossa Gastronomia

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.