Castelo terá uma das maiores encenações da Paixão de Cristo do Sul do ES

01544446-b

A sexta-feira da paixão será um dia marcante no município de Castelo. Pelo menos 150 pessoas, entre atores amadores e figurantes, vão encenar a Via-Sacra, que conta a história da vida, paixão e morte de Jesus Cristo. O grupo, que tem atores e figurantes com idades entre seis meses de vida até 90 anos, é todo de moradores da comunidade de São Manoel, no interior do município, mas a encenação acontece no Castelão, na cidade de Castelo. A apresentação teatral está marcada para 18h30 do dia 18 de abril, Sexta-feira Santa, e a entrada é um quilo de alimento não perecível.

Realizada há mais de 35 anos, a Encenação da Paixão de Cristo vai contar com fogos de artifício, efeitos de fumaça e iluminação, roupas caracterizadas e maquiagem especial, para dar mais veracidade à história mais conhecida do mundo, que é apresentada voluntariamente e com muita determinação pelos integrantes da comunidade de São Manoel.

A apresentação tem duração de duas horas e conta com novidades todos os anos. Segundo um dos coordenadores do evento, Deleon Marques, este ano vai acontecer um momento em homenagem a Mazinho Fiorese, que durante 35 anos foi quem se caracterizou de Jesus Cristo e que faleceu este ano. “Apesar da última encenação já não ter sido ele que representou Jesus, Mazinho foi um membro muito importante para a comunidade. Ele se doava inteiramente para o papel e emocionava todo o público presente. Merece toda nossa admiração”, comentou Deleon.

A professora Patrícia Luzório, que participa da encenação há 12 anos no papel de Maria, disse que não consegue conter a emoção. “Sempre fico muito emocionada. A apresentação é um momento mágico e cheio de surpresas. É um prazer participar de um evento cheio de fé como esse”, disse Patrícia que neste ano novamente vai encenar a Nossa Senhora na Via Sacra.

A Prefeitura de Castelo apoia a encenação. Todo o figurino é feito por costureiras da comunidade. Alguns adereços e materiais costumam ser reaproveitados de um ano para o outro, mas sempre ganham novos detalhes. A maioria dos participantes é produtor rural ou donas de casa que se dedicam durante quatro meses do ano para contar a história exemplar do homem que morreu para nos salvar.

Desde o mês de janeiro a comunidade de São Manoel está envolvida nos preparativos para a encenação. Os ensaios acontecem todas as quartas-feiras, às 19 horas na quadra de São Quirino, próxima a Comunidade de São Manoel. Mas para evitar imprevistos no dia da apresentação já está marcado um ensaio técnico no Castelão. Será na quarta-feira antes do evento, dia 16 de abril, às 19 horas. Será a oportunidade de acertar todos os detalhes já com som e luz.

O ingresso para o dia do evento será um quilo de alimento não perecível por pessoa para uma causa justa, explica um dos coordenadores da Via-Sacra. “Vamos repassar as doações para entidades de Castelo que prestam assistência às pessoas carentes do município doando alimentos. Com esta ação estaremos seguindo os ensinamentos deixados por Jesus, repartindo o pão”, informou Romarinho Campos, que faz parte da equipe que coordena o evento.

Fonte: FMZ



Publicidade


Outras Notícias


Bienal Rubem Braga terá encontro nacional de literatura fantástica

Dia D de vacinação contra gripe em Cachoeiro é no sábado (12)

Inscrições no Enem já começaram

Inscrições para o Enem passam de 200 mil em uma hora e meia

São Pedro de Tarantásia, foi um homem pacificador

Diocese de Cachoeiro adota medidas para evitar contágio de gripes

Santa Casa lança campanha para incentivar mulheres a doar sangue

Estudantes são assaltadas na porta de faculdade em Cachoeiro

Homem é morto durante tentativa de assalto em Cachoeiro

Nasceu; e agora? Psicólogos explicam como lidar com a depressão pós-parto

Atenção, motoristas! IPVA de veículos com finais de placas de 6 a 0 começa a vencer

Prorrogado para 10 de maio prazo para renovar contratos do Fies

Campanha de vacinação em todo o país vai até 01 de junho

Conta de luz: Em maio bandeira tarifária mais cara

São Floriano, padroeiro dos bombeiros

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.