Castelo terá uma das maiores encenações da Paixão de Cristo do Sul do ES

01544446-b

A sexta-feira da paixão será um dia marcante no município de Castelo. Pelo menos 150 pessoas, entre atores amadores e figurantes, vão encenar a Via-Sacra, que conta a história da vida, paixão e morte de Jesus Cristo. O grupo, que tem atores e figurantes com idades entre seis meses de vida até 90 anos, é todo de moradores da comunidade de São Manoel, no interior do município, mas a encenação acontece no Castelão, na cidade de Castelo. A apresentação teatral está marcada para 18h30 do dia 18 de abril, Sexta-feira Santa, e a entrada é um quilo de alimento não perecível.

Realizada há mais de 35 anos, a Encenação da Paixão de Cristo vai contar com fogos de artifício, efeitos de fumaça e iluminação, roupas caracterizadas e maquiagem especial, para dar mais veracidade à história mais conhecida do mundo, que é apresentada voluntariamente e com muita determinação pelos integrantes da comunidade de São Manoel.

A apresentação tem duração de duas horas e conta com novidades todos os anos. Segundo um dos coordenadores do evento, Deleon Marques, este ano vai acontecer um momento em homenagem a Mazinho Fiorese, que durante 35 anos foi quem se caracterizou de Jesus Cristo e que faleceu este ano. “Apesar da última encenação já não ter sido ele que representou Jesus, Mazinho foi um membro muito importante para a comunidade. Ele se doava inteiramente para o papel e emocionava todo o público presente. Merece toda nossa admiração”, comentou Deleon.

A professora Patrícia Luzório, que participa da encenação há 12 anos no papel de Maria, disse que não consegue conter a emoção. “Sempre fico muito emocionada. A apresentação é um momento mágico e cheio de surpresas. É um prazer participar de um evento cheio de fé como esse”, disse Patrícia que neste ano novamente vai encenar a Nossa Senhora na Via Sacra.

A Prefeitura de Castelo apoia a encenação. Todo o figurino é feito por costureiras da comunidade. Alguns adereços e materiais costumam ser reaproveitados de um ano para o outro, mas sempre ganham novos detalhes. A maioria dos participantes é produtor rural ou donas de casa que se dedicam durante quatro meses do ano para contar a história exemplar do homem que morreu para nos salvar.

Desde o mês de janeiro a comunidade de São Manoel está envolvida nos preparativos para a encenação. Os ensaios acontecem todas as quartas-feiras, às 19 horas na quadra de São Quirino, próxima a Comunidade de São Manoel. Mas para evitar imprevistos no dia da apresentação já está marcado um ensaio técnico no Castelão. Será na quarta-feira antes do evento, dia 16 de abril, às 19 horas. Será a oportunidade de acertar todos os detalhes já com som e luz.

O ingresso para o dia do evento será um quilo de alimento não perecível por pessoa para uma causa justa, explica um dos coordenadores da Via-Sacra. “Vamos repassar as doações para entidades de Castelo que prestam assistência às pessoas carentes do município doando alimentos. Com esta ação estaremos seguindo os ensinamentos deixados por Jesus, repartindo o pão”, informou Romarinho Campos, que faz parte da equipe que coordena o evento.

Fonte: FMZ



Publicidade


Outras Notícias


Espírito Santo enfrenta desafio de vencer transmissão vertical do HIV, da hepatite B e da sífilis

Leptospirose é doença grave e transmitida por água contaminada de enchentes

Publicado decreto que autoriza uso do FGTS para compra de próteses

Saiba mais sobre as vacinas contra a gripe disponíveis no Brasil

Santo Apolônio, seu amor a Deus foi concreto

Inscrições para Cachoeirense Ausente de 2018 abrem nesta sexta (23)

Desfile e mostra cultural festejam emancipação de Cachoeiro

“A defesa da água é a defesa da vida”, afirma Papa

São Zacarias, Papa

Mais de cinco mil assinaturas reivindicam asfalto em comunidades de Alegre

São Nicolau de Flue, eremita

Prefeitura de Cachoeiro tenta disciplinar trânsito em cruzamento

Pai é preso suspeito de estuprar a filha de 11 anos em Marataízes

PM encontra pé de maconha dentro de casa em Cachoeiro

Torta Capixaba Orgulho da Nossa Gastronomia

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.